domingo, 7 de agosto de 2016

S.H. Figuarts Akiba Blue & S.H. Figuarts Akiba Yellow (2ª Temporada)

Saudações.

Desta vez vou falar das S.H. Figuarts que representam as heroínas Akiba Blue e Akiba Yellow, em suas versões da segunda temporada de Akibaranger.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação



1. Informações


Nove meses se passaram depois dos eventos da primeira temporada de Akibaranger., depois que o Esquadrão Não-Oficial derrotou a Corporação do Mal Stealth Marketing. Tudo pareceu ter voltado à paz no bairro de Akihabara, a meca da subcultura nerd japonesa, mas surge um novo inimigo e Nobuo Akagi é forçado a lutar mais uma vez como o Akiba Red. Diante dessa ameaça é necessário reunir os Akibaranger novamente, mas cada um tomou seu caminho sendo que Mitsuki Aoyagi, a Akiba Blue foi para os Estados Unidos a convite do Pentágono e Yumeria Moegi (Nome Verdadeiro: Yuko Yamada) foi tratar de "um assunto banal". Felizmente, Yumeria (agora Yuko Yokoyama) retorna e Nobuo encontra uma nova pessoa para ser a Akiba Blue, Luna Iwashimizu, e juntos eles enfrentam o Novo Cruzador Imperial Legitimado Subterrâneo Cerebral Baros w (wara, ambas as palavras são gírias de internet do Japão equivalentes aos nossos "rs" e "kkk"), liderado pelo engraçadíssimo tenebroso General Tsu (brilhantemente interpretado por Ryo Horikawa, que foi Vegeta nas séries Dragon Ball e Shun de Andromeda em Saint Seiya). Mas as ações desse novo inimigo não ficam só no mundo da fantasia e também têm repercussões no mundo real...

非公認戦隊アキバレンジャー (Hikounin Sentai AKIBARANGER, algo como "Esquadrão Não-Oficial") foi uma tentativa da Toei de se criar uma série Super Sentai voltada ao público adulto, motivada pelo sucesso de Gokaiger. Mas optou-se pela comédia, criando uma paródia impiedosa não só da franquia Super Sentai, mas também fazendo troça dos fãs adultos, com várias piadas metalinguísticas. A série foi um sucesso e com isso foi decidido pela criação de uma nova temporada, a シーズン痛 (SEASON Tsuu), sendo que o 痛 seria um trocadilho com a forma na qual o "2" em inglês (Two) é pronunciada no Japão, com o ideograma que significa "dor". A forma de adjetivo desse ideograma (痛い itai, "doloroso") também é uma gíria japonesa designando uma sensação semelhante à "vergonha alheia", como por exemplo quando se vê uma pessoa agindo e falando como um personagem de desenho animado na vida real ou discursando sobre um assunto banal como se fosse a coisa mais importante do mundo e com argumentos fracos.

Um exemplo que ilustraria bem essa expressão seria este blog.

O roteiro da primeira temporada foi feito pelo grande Naruhisa Arakawa, junto com Junko Koumura, sendo que ambos trabalham na série Super Sentai atual, Zyuohger. A segunda temporada foi totalmente escrita por Arakawa, que agora também trabalha em Sousei no Onmyouji. (mais informações no Anime Brilliant Blog, pelo menos até o episódio 15). Infelizmente, desta vez a recepção pelo público não foi muito boa, com um resultado abaixo do esperado e por isso não foi feita uma terceira temporada.


Luna Iwashimizu é aspirante à carreira artística e planeja usar sua participação em Akibaranger como trampolim para se autopromover pois Super Sentai é uma das poucas séries no Japão que têm exibição por um ano inteiro (diferente daqui, a grande maioria das novelas e séries dura poucos capítulos por lá). E ela faz isso de forma totalmente escancarada, sem o uso de alguma personalidade forjada ou coisa parecida. Mas quando vê que lutar como a Akiba Blue não a ajuda a alcançar seus objetivos, ela logo abandona o posto, porém retorna quando é paga. Ela possui um caderno com anotações sobre todos os gostos de cada diretor de Super Sentai para conseguir ser chamada para estrelar um desses seriados. Um deles é Koichi Sakamoto, que participa do seriado como o diretor fictício "George Spielburton". Inclusive lá é mencionado que Sakamoto (o próprio, não o personagem) gosta de filmar as pernas das personagens femininas...

