domingo, 17 de julho de 2016

figma Tomoyo Daidouji

Saudações.

Desta vez vou falar da versão figma da Tomoyo Daidouji, melhor amiga da protagonista da série em quadrinhos/desenho animado Card Captor Sakura, feita pela Max Factory.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação


1. Informações



Tomoyo Daidouji é a melhor amiga de Sakura Kinomoto e lhe fornece apoio, tanto moral quanto logístico em sua missão de coletar as Cartas Clow. Sua fé e seus sentimentos por Sakura são inabaláveis. Tomoyo tem uma bela voz e um dia a perdeu devido à interferência de uma Carta Clow, mas mesmo assim não demonstrou nenhum sinal de desespero ou tristeza. Pelo contrário, sempre se mostrou alegre com um sorriso no rosto até o caso ser resolvido.

E ainda, Tomoyo é muito perspicaz e descobriu que Shaoran na verdade gostava de Sakura e se usou de vários estratagemas (e indiretas) para que o menino percebesse e declarasse seus sentimentos. Do começo até o fim, Tomoyo apoiou Sakura, tanto em sua missão como Card Captor quanto na vida pessoal, e fez de tudo para garantir a felicidade de sua amiga.

Tomoyo na verdade é prima em segundo grau de Sakura e sua mãe, Sonomi, tinha uma relação semelhante com a mãe de Sakura, Nadeshiko.


Agora, quase um ano depois do lançamento da versão figma da Sakura nas roupas de Card Captor, foi lançada a Tomoyo. Essa é uma figura que esperei com bastante antecipação já que se trata de uma das minhas personagens favoritas no desenho. Ou melhor, uma das razões para eu ver o desenho. Com ela eu esperava fechar minha coleção de Card Captor Sakura, porém...

O conteúdo da caixa. Não vem com muita coisa a não ser o mínimo necessário. E acho que faltou coisa.

Comprando direto na Good Smile Company, vem incluída esta peça de expressão extra.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. O pessoal da Max Factory mais uma vez faz um bom trabalho ao representar a personagem. Ficou bem bonitinha, como a Tomoyo deve ser.

Close do rosto. Diferente da Sakura, desta vez não tenho do que reclamar. O olhar tranquilo e o sorriso terno, característicos da Tomoyo, foram bem reproduzidos na figura.

A expressão "II" é de Tomoyo demonstrando satisfação, também típica da personagem.

A expressão "III" seria usada em conjunto com a câmera, mas não me lembro dela fazendo essa cara no desenho. Pessoalmente preferia aquela com "olhar de shiitake", quando Tomoyo está deslumbrada.

Esta é a expressão exclusiva da loja virtual da Good Smile Company e vem até marcada com um "IV". Os olhos e a boca são mais abertos que na "I" e o olhar é voltado para a direita da personagem. Não é algo vital, mas aumenta o leque de opções. Um bom extra.

A franja tem vários repiques, dando mais verossimilhança ao modelo. Mas por uma razão não tem a faixa de cabelo que ela usa normalmente.

Os cabelos são incrivelmente bem  trabalhados, com as pontas retorcidas e várias ondulações.

O uniforme do Primário Tomoeda é do tipo "marinheiro". O lenço do pescoço é feito com esmero e as pontas da parte de trás da gola são levemente voltadas para o lado, dando um pouco de sensação de movimento.

No braço direito tem o símbolo da escola. Isso é importante para distinguir um do outro devido a uma característica do modelo contada mais abaixo.

A saia é feita de material maleável e composta de duas partes, de modo a não interferir no movimento das pernas.

Os sapatos e as meias são simples, mas bem modelados. A meia é mais protuberante.


3.Articulações


O pescoço tem boa liberdade de movimentos, limitado apenas pela escultura.

O cabelo possui dois pontos articulados.

Com isso ele pode ser levantado. Pena que isso cria um vão bem feio no meio.

Os ombros têm boa abertura e os cotovelos se fecham bem. O antebraço pode ser girado na altura do ombro e os cotovelos também giram.

O pulso tem uma articulação multidirecional e sofre leve interferência da manga.

