sábado, 28 de agosto de 2010

Ultra Act: Gomora

Saudações.

Hoje vou apresentar a versão Ultra Act do monstro Gomora da série Ultraman.


A série Ultra Act nos traz seu primeiro monstro, o Gomora que é um dos mais famosos e lembrados do seriado do Ultraman (Baltan é um alienígena e não exatamente um monstro). Gomora apareceu pela primeira vez no episódio de duas partes "O Príncipe dos Monstros" em que ele enfrenta o Ultraman no Castelo Osaka. Depois disso, surgiram variantes em outras séries Ultra subsequentes e recentemente Gomora adquiriu o status de monstro principal na série Ultra Galaxy, em que o personagem principal usa um dispositivo para convocar monstros para enfrentar seus inimigos. É algo como Pokémon, mas com Gomora em um papel semelhante ao do Pikachu (Ultra Seven já usava uma tecnologia semelhante em 1967). Ele até chegou a lutar ao lado do Ultraman e do Ultra Seven contra um inimigo comum no filme 大怪獣バトル ウルトラ銀河伝説 The Movie (Grande Batalha dos Monstros - A Lenda Galáctica de Ultra).


Esse é um tipo bem diferente de "Action Figure" que eu nunca manipulei antes. Até agora só mexi com "Action Figures" humanóides e por isso o Gomora causou uma certa estranheza, devido às suas formas não-humanóides. Agora eu sei como o ator que usava a fantasia do Godzilla se sentia. Em uma entrevista, ele comentou que havia dito ao diretor que não conseguia se mover direito dentro da roupa. O diretor prontamente respondeu que era porque ele estava tentando se mover como um ser humano e deveria se mover como um monstro. Esse raciocínio se aplica a essa "figure" completamente.

O conteúdo da caixa. Parece pouca coisa, mas na verdade a "figure" é bem pesada e volumosa. Tanto que a caixa fica até um pouco "gorda".


Corpo inteiro. Mal dá para acreditar que ele e o Ultraman são da mesma série de "figures". E todos os problemas apontados na apresentação do Ultraman foram resolvidos. O material é resistente e as articulações são firmes.


A modelagem é impecável. As rugas, a pintura e a textura da pele são perfeitas. As escamas da barriga foram moldadas com esmero. Com isso temos um pequeno monstro em cima da mesa.

O preço é quase o dobro do Ultraman. Isso é porque ele tem muito mais volume. Só com a cauda quase dá pra fazer uma "figure" do Ultraman.


A cabeça é incrívelmente bem feita. Os chifres em forma de lua crescente com as listras vermelhas são a marca registrada do Gomora. Os olhos são vermelhos, diferente da série original.



A boca pode ser aberta e o pescoço tem articulações duplas, podendo se mover para os lados e olhar para cima. Mas por causa do formato, o ângulo do pescoço não pode ser muito aberto.




Os braços também tem múltiplas articulações. cada secção pode ser girada para fazer a pose desejada e o cotovelo tem articulações duplas. O alcance é limitado devido ao formato "monstro", mas ainda assim se move bastante.




O pulso também é articulado, podendo ser girado e dobrado.

O torso pode ser girado, mas não muito devido ao formato do corpo.


A perna pode ser levantada e os joelhos podem ser dobrados ou girados. Os tornozelos possuem articulações, mas na prática são quase estáticos.

A cauda é seccionada e possui conexões esféricas em cada secção, dando-lhe certa flexibilidade. A cauda pode ser curvada em vários sentidos, mas não é possível fazer ângulos muito fechados.

Com tantas articulações dá até para fazer umas poses cômicas, como essa com o Gomora "relaxado" e se coçando.


A cauda é removível e colocando-se uma peça extra, pode-se simular a cena em que ela e cortada pela Patrulha Científica em Ultraman. A modelagem do corte é idêntica à do seriado.

O modelo inclui uma peça que simula a Super Onda Vibratória, golpe fatal do Gomora na série Ultra Galaxy.

Para instalar a peça é preciso tirar o chifre. Com isso acaba sendo possível reproduzir a cena em que o chifre do Gomora é cortado em Ultraman.

Agora vamos ver a "figure" em ação. Aqui contra o Ultraman.

Gomora ataca com seu golpe de cauda...


... e emenda com a Super Onda Vibratória.

Gomora faz um "quebra dedos" com o Ultraman.

A tremenda energia que Ultraman recebe do sol diminui rapidamente na atmosfera terrestre. A luz de aviso começa a piscar. Se parar completamente significará que Ultraman nunca mais se levantará.

Ultraman reune suas forças para repelir Gomora...


... e corta sua cauda com o Ultra Slash.


Sem dar chance, Ultraman parte o chifre do monstro com o Ultra Chop.


Gomora tenta disparar a Super Onda Vibratória...

... mas ele não consegue sem o chifre.

Gomora tenta usar seu ataque de cauda...

... que não funciona por razões óbvias.

Em uma tentativa desesperada, Gomora corre para atropelar o Ultraman.


Mas Ultraman já está preparado para parar o golpe e desferir um "pilão".


Ultraman agarra o monstro pelo que sobrou de sua cauda e o arremessa.