Luna no começo age apenas visando seu próprio lucro, mas ao ver os esforços de Nobuo e Yumeria e seu amor por Super Sentai, passa a rever seus atos e a lutar ao lado deles por sua própria vontade. Mas no final isso tem um preço muito alto...

A troca de personagem foi devido à agenda de Kyouko Hinami, a atriz que interpretava Mitsuki Aoyagi, a Akiba Blue da primeira temporada, que estava ocupada devido às filmagens de Sakura Hime. Mesmo assim ela apareceu no primeiro capítulo em flashback, com o cabelo comprido.


O "assunto banal" que Yumeria teve que tratar era seu casamento. Sua sogra, Yasuko, bastante rigorosa, não permitia "atitudes nerds que não condiziam com as tradições da família Yokoyama" e foi por essa razão que Nobuo acabou não sendo convidado para a cerimônia. Mais tarde, Yumeria prova ser uma "nerd condizente com as tradições da família Yokoyama" para Yasuko, que também era fã de anime quando era mais jovem. Ou seja, tudo foi um engano devido a uma má interpretação de palavras...

Yasuko Yokoyama foi interpretada pela lendária cantora Mitsuko Horie, a Rainha das Músicas de Anime e Tokusatsu. E ela até faz um número dentro da série, cantando uma versão parodiada da abertura de Ninja Captor. Não se sabe se isso foi intencional, mas o nome da personagem usa exatamente os mesmos ideogramas da grande roteirista Yasuko Kobayashi (que não teve nada com o seriado).

Os conteúdos das caixas. Akiba Blue tem uma vasta quantidade de mãos intercambiáveis. Akiba Yellow tem bem menos, mas ainda assim é bastante em comparação com os modelos lançados atualmente, que só vêm com dois ou três pares. E desta vez, as Grandiosas Absurdas Forças vêm com elas e não com as figuras "oficiais".


2. Modelagem





Visão de corpo inteiro. Trata-se de remodelagens das versões da primeira temporada, com poucas alterações. O principal do pacote são mesmo os acessórios.

Close das cabeças. Assim como nos primeiros modelos, é usada pintura esmaltada para o capacete. Os visores não usam material transparente.



A maior (única?) mudança no capacete em relação às versões anteriores são os enfeites, sendo que o rabo de cavalo da Blue tem um formato diferente e na Yellow são usadas peças que lembram penteados no formato "chignon" e fitas com pintura acetinada.

É usado material transparente nas placas peitorais, com moldes de circuitos e placas metálicas no fundo. Mais uma vez, a Yellow tem um busto mais avantajado (embora não seja assim por baixo da armadura).

Ambas possuem os conectores para a Jet Winger nas costas. Interessante que os cachecóis são colocados em lados opostos.

O formato das saias é igual ao da versão da primeira temporada.

A diferença é que na Akiba Blue existe um adorno que lembra uma cinta-liga.

A armadura do quadril da Yellow tem a inscrição 人妻 (hitodzuma, "mulher casada", especialmente aquelas casadas com outra pessoa), que indica sua situação atual. Na Blue, essa parte é lisa.

As botas têm detalhes representando cintas e a sola é esculpida, algo que é mais frequente em modelos de Kamen Rider.

Comparação com o modelo da primeira temporada. No caso da Akiba Blue as mudanças são discretas e é preciso ver a parte de trás para poder notar a diferença.

No caso da Akiba Yellow logo dá para notar que a cabeça é diferente. De resto são usadas as mesmas peças.


As duas têm uma diferença de altura e até de proporção. Blue é mais "real", enquanto Yellow lembra uma personagem de desenho animado, com a cabeça grande.


3.Articulações


A articulação do pescoço é boa, mas sem nada de excepcional.

O rabo de cavalo da Blue desta vez é móvel, preso por uma conexão esférica.

O mesmo pode ser dito dos chignons da Yellow.

O sistema de articulações dos braços segue um esquema semelhante ao das figmas, sendo que o antebraço é girado na altura do ombro. As ombreiras limitam bastante os movimentos, principalmente para frente e para cima.

O tronco tem boa movimentação, mas nada de especial.

Tenho a impressão de que a Yellow é um pouco mais limitada.

As duas usam o sistema de articulações extensíveis nas coxas. Mas devido ao formato delas, que são bem grossas, a abertura não é muito boa.

