sábado, 20 de outubro de 2012

Nendoroid Sakura Shinguuji & Koubu Set

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão Nendoroid da heroína Sakura Shinguuji do jogo Sakura Wars, feita pela Good Smile Company.



O jogo サクラ大戦 (Sakura Taisen), também conhecido como Sakura Wars foi lançado no Japão em 1996 pela Sega para o seu console de 32 bits, o Saturn. O jogo se passaria nos anos 1920 e teria uma estética "Steam Punk", em um mundo no qual a tecnologia é baseada em motores a vapor (incluindo telefones e computadores). O personagem principal do jogo é Ichiro Ôgami, jovem oficial da Marinha Imperial Japonesa, que é designado para fazer parte da Brigada Floral do Império (帝国華激団, Teikoku Kagekidan) e liderar uma das tropas, o Grupo Flor, composto por garotas dotadas de poderes especiais, que se disfarçam como atrizes do Teatro Imperial e nos momentos de perigo lutam para defender a capital do Império de ameaças demoníacas.

O jogo consistia em duas partes: a parte de história, em que Ôgami tem que conversar com os membros do Grupo Flor e conquistar sua confiança, e a parte de batalha, na qual o Grupo Flor enfrenta seus inimigos em um jogo de estratégia militar. A parte de história é um verdadeiro teste de proficiência em japonês, pois quando é apresentada uma pergunta sobre o que o personagem deve fazer, existe um limite de tempo para tomar a decisão, sem direito a pausa. Sendo assim, o jogador tem que entender o que está acontecendo, ler as alternativas possíveis e decidir qual o melhor caminho. E tudo isso levando em consideração as personalidades díspares dos membros do Grupo Flor. Ou seja, fluência no idioma japonês é fundamental para esse jogo.


Sakura Shinguuji é a heroína principal do jogo. Nascida em 1905 em Sendai, ela é a mais nova integrante do Grupo Flor, sendo que no jogo ela teria 18 anos de idade. Como ela vem do interior, Sakura a princípio se confunde na cidade grande, mas logo se adapta. Sakura tem um caráter forte e grande senso de justiça, mas é um pouco desastrada e bastante ciumenta. Seu estilo de luta é o Hokushin Ittou, arte da espada criada por Shuusaku Chiba e que existe de verdade.


O conteúdo da caixa. O número de acessórios é pequeno, mas isso é porque está incluída uma figura do Koubu, a armadura mecânica, o que consome muito do material disponível.


Visão de corpo inteiro. Mais uma vez uma compactação perfeita. Os personagens foram desenhados por Kousuke Fujishima, o autor de Ah! My Goddess e a representação é bem fiel.


Esta é a expressão normal, com um sorriso e um olhar cheio de determinação. Sakura aparece com essa expressão em muitas das ilustrações oficiais do jogo.


Essa expressão é usada para luta e demonstra muito mais determinação. Também é bom para representar a Sakura ao presenciar o Ôgami se engraçando com outra menina.


O laço de fita é incrivelmente bem moldado e é uma peça separada do cabelo.


O rabo de cavalo é muito bem moldado. Uma pena que não tem uma pintura em degradê.


O rabo de cavalo é conectado à cabeça por uma articulação Nendoro Joint, o que permite que ele seja movimentado.


A roupa, tipicamente japonesa, é muito bem feita, com as dobras e detalhes.


As mangas têm estampas de flores de cerejeira (sakura) e atá a parte de dentro é moldada. As mãos têm luvas sem dedos, visto que ela é uma espadachim.


A saia também é cheia de pregas e algumas partes tem dobras.


É s´oque a saia deveria ser uma "hakama", uma calça japonesa com bocas alargadas. Talvez tenham optado por transformar em uma saia para não comprometer a movimentação.


A faixa (obi) tem direitinho o nó, que é uma peça separada e removível.


Um acessório incluído é esta espada japonesa, a Reiken Arataka, dotada de grande poder espiritual que Sakura herdou de seu pai.



Apesar de pequena, a espada tem vários detalhes moldados. O cabo tem uma modelagem bem complexa e a ponta é afiada.


Está incluída uma mão para segurar a espada.


Outro acessório é esta bainha.


Ela pode ser colocada em um conector na faixa e está incluído um braço dobrado com uma mão para segurar.


A bainha é feita de material maleável, o que dificulta a quebra. O problema é que ela não é possível guardar a espada nela e nem tem um conector para colocar só o cabo da espada para representá-la embainhada (o cabo também não é removível).


Não está incluída uma peça para representar o braço aberto, mas girando-o para trás é possível improvisar uma pose que faz parecer com que ela esteja dando um golpe na horizontal.


Sakura wars foi uma tremenda aposta feita pela Sega. Para fazer o jogo foram reunidas pessoas de renome no mercado, com conceitos de Ouji Hiroi (Tengai Makyou), roteiro de Satoru Akahori (Saber Marionette J) e música de Kouhei Tanaka (Gundam Wing). E deu certo. Depois surgiram vários jogos com o mesmo conceito, como Blue Breaker, da Konami e mais tarde, Galaxy Angel, pela Broccoli.


Sakura foi interpretada por Chisa Yokoyama, que também canta com primor várias músicas do jogo. Entre os papéis de Yokoyama estão Lucrezzia Noin de Gundam Wing e Lucia de Lunar 2 ~ Eternal Blue ~.


O curioso é que nesse mesmo ano de 1996 apareceram mais duas personagens com o nome "Sakura" e que fizeram um tremendo sucesso.