Raio Spacium!

Ultraman triunfa, mas não parece muito contente.

- OK! Corta! Foi bom!

- Puxa! Eu adoro ver ao vivo! Valeu a pena vir até Osaka para isso!
- Pois é. E não foi fácil Viemos de trem-bala de Saitama e ainda assim foram quatro horas de viagem.
- Oi, Konata! Bom ver você de novo! E trouxe suas amigas?
- Sim. Tinha mais uma, mas ela não pôde vir.

- Ei, Ghnata! Be debolbe o beu givre!
- Hein? Como é que é?

- O Gomora quer que você devolva o chifre. Sem isso ele não consegue falar direito.
- Puxa! Pensei que fosse levar uma lembrancinha para casa!
- Você tem que pedir antes, Konata!
- Deixa eu colocar de volta.
- Ufa! Que alívio! Não estava conseguindo respirar!
- (Ué. Tem alguma coisa errada aqui.)

- Vou aproveitar e colocar a sua cauda de volta também. Aqui.
- Um pouco mais para a esquerda... Aí! Uuuuuhhhhh
- (Pensando bem como eles fizeram para soltar aqueles raios?)

- Isso! Agora tá no lugar! Obrigado, Ultraman.
- Ufa! De nada, cara.
- (Puxa! Essas fantasias são muito bem feitas! Parecem até de verdade!)

- Pois é, Konata. Infelizmente não vou poder te dar o meu chifre.
- Ih, sem problemas, grandão.

- Em compensação levem essas lembranças do Castelo Osaka. Tem um conjunto para cada uma de vocês.
- Oba! Podemos mesmo?
- Claro, Konata. Você vem sempre prestigiar as nossas filmagens. É o mínimo que podemos fazer.

- E vamos lá. Vou levar vocês para dar uma volta no Castelo Osaka.

Com isso tivemos a apresentação do Gomora da versão Ultra Act. Ele pode causar estranheza no começo, mas é uma boa "Action Figure". Existem outras do tipo pela série Sci-Fi Revoltech, mas eu ainda não experimentei nenhuma delas. O volume e a solidez são os pontos a observar neste modelo, além é claro da modelagem e das articulações. Estou muito impressionado e torço para que mantenham a qualidade com o Eleking no final do ano.

- Fantasias? Que fantasias?

4 comentários:

  1. Curiosamente hoje estava re-assistindo esse episódio mas com a dublagem da Cinecastro onde o chamam de Gueora (?) e o menino se chama " Rei dos Monstros"... Episódio muito marcante pela história e a incrível maquete do castelo de Osaka . Essa figura esta realmente impecável ! Parabéns pelo review!! Você dizer se esse nome Gomora tem a ver com aquela cidade bíblica de Sodoma e Gomorra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita!

      Por alguma razão eu ouvia como "Gabora" e achava estranho, pois já havia outro monstro com esse nome. E a história traz um dos grandes temas das séries Ultra, que é o egoísmo humano e a tristeza dos derrotados.

      Logo deve sair a versão S.H. Figuarts, que é menor, mas tem mais articulações na cauda e é um pouco mais detalhada. É uma boa alternativa, já que a Ultra Act atualmente é bem difícil de se conseguir.

      Até hoje se debate a origem do nome do monstro. Há quem diga que vem de Gomorra mesmo, visto que existem outros exemplos nesse sentido ("Petero", "Alien Salome" etc.). Mas tem uma teoria bem esdrúxula de que viria das iniciais de GOdzilla, MOthra e RAdon.

      Excluir
    2. Você tem razão alguns monstros na dublagem da Cinecastro eram chamados de Gabora ! Outros já se manteve o nome original mesmo....ex: Bemlar, Dada etc..mas o Gomora ficou como Gueora (?) ....interessante que até aquela narração " Sempre que estiver em perigo use a cápsula beta........." não tem no original e essa narração se manteve nos primeiros episódios... Outro detalhe que o Ultraman também nos primeiros episódios era mudo...não tinha o som de luta característico do Ultraman...só depois. Isso daria um bom bate papo... As lembranças da primeira dublagem! Fica a dica. Acho que a teoria do GOjira, MOthra e RAdon ( Rodan) Faz mais sentido ..visto que a Tsuburaya fazia trocadilhos com nomes visto Tetsuo kinjou = King Joe ....! E mais uma vez parabéns pelo blog ....muita informação boa e Figuras sensacionais!

      Excluir
    3. De fato existem várias diferenças entre a versão japonesa e a primeira dublagem exibida aqui no Brasil, que foi traduzida da versão americana. A "É a Cápsula Beta. Quando estiver com problemas, use-a. Com isso..." foi mudada e se tornou frase frequente quando o Hayata se transformava. E o final teve diálogos bem diferentes.

      Pior que eu tenho pouquíssimas lembranças da primeira dublagem. Tive que vasculhar muito para fazer a representação das duas versões do último capítulo. Acho que esse tipo de bate papo é melhor com alguém mais tarimbado. Tanto que eu me esqueci completamente do episódio do Falso Ultraman. Muita gente diz que passou aqui, mas quando vi me pareceu algo totalmente novo.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html