A saia da Yellow é dividida em duas partes, mas as coxas, ainda mais grossas que as da Blue, limitam bastante os movimentos.


Sistema de articulações das pernas. Apesar de um pouco limitados, os tornozelos dão estabilidade à figura. Ajuda também o fato do salto não ser alto.


4. Acessórios


Estas são as mãos intercambiáveis comuns aos dois modelos. Diferente da maioria dos Super Sentai, existem moldados protetores para os dorsos das mãos e secções para os dedos.

Para Luna está incluída esta mão, com sua pose característica. Trata-se de uma peça totalmente nova, que não tinha na versão anterior e talvez por isso, o diâmetro do conector seja um pouco apertado, sendo necessário alargar um pouco.
Em tempo, nem todas as pessoas conseguem fazer a mão ficar nessa posição. Eu, por exemplo, só consigo com a direita.

Esta mão vinha no primeiro modelo, para a pose característica de Mitsuki, a Akiba Blue original. Com isso é possível imaginar como seria se ela tivesse continuado no grupo.

Está incluída esta outra mão, feita para usar a Absurda Força dos Hurricaneger.

As mãos características de Yumeria, sendo que a de baixo é nova e também tem o conector um pouco apertado.

O item de transformação MMZ-01 Moe Moe Z-Cune. Desta vez está incluída uma peça que a representa no modo "figura". A modelagem e a pintura são surpreendentemente detalhadas. Só não tem o rosto, mas aí seria pedir demais.

E está incluída a peça para representar o modo pistola. Na ficção ela precisa de duas baterias de relógio para funcionar.

A Moe Moe Z-Cune pode ser segurada em seus dois modos por uma mão específica para isso.

O cachecol pode ser trocado por outro, que é modelado de forma a parecer tremular no vento.

Junto com a Akiba Blue vem a Hurricane Ball, a Absurda Força dos Hurricaneger.

A bola tem as cores dos Hurricaneger e também dos aliados Gouraiger e do Shurikenger. No meio tem o símbolo dos Hurricaneger.

A corrente é feita de metal e tem suas vantagens e desvantagens.

O cabo e a corrente podem ser seguradas por aquelas mãos especiais da Blue.

Ficaria algo assim.

A corrente é muito bonita, mas para cenas com movimento é preciso apelar para truques de angulação.

Esta é a Zyuren Buckler, a Absurda força dos Zyuranger (que foram adaptados no ocidente como os primeiros Power Rangers). Chama a atenção o enorme Z da fivela, que é a inicial do nome do grupo. São usadas as cores dos membros, mas por alguma razão o Dragon Ranger (verde) ficou de fora.

Ela é presa na figura por conectores no cinto, que também estavam presentes na primeira versão, mas não tinham nenhum acessório para colocar. Agora sim eles fazem sentido.


Mas o cinto não fica totalmente encostado no corpo da figura nem mesmo no Akiba Red. Isso é porque esta peça foi feita tendo um outro propósito...

Com a Akiba Yellow, vem as Dairen Bomber, a Absurda Força dos Dairanger. As cores usadas são correspondentes aos membros desse grupo, embora curiosamente não tenha o branco do Kiba Ranger.

O cabo tem o emblema dos Dairanger esculpido e o cabo lembra uma arma que parece ter vindo desse seriado.

As Dairen Bomber podem ser seguradas pela mãos usadas para a Moe Moe Z-Cune.

Elas também têm conectores para se combinar em uma arma mais poderosa. Os braços giram para assumir este modo.


5. Ação



- JUMOUSOU!!!

Z-CUUUUUNE!!!
Agora que incluíram o modo figura, a cena de transformação pode ser feita mais fielmente.







- O verdadeiro nome de Jiro Dan é Hideo Murata!
Normalmente ele diz qual seu personagem/cena/música favorito de cada série Super Sentai, mas de vez em quando ele solta umas trívias, como esta.




- AKIBA! RED!


- Hein? Hã... er...


- Não sei muito sobre Super Sentai, então não apoio ninguém!






- AKIBA! BLUE!
Geralmente Luna até tenta falar sobre Super Sentai, mas sempre acaba dizendo algo errado e é corrigida por Nobuo.


- Então, né. A miauzinha aqui finalmente encontrou seu gato.


- Mas não imaginava que isso ia acontecer no mundo real!


- Afinal, a miauzinha aqui sempre gostou de personagens de desenhos, né? E ainda por cima...
- ......
O problema de Yumeria é que ela desata a falar de coisas que não tem nada a ver com a situação.