O golpe fatal de Sakura é o Haja Kensei Ouka Houshin, no qual ela lança uma onda de choque da espada, que atravessa todos os inimigos que estejam em uma linha reta. No jogo, o golpe tem alcance ilimitado, mas que pode ser reduzido caso haja um obstáculo no caminho. Ao decorrer dos jogos da série, ela vai trocando de golpe para outros mais poderosos.


Está incluída uma figura do Koubu, uma armadura mecânica movida a vapor e reforçada pela energia espiritual (霊力, reiryoku, também conhecido como 霊気, reiki) de seu usuário, usada pelo Grupo Flor nas lutas contra seus inimigos. A figura é feita de material bem leve e mais frágil que a Sakura.


Os olhos-câmeras podem se mover de forma independente.



As couraças dos ombros possuem dobradiças.


Os ombros possuem articulações Nendoro Joint.



Os cotovelos não são articulados, mas os braços podem ser girados.


As mãos podem segurar a espada, mas não é possível ajustar para um ângulo decente.


As couraças dos lados podem ser movidas.


As articulações das coxas também são Nendoro Joints.



Existem vários outros detalhes, como a entrada da escotilha, o simbolo da Brigada, os dissipadores de calor e uma turbina. Também existe um conector para bases com suporte logo abaixo.


Sakura pode usar os golpes quando está com a armadura.


A parte de cima se abre, revelando um conector.



Removendo a antena e desmontando a Nendoroid...


... é possível representar Sakura como se estivesse com a parte de cima do corpo para fora da armadura.


Devido à interferência das mechas do cabelo, só é possível colocar o corpo voltado para o lado.



Fica bem interessante, mas não tem essa situação no jogo.


Seguindo o mesmo esquema, é possível colocar outras Nendoroids também, mas o conector é um pouco duro e pode alargar o orifício da cintura da figura, fazendo com que ele fique frouxo.


Junto com a versão Pinky, que inclui um corpo dela vestida com o uniforme de luta.


E assim termino a apresentação da versão Nendoroid da Sakura Shinguuji, feita pela Good Smile Company. O jogo Sakura Wars tem um lugar especial no meu coração, já que ele foi o mais esperado por mim no ano de 1996, quando a competição do mercado de jogos estava acirrada com a entrada da Sony e seu Play Station e por isso saiam muitos títulos atraentes de todas as empresas para conquistar o público. Apesar da franquia ter durado muitos anos, ela perdeu força e o último jogo saiu em 2005. Sendo assim, essa Nendoroid foi altamente inesperada e foi uma agradável surpresa. Joguei e terminei Sakura Wars milhares de vezes e ele me marcou muito. Sendo assim, acabo favorecendo a figura, apesar da quantidade reduzida de braços, mãos e expressões intercambiáveis. Ainda, ela apresenta problemas na compatibilidade de expressões com outros modelos, que faz com que na prática não seja possível usá-las. Mesmo com tudo isso, como fã de Sakura Wars eu recomendo essa figura. E torço para que lancem a Kouran ou pelo menos a Erica. Também torço fervorosamente por uma versão figma para usar 100% das possibilidades da personagem.






Nada muito relevante, mas a primeira figura em escala que eu comprei foi essa da Kouran, minha personagem favorita no jogo. Isso foi há mais de quinze anos atrás.

4 comentários:

  1. Olá, Usys!
    Como vai?

    Como é bonita a modelagem desta nendoroid, mesmo que adaptada a versão chibi, ela é bem fiel as características principais da personagem. Interessante que essa armadura (Koubu) tenha sido projetada para encaixar a figure dentro dela, genial!

    Ah! Vendo essa matéria me lembrei de algo. Nunca assisti Sakura Wars clássico, mas sempre conheci pelas revistas brasileiras que tratavam sobre o assunto, tinham imagens bonitas (e que inspiravam, também). Na época, lançaram figures bootleg de algumas das personagens aqui no país, a qualidade jamais se equiparam com esta, mas eram bem legais. Apesar de que com a mudança não sei onde elas estão, mas ainda as tenho...
    Bom saber que existem matérias publicadas nos anos anteriores dos quais desconheço, ainda há o que desbravar e aprender!

    Como de praxe, excelente post, parabéns!!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      Posso dizer que esse foi um dos jogos que me fizeram. Não sei quantas vezes já terminei o 1 e o 2, que são os que pude jogar. Era o mais próximo de um anime, na época. E dá para ver uma faceta da atual comandante, a Sumire, que acho que ela ainda não mostrou em Shin Sakura. Na época eu dizia que ela era a avó da Sailor Mars, de tão parecida.

      E acho que vi algumas dessas figuras na época. Eram miniaturas, de máquinas Gashapon. Até consegui algumas e são muito bem feitinhas, considerando o tamanho e a época. Lembro que fiquei emocionado quando achei. Ainda estão comigo.

      Excluir
  2. Pena que não encontro mais esse nendoroid pra vender... Também quis comprar o nendoroid da Amamiya Sakura e não tive sorte :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita!

      Talvez possa tentar por lojas como a Mandarake:
      https://order.mandarake.co.jp/order/listPage/list?keyword=%E3%81%AD%E3%82%93%E3%81%A9%E3%82%8D%E3%81%84%E3%81%A9%E3%80%80%E3%82%B5%E3%82%AF%E3%83%A9%E5%A4%A7%E6%88%A6&lang=en

      Ou a AmiAmi:
      https://www.amiami.com/eng/search/list/?s_keywords=nendoroid%20sakura%20wars&s_st_condition_flg=1

      Como se trata de usados, é sempre bom ver a condição do item. Se falta peças ou não ou se tem sinais de deterioração ou danos. Eles costumam ser honestos nisso.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html