domingo, 21 de junho de 2015

S.H. Figuarts Vasco & Figuarts Zero Sally

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão S.H. Figuarts do vilão Vasco Ta Jolokia  e a versão Figuarts Zero de seu comparsa Sally, de Gokaiger, ambas feitas pela Bandai.





Vasco Ta Jolokia é o maior vilão da série 海賊戦隊ゴーカイジャー (Kaizoku Sentai GOKAIGER, am tradução livre "Esquadrão Pirata"), embora não seja o grande chefão. Ele era um dos Piratas Vermelhos, que singravam o espaço junto com Marvelous (que mais tarde se tornaria o Gokai Red) e Aka Red, em busca das Ranger Keys perdidas na Guerra Lendária, em que os Heróis Super Sentai sacrificaram seus poderes para impedir a invasão do Império Zangyack à Terra. Mas Vasco, tomado por ganância, traiu seus companheiros e tentou tomar as Ranger Keys recuperadas, pois elas dariam acesso aO Maior Tesouro do Universo. Vasco se tornou um corsário a serviço de Zangyack e junto com seu comparsa, o macaco espacial Sally, disputa com os Gokaiger (e até mesmo com Zangyack) a posse das Ranger Keys.




Vasco é altamente ganancioso e tem a política de sacrificar algo de menor valor em troca de um tesouro mais valioso. E isso inclui até mesmo companheiros, como ele fez com os Piratas Vermelhos. Manipulador de fala mansa e estrategista sagaz, ele sabe quando é a hora de favorecer um inimigo para depois tirar vantagem disso. Vasco também é um guerreiro poderoso, capaz de enfrentar os Gokaiger, mesmo com eles dispondo de todos os poderes dos Super Sentai. No começo ele aparece com uma forma humana, parecendo apenas um jovem fanfarrão, mas mais tarde mostra sua forma guerreira e ataca seus inimigos sem piedade.

Curiosidade: O nome de Vasco Ta Jolokia de fato vem do histórico navegador português Vasco da Gama e das pimentas "Tabasco" e "Bhut Jolokia". Em tempo, "Jolokia" quer dizer "pimenta" em assamês.


Vasco e Sally foram vendidos em um pacote duplo de forma exclusiva no site da Bandai por tempo limitado.


O conteúdo da caixa. Mesmo considerando que é um pacote duplo, o número de mãos e acessórios é considerável. Todas as armas e aparelhos que eles usam no seriado estão incluídos.



Vamos começar com o Vasco. O design de Yasushi Nirasawa (que desenhou monstros em séries Kamen Rider da Nova Geração e no jogo A-Rank Thunder) é reproduzido com perfeição na figura, cheia de detalhes, utilizando partes da forma humana de Vasco, misturado com uma bandeira pirata.




Close da cabeça. A máscara é bem representada, embora os olhos não usem material transparente. A estola de pele é parte da indumentária da forma humana e na figura interfere um pouco na movimentação da cabeça.


Em um dos lados da aba do "chapéu" existe moldado um minúsculo distintivo com o símbolo do Vasco, representado com precisão.


Dos lados da cabeça existem esses ornamentos em material maleável, com uma caveira na ponta. Eles atrapalham ainda mais na movimentação da cabeça.


A ombreira tem uma incrível escultura de uma caveira com um chifre, com pintura metálica.


A ombreira é móvel e se abre bem, mas o chifre sobre interferência da estola.



Até existe um espaço entre a estola e o ombro, mas mesmo assim o braço só consegue se erguer até o ângulo da foto. Para compensar isso, é possível girar o braço para a frente.


Existe uma articulação giratória no antebraço.


A luva é muito bem moldada, assim como essa característica estaca, que é feita de material rígido, propensa à quebra e interfere bastante no movimento das ombreiras. Curiosamente as bocas das luvas são feitas de material maleável.


Achei que essas estacas fossem uma espécie de arma, como aquilo nas pernas do Shadow Moon, mas isso não foi utilizado no seriado.


Detalhe do torso, cheio de detalhes. Nas costas está presente o escudo do Vasco (não o time de futebol) em relevo: uma caveira soprando uma corneta. O "B" marcado na caveira me faz pensar se o nome do personagem não deveria ser escrito "Basco".




As coxas possuem articulações extensíveis, que proporcionariam uma boa abertura das pernas, mas sofrem interferência do saiote. No meu exemplar as pernas escapam com facilidade.



O joelho se dobra bem e tem o ornamento de uma caveira muito caprichado. No meu exemplar esta peça também escapa com facilidade.




Os pés podem ser bem esticados e a couraça pode se mover, acompanhando o movimento.



As articulações dos pés dão boa estabilidade ao modelo.


Uma das armas de Vasco é esta espada, a Cariblade. O nome, como dá para imaginar, vem de "Caribe".


A espada é bem detalhada. O cabo tem pintura esmaltada.


Mão incluída para segurar a espada.



Exemplos de uso da espada.