Os movimentos do tronco dependem totalmente da cintura.

A abertura das pernas é muito boa.

Os joelhos se fecham bem e os pés dão boa estabilidade ao  modelo.


4. Acessórios


Estão incluídas mãos fechadas e de segurar objetos. Na minha opinião ficaram faltando várias.

Para compensar, está incluída esta, segurando uma câmera de vídeo. O modelo é diferente da versão Nendoroid, sem o painel LCD móvel. Tem direitinho a abertura onde é colocada a fita. Card Captor Sakura é de meados dos anos 1990, em uma época em que filmadoras digitais ainda não eram comuns como agora e nem mesmo Tomoyo tinha uma, apesar de vir de uma família rica.

[Conceito Original da Casa]: Trata-se de uma filmadora de resolução 4K com um HD de 5 TB resistente a choques (intercambiável; ficaria no lugar da "fita"), desenvolvida pela Daidouji Corporation.

Está incluída esta boina, que faz parte do uniforme.

A boina não é presa por um imã. Existe um conector na parte da frente.

Está incluída uma franja extra com um espaço para o conector.

A boina fica bem presa. Uma característica que poderiam ter implementado na Sakura.

Outro acessório incluído é esta mochila escolar para alunos do primário no Japão.

Para instalar é necessário desmontar a figura, removendo o pescoço e os braços. Na primeira vez é meio duro, mas depois fica suave.

Aí é alinhar o pino da mochila com o conector das costas, que seria para bases com suporte. Depois é colocar de volta os braços e o pescoço.

Com a boina e a mochila, Tomoyo fica bem mais completa.

Estão incluídos estes braços intercambiáveis e estas mãos com dedos entrelaçados.

Com isso é possível representar uma das poses mais características da Tomoyo.

Os braços articulados até conseguem fazer essa pose, mas visualmente não fica muito bonito. A instalação requer um pouco de cuidado para não quebrar a articulação do pulso ou do ombro. O truque é não colocar muito fundo o conector de um dos pulsos.

A base com suporte vem com dois tipos de conectores extras. Um já é bastante usado em personagens de cabelo comprido. O outro é mais reto e achatado.

Com a extensão convencional é preciso abrir o cabelo.

A nova extensão é mais discreta e permite fechar o cabelo.

A posição do suporte de acordo com o conector usado.

Na teoria é possível colocar o suporte sem extensões, mas aí uma das pontas do cabelo, de material maleável, fica dobrado e isso pode se tornar permanente se deixado assim por muito tempo. Melhor usar uma extensão.

Existe um conector por baixo da mochila para a base com suporte. Acima as posições do suporte em cada situação.


5. Ação





Algumas com a boina.



Algumas com os braços intercambiáveis.



Mais algumas com a câmera. Não sei se é impressão minha, mas sinto que tirei mais fotos da Tomoyo que da Sakura...


Mudando a iluminação para ficar um pouco mais assustador.


As duas razões pelas quais eu via esse desenho.


Junto com a Sakura, em um dia comum.


Tomoyo vem com mãos para segurar objetos e por isso pode usar, por exemplo, o outro báculo da Sakura. Com isso é possível fazer uma dupla de Card Captors.


- MAGMA BLAST!!!


- BIG WAVE!!!


- ENERGY BOLT!!!


- Ei, Kero. Como é que a Tomoyo consegue usar essas mágicas tão poderosas?
- Sei lá...


Eu a princípio achava que a cabeça da Sakura não era removível por ser do novo tipo. Mas ao ver a Tomoyo, resolvi experimentar. E deu certo, embora tenha sido um pouco duro.


Sabe o que isso significa?


Mas as únicas Meninas Mágicas que tenho da linha figma são as Puella Magi e isso foi tudo o que consegui. Não deu para fazer o mesmo com as S.H. Figuarts porque os conectores tinham diâmetros e até formatos diferentes.


Troca de roupas. Um ponto a se tomar cuidado é que o diâmetro do conector é diferente, sendo que o das Puella Magi é mais apertado. Se feito de maneira errada, pode rachar o conector do pescoço.


