domingo, 3 de julho de 2016

Marvel Select Venom

Saudações.

Desta vez vou falar da versão Marvel Select do vilão Venom, feito pela Diamond Select Toys.



1. Informações


Em Guerras Secretas, o Homem Aranha encontrou uma estranha esfera negra, que se juntou ao seu corpo, criando um novo uniforme negro, que aumentava sua força, curava seus ferimentos e permitia que ele disparasse suas teias sem a necessidade de cria-las em laboratório. Mais tarde descobriu-se que se tratava de um simbionte, um parasita interplanetário que estava tomando o corpo do Herói. O parasita foi então removido, mas fugiu, entrando no corpo de Eddie Brock, que tinha um rancor do Homem Aranha. Juntos eles se tornaram um novo vilão, o Venom.


Na verdade, eu sei muito pouco do personagem, pois ele apareceu em uma época em que eu já estava afastado dos quadrinhos americanos. De fato, eu só o conheci no jogo do Homem Aranha para Mega Drive e mais tarde só o vi nas séries "Versus" da Capcom, no qual ele tem poderes metamórficos, me parecendo um ser feito de células instáveis.


A primeira vez que vi o uniforme negro do Homem Aranha foi na edição nº 3 de Transformers, publicada na época pela Rio Gráfica Editora, que já havia perdido os direitos de publicação dos Heróis Marvel no Brasil para a Editora Abril, e que por sua vez só publicaria Guerras Secretas muito tempo depois.


Fiquei desconcertado com esse novo visual, mas felizmente havia uma breve explicação sobre as propriedades do uniforme na história. Achei que era uma invenção de Reed Richards do Quarteto Fantástico ou coisa parecida e só fiquei sabendo da origem dele em Guerras Secretas. E quando vi o Venom no jogo de Mega Drive achei que era o uniforme que havia ganhado vida de alguma forma, sem saber que se tratava de um simbionte.

O conteúdo da caixa. Parece pouco, mas a figura já vem com um acessório montado, que removi para fazer a apresentação.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. Uma boa representação de um "Homem Aranha caído". A figura é bem volumosa e a modelagem é incrível. Ela exala aquele "carisma do Mal", típico do personagem.

Close da cabeça. O formato é simples, mas a expressão é amedrontadora, com os olhos bem puxados para cima e um sorriso com a boca literalmente rasgada.

Apesar de simples, ela tem moldes que lembram rugas que surgem ao franzir a testa.

Está incluída uma segunda cabeça, com uma expressão mais característica do personagem, com a boca aberta e com uma enorme língua de fora.

Esta cabeça tem mais mais rugas, veias saltadas e até algo que lembra narinas. Os olhos são mais puxados que na outra cabeça.

A escultura e a pintura dos dentes é magnífica. Só a pintura da saliva(?) poderia ser um pouco melhor, pois ainda parece tinta. Talvez com uma camada brilhante...


A língua na verdade seria removível, mas não consegui fazer isso no meu exemplar. Pesquisei e aparentemente em exemplares de levas mais recentes essa peça é colada ou é dura de tirar. Não quis arriscar e deixei assim mesmo.

Está incluída uma terceira cabeça, representando o simbionte envolvendo Eddie Brock.

O detalhamento é incrível, mostrando bem uma semi-transformação. E dá para ver que a língua não é parte do Brock.

A cabeça é presa por uma conexão esférica. A substituição é fácil.

Assim como o Marvel Legends WW2 Captain America, a textura é impressionante, com várias veias por todo o corpo.

A modelagem dos músculos também é extremamente caprichada.

Tamanho americano...

A modelagem das mãos, com garras afiadas é muito bem feita. No dorso das mãos é possível ver o disparador de teias.


3.Articulações


A movimentação do pescoço é bem limitada.

Os ombros se erguem bem. Existe uma articulação giratória bem escondida no antebraço. O cotovelo só se dobra até 90° e a articulação é levemente seccionada.

A mão é presa por um pino e só gira. Os dedos não são articulados.

O tronco não é muito flexível. A cintura gira bem, mas gera uma quebra da silhueta ao fazer isso.

As coxas têm uma boa abertura, mas um fator mostrado mais abaixo atrapalha.

Existe uma articulação giratória nas coxas, mas que também cria uma quebra da silhueta.

