sábado, 13 de dezembro de 2014

ULTRAMAN

Saudações.


Desta vez vou apresentar uma figura do ULTRAMAN, herói da série em quadrinhos homônima, feita pela Bandai.





ULTRAMAN é uma série em quadrinhos escrita por Eiichi Shimizu e Tomohiro Shimoguchi, publicada na revista mensal HERO'S, da editora Shogakukan Creative. Trata-se de uma continuação do primeiro Ultraman, que se passa quarenta anos depois de sua última luta com Zetton. Desta vez o herói é Shinjiro, filho de Shin Hayata, o hospedeiro do primeiro Ultraman, que usa uma armadura desenvolvida por Mitsuhiro Ide, o engenheiro da antiga Patrulha Científica, que é conhecido aqui no Brasil pelos fãs mais antigos como "Ito".

A armadura foi feita especialmente para Shinjiro, que tem em seu corpo o Fator Ultraman e por isso possui habilidades físicas sobrehumanas. A armadura amplifica essas habilidades, além de proteger o corpo de Shinjiro e possui armamentos internos. Ela funciona com energia Spacium, a mesma do raio do primeiro Ultraman. Não é contado dentro da história, mas acredito que, assim como em Ultraman Mebius, a exploração espacial nesse mundo tenha avançado o suficiente para que fosse possível aos terráqueos viajar a Marte e obter esse material.



A figura veio em um pacote especial de edição limitada do volume 5 da série em quadrinhos. A criação e manufatura do modelo ficaram a encargo da Bandai. Publiquei uma matéria sobre a história em quadrinhos. Caso haja interesse, deixo o link aqui.


Na parte de trás da caixa tem o logo da Patrulha Científica (Science Special Search Party).


O conteúdo da caixa. É apenas a figura, sem bases e sem nada a mais.



Visão de corpo inteiro. Tirando a cor, tem muito poucos pontos em comum com o Ultraman. Mas ela mostra bem o esforço da humanidade em construir uma versão artificial do Gigante de Luz.



Close do rosto. Mais uma vez a impressão é bem diferente de qualquer outro guerreiro Ultra, com exceção talvez da "crista". O protetor do queixo lembra um pouco o de um Kamen Rider.



O peito tem pinturas que imitam o Ultraman. É possível ver uma Luz de Aviso, mas ela tem uma função totalmente diferente. Quando ela muda para o vermelho, é o sinal de que os limitadores da armadura foram liberados e por um curto período de tempo, o ULTRAMAN pode usar todo o seu potencial. Na figura não vem nenhuma peça intercambiável para representar essa característica.


A armadura é incrivelmente detalhada, com uma escultura magnífica, bastante intrincada.


O interessante é que a parte das costas onde ficaria o ziper na fantasia do Ultraman original é representada com o formato de uma espinha dorsal.



Detalhe do ombro. Os braços parecem ser partes separadas e até tentei mover, mas elas são estáticas.


Detalhes dos braços. As partes azuis seriam as Spacium Blades, que podem ser usadas como propulsores. Conectando os dois braços na posição de cruz à frente do peito, é possível usar o raio Spacium (vide a ilustração da caixa).



Em várias partes do corpo, como nas mãos e nas coxas estão representadas as partes da armadura que seriam maleáveis.




Detalhes das pernas e das botas. A escultura é fenomenal, com todos os detalhes do personagem original.


Um defeito é que a figura não fica em pé com firmeza, sendo necessário preparar uma base com suporte para expor.



Fotos com sombras, para realçar os detalhes.


Comparação com o primeiro Ultraman. A figura é pequena, com mais ou menos 14 cm.



E assim termino a apresentação da figura do ULTRAMAN, feita pela Bandai. Trata-se de um extra que vem no mais novo volume da série e por isso ela não é grande e nem tem articulações. Nem mesmo é possível mover os ombros para cima ou para baixo como em outras figuras mais simples. Mas a escultura é incrível, trazendo com perfeição o personagem para o mundo tridimensional. A falta de uma base para manter a figura em pé é um dos grandes problemas, já que ela não é muito estável. E é uma pena que o personagem ficou em uma pose estática, ao invés de, por exemplo, como se estivesse disparando o raio Spacium. Mas mesmo assim gostei bastante. Quem estiver colecionando a história em quadrinhos vai querer ter uma dessas. Mas para quem não conseguiu, já foi anunciada na Tamashi Nation deste ano uma versão Ultra-Act e talvez seja melhor esperar por essa, que além de ter todos os detalhes, é maior e tem articulações.









Pais e filhos.

6 comentários:

  1. Que legal! E parece que vamos ter o mangá publicado aqui no Brasil, pela JBC. Será uma rara oportunidade de acompanhar esse material! ^^

    Sobre o visual desse "Ultraman Mangá", confesso que ainda não superei a fase de estranheza... lembra mais um super-herói americano (Homem-de-Ferro, principalmente)... Isso não significa que achei feio, apesar achei "distante" da proposta original dos herói Ultras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Bruno Seidel!
      O mangá é bem interessante. Meio clichê, mas eu gostei. O anúncio do lançamento aqui no Brasil me pegou de surpresa. Justo quando eu estava para receber o volume 6 em japonês! E agora que eu tenho em mãos tem o anúncio de que o volume 7 vem com um boneco do ULTRAMAN Ver. 7.1 (Seven)!

      Quanto ao visual, realmente causa estranheza no começo. Mas depois de acompanhar a história, já nem sinto mais. Achei interessante essa proposta de uma armadura que "emula" o Ultraman. Algo bem diferente mesmo.

      Excluir
  2. VINTAGE & CLASSIC TV TOYS - BATMAN 1966
    A toy collection from classic Batman TV show, Thunderbirds are Go, Ultraman, Perman and other shows and cartoons:

    http://meumundodebrinquedos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações, Carlos Campani!
      Impressionante a sua coleção, com peças que eu nunca vi de seriados e desenhos antigos! Bateu até uma saudade. A ilha dos Thunderbirds em especial é impressionante!

      Atma? Ha ha. Eu me lembro que existia essa fabricante.

      Excluir
    2. Obrigado. Meu objetivo é que as novas gerações não esqueçam estes programas e estes brinquedos maravilhosos. Teu blog é bem legal e os brinquedos incríveis - embora não sejam de todo o meu tema.

      Excluir
    3. O objetivo é nobre e vi muita coisa que nem conhecia. Foi muito bom ver seu Blog também!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html