Card Captor Tomoyo novamente.


Sakura e Tomoyo têm compatibilidade de expressões, sendo possível usar uma na de outra sem problemas. Fica um pouco esquisito com a Tomoyo...




A Sakura disfarçada de Tomoyo e a Tomoyo fantasiada de Sakura. No final uma maçaroca em que já não sabia mais quem era quem...


Com isso tenho as versões Nendoroid e figma de cada personagem.


Da Tomoyo tenho até uma de pose fixa.


Uma coisa que faltou na Tomoyo é uma mão com o dedo apontado para fazer outra de suas poses características, com a mão no queixo. Uso essa da Sakura, mas o problema é que ela é branca...


Pela mesma razão essa cena não fica muito boa. Com isso percebo que a minha coleção de Card Captor Sakura não está completa...


Uma tendência...? Se bem que as personalidades e interações são bem diferentes. E antes de Card Captor Sakura já havia algo parecido em Saint Tail. O gênero era diferente, mas...




Disse uma vez que em Futari wa Precure vi o que eu queria ver em Card Captor Sakura e não era (só) as duas lutando juntas, mas sim uma situação em que elas brigam e depois fazem as pazes, aumentando a força de sua amizade. Uma coisa que me incomodava em Card Captor Sakura era que as coisas eram muito "perfeitas", sem grandes conflitos, apesar das transgressões...

E esta foi a apresentação da versão figma da Tomoyo Daidouji, feita pela Max Factory. Tomoyo era a personagem que eu mais gostava no desenho. Tanto que o que me fez decidir entre qual versão da Sakura eu deveria comprar foi o anúncio e o lançamento dela na linha figma. E não me arrependo. A personagem foi bem transposta para o formato, com uma modelagem muito bem feita. O rosto não me faz ter dúvidas de que se trata da Tomoyo. Mas ainda assim existem vários pontos que não me agradaram. Primeiro é o número reduzido de mãos intercambiáveis, sendo que faltou aquela, com o dedo apontado para fazer uma das poses mais graciosas da personagem e que demonstra bem sua personalidade. Outra foi a escolha das expressões, faltando aquela bem marcante, em que ela fica deslumbrada, com os olhos brilhantes. E também não está incluída uma franja com a faixa de cabelo que ela usa quando está sem a boina. Ou seja, ficou bastante incompleto, se limitando só ao mínimo. Fico pensando se um dia vão lançar uma versão de uniforme de verão ou de vestido com mais acessórios, mas até o momento não houve nenhum anúncio ou indício nesse sentido (talvez na Wonder Festival na semana que vem). A expressão exclusiva ajuda bastante, mas não é algo vital e por isso comprar o modelo em uma loja comum continua sendo um bom negócio. Recomendo para os fãs da Tomoyo, embora tenha deixado uma sensação de "quero mais".








- Ei, Tomoyo. Quer fazer um contrato comigo e se tornar Puella Magi?

- Antes de tomar uma decisão queria fazer algumas perguntas, tudo bem?
- Hein? Ah, claro que sim.

- O que é Puella Magi? Como funciona exatamente o sistema? O que são realmente as Bruxas? Quais são as vantagens? Quais são as desvantagens? Quais são as limitações? Posso pedir mesmo qualquer coisa? O que você ganha fazendo isso? Quais são suas intenções? Qual é a sua missão? De onde você veio? O que é você realmente? O que (...)

- Sinto muito, mas depois de saber tudo isso acho melhor recusar.
- Ela me fez falar tudo! É a primeira que alguém consegue isso! Não dá para entender!
Tomoyo é inteligente demais para o Incubator. E para começar, ela não se desespera...

6 comentários:

  1. Nobre Usys! Que Review espetacular! Acho que esse foi um dos mais longos que já vi, mas super agradável! Eu assistia a este anime quando passava na TV Globinho, acho que em 1998. Era o tipo de anime para meninas que a gente não tava nem aí! Assim como Sailor Moon.

    Incrível como a Good Smile capricha nas figuras de animes. Tudo fica muito bem feito. Eles capricham bastante nos mínimos detalhes! Pena ter vindo com poucas mãos, mas mesmo assim é uma figura belíssima!