As articulações da coxa e do joelho só se dobram até 90°. A articulação do joelho é seccionada, como no cotovelo.

Os tornozelos possuem dobradiças seccionadas para a frente e para trás, mas não para os lados, fazendo com que os pés não tenham uma boa área de contato com o chão ao abrir as pernas e com isso é difícil manter a figura estável em certas poses.


4. Acessórios


À primeira vista, o único par de mãos incluído é este, com elas fechadas.

Essas mãos também têm moldado o disparador de teias no dorso.


Estão incluídos estes dois pequenos braços, que servem para representar um outro "modo".

Eles são presos a conectores nos braços da figura.

Curiosamente os pulsos desses braços podem ser girados.


Outro acessório incluído são essas "costas" extras, com cabeças e braços a mais(!).

A peça é modelada de forma a se encaixar nas costas da figura sem a necessidade de conectores extras.


Ficaria assim. Não li os quadrinhos, então não sei dizer que situação é essa. Talvez um modo de "Liberação de Poder" como nos S.I.C. da Bandai.

As cabeças mais próximas da central são presas por conexões esféricas e podem ser giradas.

Os braços extras do acessório são articulados nos cotovelos e até giram o pulso.


É só que a integração não é total e dá para ver que se trata de uma peça separada quando vista de costas.

As mãos do acessório podem ser usadas na figura e vice-versa. Com isso, Venom tem mais um par de mãos intercambiáveis à sua disposição.

As mãos dos braços menores também podem ser colocadas nos da figura, mas ficam muito pequenas.


5. Ação


Eddie Brock se "transforma" no Venom. A princípio parece ser apenas uma cópia malvada do Homem Aranha.


De fato, o simbionte dá a Brock os mesmos poderes do Herói, como o de disparar teias.
(Utilizando os arames do pacote e uma ideia de Adelmo Veloso do Super AHAM!)

Ainda por cima, Brock tem um bom condicionamento físico e por isso, Venom é dotado de enorme força.

Abrindo a boca e estendendo as garras das mãos, ele revela sua verdadeira natureza, extremamente perigosa.

A figura não é muito articulada, mas consegue fazer algumas poses.

Liberação de Poder!!!

De acordo com o que está escrito na embalagem, ele atualmente é um herói, mas é difícil imaginar o personagem como um. Especialmente quando ele assume esta forma.

E pensar que existe uma pessoa lá dentro...


Uma vez disse que o Ultraman Belial me parecia com o que aconteceria se o Venom entrasse no corpo do Ultraman. Colocando os dois lado a lado, percebo que eles de fato são bem parecidos. É só que o Ultra-Act do Belial tem dedos articulados.


Pensando bem foram duas semanas apresentando vilões e ainda por cima versões malignas dos Heróis. Tenho que contrabalançar isso... Ah, e uma comparação de tamanho com Ultra-Act.

E esta foi a apresentação da versão Marvel Select do Venom feito pela Diamond Select Toys. A impressão que eu tenho é parecida com a do Marvel Legends WW2 Captain America: os fabricantes americanos dão mais ênfase à modelagem e à textura do que às articulações. Não é uma coisa ruim, dependendo do que o colecionador procura, mas creio que isso poderia ser mais trabalhado. Mesmo assim a Diamond Select fez um bom trabalho na representação do personagem, com acessórios para recriar várias situações. As costas com mãos e cabeças extras em especiais dão um ar muito mais aberrante para o vilão, que é a impressão que sempre tive dele (embora não o conheça a fundo). As expressões(?) são bem escolhidas e o fato de todas as mãos serem intercambiáveis ajuda bastante. Um problema a citar seria que os exemplares mais recentes não permitem remover a língua da cabeça com a boca aberta, o que criaria mais possibilidades. Outro seria a falta de um folheto de instruções, sendo que só veio um catálogo de outros produtos da empresa. Por isso tive que ver as fotos da embalagem com atenção para entender, por exemplo, onde instalar os braços menores. E ainda, o modelo consegue abrir bem as pernas, mas as articulações dos tornozelos são limitadas demais para fazer com que ele fique estável em certas poses que usem essa vantagem. Fazer a figura rastejar, por exemplo, não é possível. Mesmo assim, creio que os fãs do personagem vão gostar da modelagem e por isso recomendo a eles.