A pistola Cariblaster. Assim como a espada ela é bem detalhada, com vários motivos em comum.



A mão para segurar a pistola é diferente da usada para a espada. A pistola tem o buraco do cano direitinho.



A corneta Rapparatter, usada bastante por Vasco em sua forma humana em suas primeiras aparições, também está incluída. Mais uma vez os detalhes são fantásticos.



A mão usada para segurar é a mesma da pistola. O bocal não encosta na cabeça, mas usando truques de angulação dá para fazer parecer.


É com esta corneta que Vasco consegue roubar as Grandiosas Forças dos Super Sentai que ele derrota. E ele fez isso com os Changeman, os Flashman e os Maskman, comprando a ira dos fãs brasileiros.


Com essa corneta, ele também consegue criar cópias malvadas dos guerreiros Super Sentai e jogá-los contra os Gokaiger.


Estão incluídas mãos dos dois lados para segurar os acessórios.


Está incluído também o telefone celular do Vasco (sem denominação especial). O detalhamento é incrível.


Com um pouco de cuidado é possível fechá-lo. Curioso que existe algo parecido com um buraco de fechadura. Será que ele podia usar as Ranger Keys?


Existem mãos dos dois lados para segurar o aparelho.


Era até engraçado ver Vasco usando o celular para ligar para os Gokaiger e desafiá-los.


- E aí, "Mavinho"! Biatoviassu?
- Como é que é?!
- HAH! Te peguei! Caiu direitinho nesse truque velho!
- Vasco, seu...$#%&@$!!!
A mau-caratice de Vasco não conhece limites...


Ia ser interessante se existissem algo como "Rival Ranger Keys"...





... que permitiriam que Vasco utilizasse os movimentos e golpes dos personagens rivais dos Super Sentai. Uma ideia parecida foi usada na segunda temporada de Akibaranger, em que surge um inimigo que usa os movimentos do lendário dublê Yoshinori Okamoto, famoso por vestir as fantasias de rivais dos heróis, entre eles o Pirata Espacial Buba, de Esquadrão Relâmpago Changeman.



Vamos passar para Sally, representado de cócoras (levantado, ele teria 1,80 m de altura). A escultura é detalhada, representando bem o design de Tamotsu Shinohara, que já trabalhou em várias séries Super Sentai desde Turboranger.




Detalhe da cabeça. A escultura é incrível, com aquele olhar de quem não que nada do personagem. Pode não parecer, mas Sally é bem forte, usando pratos (címbalos) como armas.


A pelagem é bem feitinha. Por ser uma figura estática, foi dada mais ênfase à escultura.



Isso pode ser notado nos detalhes das armaduras e nas dobras das roupas.


Na barriga existe essa porta de cofre, que dá para um espaço interdimensional usado por Sally para guardar coisas. Dentro também estão guardadas Formas de Vida Artificiais, que seriam os monstros gigantes de Vasco. Existem sete deles, baseados nos dias da semana japoneses.


A parte de trás é bem curiosa, com um detalhe que lembra as nádegas de um macaco japonês, em que o personagem é baseado.


A figura fica de cócoras e os pés dão estabilidade o suficiente para que ela se mantenha estável nessa posição.


Está incluído este "amuleto", dado por Vasco em um plano para se apossar das Ranger Keys dos Gokaiger.


Para isso é preciso remover a cabeça do modelo. A conexão é quadrilateral e por isso a figura não consegue nem mesmo girar a cabeça para os lados.


Ficaria assim. Interessante que dos lados existem detalhes que lembram bananas.


No começo se pensava que Vasco se importava com Sally, pois em um episódio ele protegeu o macaco.




Mas nos últimos capítulos, Vasco usou seu "amigo" como uma bomba suicida para derrotar os Gokaiger.


Comparação com o Gokai Red. A diferença de volume é notável.








Vasco era um oponente duríssimo e conseguia lutar com todos os Gokaiger juntos de igual para igual.







A luta final com Gokai Red foi feroz.


FINAL WAAAAVE!!!




Os dois partem para um confronto de forças.




O impacto do choque de forças é tão grande que as armas dos dois são jogadas para lados opostos, forçando uma troca.






Vasco parece ter vencido. Mas...



... Gokai Red prende o seu pé com o de Vasco usando a Cariblade.



A luta parece terminar empatada, com os dois mortos, mas Gokai Red sobrevive de forma bastante irônica.


Curiosidade: Kei Hosogai, o ator que interpretou a forma humana de Vasco, foi Yukimura Sanada em versões para teatro do jogo Sengoku Basara.