    As cenas de ação são as melhores, não tem para onde correr! Ela também pode ser utilizada como uma "figurante" em cenas de super heróis ou que tenha pessoas anônimas na composição! Peguei a Nami SH Figuarts com essa finalidade, vamos ver se consigo fazer algo assim!

    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Para ver que esse negócio de "coisa de menino" e "coisa de menina" é conceito ultrapassado. Às vezes a gente encontra coisas bem legais ao explorar outros gêneros que não estamos acostumados. E é verdade! Passava na TV Globinho! Nem me lembrava!

      Realmente modelos mais genéricos podem ser usados para figuração. Faço isso com algumas meninas de Lucky Star, com exceção da Konata. O chato é que não encontro muitas figuras masculinas para esse propósito...

      Excluir
  2. Show de review! Essa eu sabia que você estava na ansiedade pra receber hehehe.

    Realmente ela podia ter mais coisas, ou pelo menos mais expressões para compensar. E também acho que faltaram umas mãos, tanto que tem até espaço sobrando no suporte. Mas a figura em si compensa, pois ela é adorável demais!

    A posição com as mãos juntas é tão característica que até eu que não acompanhei a série conheço a Tomoyo por essa pose hehehe.

    Nossa, a Tomyo lançando magias, e poderosas! Eu pensava que a Sakura que era a heroína poderosa. Pelo visto na Casa a Tomoyo ganhou um bônus hehehe.
    Quando vi que as cabeça podiam ser removidas logo vi que a Tomoyo ia assumir o manto da Homura. Fiquei impressionado como o traje combinou com ela. Uma pena que não dá pra usar com os corpos das Precures.
    E ouso dizer que a Madoka ficou até melhor que a Sakura usando o vestido dela.

    Essa troca de expressões fica parecendo que elas trocaram de corpo hehehe! Tomara que a alma delas não tenha caído em um gato...

    Mesmo com tantos Ultras e Riders por perto o atrevido do Kyubey continua tentando convencer as meninas com esses papinhos. Bom, parece que de papo a Tomoyo ganha dele fácil! Mais uma vez o safado ficou pra trás hehehe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Assim que ela chegou já abri e fotografei! Foi legal terem colocado mãos de segurar objetos, mas pelo menos aquela com dedo apontado eu precisava...

      Na verdade aqui na Casa toda menina tem algum tipo de super poder ou é especialista em alguma arte de combate, armado ou não. Se bem que no caso da Tomoyo aquilo é uma arma... perdão, um brinquedo desenvolvido pela Daidouji Weapons Research... quero dizer, Daidouji Toys feito para imitar os efeitos das Cartas Clow. Ou seja, na verdade aquilo não é magia, mas sim ciência. É só que parece que ficou um pouco forte...

      A Tomoyo ficou mais adulta com a roupa da Homura. E a Madoka com a roupa da Sakura foi mais um daqueles casos em que fiquei relutante em desfazer. Não sei se é de tanto ver fanarts por aí, mas a Homura segurando a câmera me pareceu tão natural... E ia ser maldade fazer a alma de uma delas entrar em um gato zumbi. E ainda por cima por aquele lugar! Hi hi hi!

      A Tomoyo na verdade sabia de tudo, mas quis fazer essa trollagem com o Incubator. E sinto que mesmo que se a Tomoyo se tornasse Puella Magi, não só seria impossível fazê-la se desesperar como também ela teria magia infinita!

      Excluir
  3. Olá, boa tarde! Gostaria de saber onde posso encontrar a tomoyo com o rosto extra? Obrigada e Parabéns ótimo review! !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações, Patrícia Matos!

      A promoção já acabou e vai ser um pouco difícil conseguir uma agora. O negócio é ficar de olho em lojas de usados (Pre-owned) como a AmiAmi (http://www.amiami.com/) e a Mandarake (http://order.mandarake.co.jp/order/). Tem que procurar pela expressão "W/ Bonus" ou "With Bonus". E quando aparecer, efetuar a compra o mais rápido possível.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html