4 comentários:

  1. Nobre Usys! Rapaz, me surpreendi com mais uma figura americana aparecendo por aqui!

    Também não posso falar muita coisa do Venom, porque as coisas que sei sobre ele foi por ter assistido à animação de 1996. Sei que tem uma versão heroica dele como Agente Venom, com figura da linha Marvel Legends.

    Nunca analisei de perto uma figura Marvel Select. Estou acostumado com as figuras 1:12 e essas aí nem sempre são tão bem articuladas, como a Gata negra que vem com um mini cenário. Eu não curto nem um pouco essas articulações que ao serem giradas quebram a silhueta! As figuras da Mattel são mestras nisso!

    Venom seria uma figura show na minha prateleira, bem como a galeria completa dos vilões do aranha. Dispenso o Green Goblin Ultimate, porque parece um capeta dos infernos!

    Obrigado pela citação! Estou com outras ideias para a teia do Aranha que você não esperava! Hehehehe! Aos poucos tenho arrumado um tempo para fotografar. Até mais, meu nobre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Pior que eu nem vi a aparição dele no desenho animado. E até vi o Agente Venom (ou algo parecido) em uma loja. Mas comprei essa versão tendo em mente o confronto com o Black.

      A rotação do bíceps é muito bem pensada. Pena que não puderam fazer o mesmo com a coxa. O problema dessas figuras musculosas é mesmo saber onde colocar as articulações.

      Acho que pelo menos o Venom vale a pena para ter como inimigo do Aranha. E cá entre nós, acho que essa forma com várias cabeças e braços consegue ser mais feia que o capeta...

      E fico no aguardo de ver mais dos seus trabalhos! Já vi o tutorial de cenários e achei extremamente criativo! Vou falar mais por lá!

      Excluir
  2. Show de review!

    Venom é um personagem com visual bem marcante, a galera adora! E ele é meio estranho mesmo, principalmente o fato de ele se moldar em outras formas, coisa que não acontecia quando o Spider usava o simbionte. O mais estranho é pensar como ele se molda em coisas tão estranhas sendo que tem uma pessoa lá dentro hehehe.
    A história de ele virar herói também é meio estranha. Se não me engano, isso começou em Carnificina Total, quando ele teve que lutar contra o Carnificina. Que eu me lembre nessa história o Eddie Brock tem que forçar sua consciência no simbionte para parar as loucuras do Carnificina (e para sobreviver também), e assim o Venom começa a controlar seu instinto destrutivo.

    Não conhecia essa história do Spider com Transformers. Antigamente rolavam uns crossoves bem loucos mesmo!

    Essa figura eu já vi em lojas, é bem legal! A Diamond manda bem nos detalhes das figuras, e dá pra ver que capricharam nesse. Só acho que seria mais interessante a baba verde estar na língua.

    Vejo muitas figuras americanas com essas articulações giratórias, e a maioria delas não e muito boa. Já está na hora de evoluírem esse tipo de articulação.

    Bem louca essa peça do simbionte manifestando as cabeças e braços! Gostei do jeito que ela é encaixada, bem simples.

    Imagina o Venom dando uma mordida no Kyubey...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      A impressão mais forte que tenho dele é a dos jogos "Vs." da Capcom. Ficava pensando em como ficava o Brock quando usava aquele golpe em que ele vira uma espécie de mandíbula gigante que mergulha no oponente.

      Nessa época as histórias dos Transformers eram feitas pela Marvel e acho que havia um plano deles fazerem parte desse universo. Até o Nick Fury faz uma ponta nesse número. E recentemente fizeram uma figura representando essa situação da capa.

      Eis um ponto em que as fabricantes americanas precisam melhorar. A modelagem é magnífica, mas sendo uma figura articulada é preciso permitir que ela assuma várias poses... e que possa ficar de pé ao menos ao fazê-las. Mas existem boas idéias, como essa peça extra das costas. É surpreendentemente fácil de encaixar e de tirar sem se preocupar em arranhar a pintura. Acho que só isso já vale o preço.


      Acho melhor não. Existe a possibilidade do Incubator assumir o comando do bicho por dentro e o resultado pode ser desastroso...

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html