Com isso tivemos a apresentação da versão S.H. Figuarts de Vasco Ta Jolokia e da versão Figuarts Zero de Sally, feitas pela Bandai. São figuras excelentes, representando perfeitamente os personagens do seriado. A modelagem é intrincada em ambos os modelos, com pintura precisa. Infelizmente em matéria de articulações, Vasco não tem nada de muito especial. De fato, existem muitos ornamentos que interferem bastante na movimentação. O torso quase não se move e os cotovelos só se dobram até 90 graus. Sally não se move, seguindo a premissa da linha Figuarts Zero, mas podiam pelo menos deixar que ele virasse o pescoço, já que é removível. Mesmo assim, a figura vem com todos os acessórios que o personagem usa no seriado, assim como mãos para todas elas. Existe até uma mão especialmente para o "amuleto". O personagem também é muito bom e por isso recomendo para quem é fã de Super Sentai e precisa de um vilão (aliás, um super vilão). O problema é a disponibilidade limitada, mas é possível encontrar em lojas de usados a preços não tão exorbitantes.

8 comentários:

  1. Show de review!
    Muito legal esse Vasco da Ga-- Ta Joloika! Ele me parece uma mistura de pirata com samurai, principalmente por causa da máscara que lembra bastante aquelas de samurais. Uma pena as articulações serem limitadas, ainda mais por ele usar duas armas, o que podia render poses ainda mais dinâmicas.
    E pelo visto o cara causou bastante dor de cabeça aos heróis, inclusive de outras séries! Alguém tem que dar um prêmio pra ele hehehe.
    Esse Sally ficou muito bem feito, ele me lembra muito um outro personagem que eu não consigo lembrar o nome!

    As fotos das lutas ficaram incríveis, os efeitos (digitais e não digitais) foram usados com maestria! Dá até pra imaginar as figuras se movendo nas cenas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!
      Vendo bem é verdade. A máscara lembra mesmo. E o grande problema são os ornamentos que limitam as movimentações. Mas sem elas, a figura perderia suas características, embora o visual ainda assim tivesse impacto.

      Bom, Vasco derrotou três grupos de heróis que passavam na Manchete nos anos 1990. Se isso não fizer dele um Super Vilão, o que faz? E tem até uma cena no seriado com ele derrotando um Changeman (que aparece de costas e sem se transformar e por isso não dá para saber qual é).

      E Vasco é aquele tipo de vilão é que é tão malvado que dá gosto de ver. A sigla "FDP" combina bem com ele.

      E obrigado de novo. Gosto de fazer essas cenas. Comprei essas peças de efeito para não ter que fazer no computador, mas no fim dá o mesmo tanto de trabalho. Mesmo assim é compensador ver que funcionou (embora algumas sejam na "cagada"). As cenas com o Gokai Red foram tiradas do seriado. As outras eu tive que bolar eu mesmo.

      Excluir
  2. O Vasco é um vilão interessante e poderoso ! Mas tem gente que diz que ele tem um jeitinho esquisito na forma humana ! Tipo afeminado !!!!!! para min ele é arrogante ao extremo por isso seu jeito convencido ! mas o que vc acha ? parece que tem uma cena que entregou isso ! é verdade ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, Ultra Ace Jack!

      Acho que estão falando de uma cena de flashback que mostra O Vasco e o Marvelous na época dos Piratas Vermelhos, em que eles eram amigos. Marvelous está todo machucado e Vasco dá comida na boca dele. Mas em tom de gozação, com Marvelous fazendo uma cara de incomodado.

      Mas efeminado ou não, isso não muda o fato do Vasco ser um dos vilões mais malvados que eu já vi. Ele é sujo, cruel, astuto e ardiloso, ruim de dar gosto. Tudo isso faz dele um dos meus vilões favoritos.

      Excluir
    2. Penso a mesma coisa ! Vasco é um grande vilão ! o que penso ao contrário dos outros é que vasco na forma humana tem um jeito arrogante e sarcástico ! foi uma boa sacada ! Para isso as pessoas precisam conhecer o personagem antes de dar opiniões ! È isso ! e acho que vai demorar para termos um outro vilão tão bacana como Vasco.

      Excluir
    3. Esse para mim entrou para a História. A luta final dele com o Gokai Red empolgou muito mais que o último capítulo da série.
      Em Kamen Rider Drive até tem um vilão que foi tão manipulador e mau-caráter quanto ele, mas não tinha o mesmo carisma. É. Como o Vasco vai ser difícil. Se bem que o Joker, de Smile Precure! não ficava atrás. Esse também era cruel... e tinha carisma.

      Excluir
  3. Excelente post, cheguei aqui recomendado pelo blog do Nagado. Post tão bem feito e detalhado que faz até o leitor ficar com vontade de comprar a dupla de bonecos. E, para não perder a piada, será que amanhã teremos um "Gokai Red" no Maracanã?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Synbios!

      A bem da verdade eu também tenho dúvidas se o nome do personagem se escreve "Vasco" ou "Basco", visto o símbolo dele com um "B" e que uma das origens do nome é "tabasco". Mas uso a grafia da embalagem mesmo. E "Vasco" tem mais utilidades.

      Vendo bem, a coloração do Gokai Red lembra mesmo a do Flamengo. Se o esquema de cores do Vasco fosse como o do Fluminense ia ficar perfeito. Hi hi hi.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html