- Vergonha alheia! É FORÇA!!!
Então Nobuo tem que interromper a fala dela.


- Vai!



- ESQUADRÃO NÃO OFICIAL!



- AKIBA! RANGER!!!
Nobuo tem que dar um sinal para todos fazerem a pose de apresentação de forma sincronizada (que às vezes não dá certo, com vários acidentes).


As ações da Baros w alteram a realidade. Akibaranger toma o lugar de Dairanger como a 17ª série Super Sentai e estes se tornam os Chinaman, personagens promocionais da Associação Comercial de Restaurantes Chineses do Japão.



Para consertar isso, os Akibaranger fazem representações (deliciosamente) toscas da apresentação e de várias cenas de Dairanger.


Isso faz com que Ryuranger e Kibaranger recuperem a memória.
Nessa hora, Ryuranger é interpretado pelo ator original, Keiichi Wada e Kibaranger por Wataru Abe, que fez a voz da Byakko Shinken na época.



Ryuranger lhes confia então a Absurda Força dos Dairanger, a Dairen Bomber.


A realidade é alterada mais uma vez, de modo que a série americana Powerful Ranger se torna a original e as séries Super Sentai se tornem plágio.


Nobuo e Yumeria tentam a todos custo fazer com que os Zyuranger voltem ao que eram e para isso usam toda a sua paixão pelas séries Super Sentai e o brinquedo da ZyuSouKen, o primeiro a imitar totalmente a arma do seriado.


Com isso, Geki e Burai recuperam a memória!



Luna passa a entender os sentimentos de Nobuo e Yumeria (em termos) e consegue a Absurda Força dos Zyuranger, a Zyuren Buckler.


- KAKURE-RYU! MANGETSU GIRI!!!
A realidade é alterada e desta vez os Gouraiger passam a não juntar forças com os Hurricaneger, ficando do lado do mal como o Esquadrão Ninja Inseto Jakanger. Akiba Red usa as Artes Ninja Terráqueas, como o Mangetsu Giri dos Kakuranger para fazê-los voltar a si.

Obs.: Não tenho as S.H. Figuarts dos Hurricaneger e dos Gouraiger. Em compensação, uso várias fotos com efeitos para representar cenas deste episódio. Peço perdão aos fãs e digo que isso não foi por não gostar da série, muito pelo contrário. Eu gosto, sim.


Já Akiba Yellow usa a Arte Ninja Konohagakure do Dyna Black, de Dynaman. Os Hurricaneger também vêm ajudar.


Nobuo fica preso em escombros. Luna e Yumeria usam uma pá e uma picareta para tentar salvá-lo. Ao ver esta cena, os Gouraiger se recordam do passado e voltam ao normal (isso não teve nada a ver com "união" ou "amizade", mas sim algo muito mais trivial...).


Com isso, Nobuo consegue a Absurda Força dos Hurricaneger, a Hurricane Ball.

Curiosidade: este episódio teve a participação de Nao Nagasawa, que foi a Hurricane Blue. Mas desta vez ela fez a voz do "monstro da semana", enquanto a Hurricane Blue foi interpretada por Akiko Nakagawa.


Assim como na temporada anterior, as Absurdas Forças guardam um segredo...


Elas se combinam para formar a Bazuca Absurda!



A peça é pesada e por isso é bom usar um suporte.


E combinando todas as Absurdas Forças desde as da primeira temporada...


É possível montar uma arma mais poderosa ainda, o Canhão-Bazuca Absurdo!


- Agora, vamos usar uma força absurda como nunca se viu!



A peça é mais pesada ainda. A Blue e a Yellow não conseguem servir de suporte, sendo necessário um.
Agora que eu vi que o cabo da Bouken Scopper está do contrário...


E tem mais um conector vago ainda. Serviria para alguma coisa? Creio que nunca saberemos...


Ao menos em teoria, é possível equipar tudo no Akiba Red, criando um outro tipo de "Super Akiba Red".


Agora o verdadeiro Super Akiba Red não parece ser tão feio...


Para que o Nobuo não passe vergonha sozinho, montei estas versões Super para a Blue e a Yellow...


O ator Yuu Kamio faz uma ponta na série, carregando um boneco referenciando o seu personagem em Kamen Rider OOO, o Dr. Kiyoto Maki/Kyouryu Greeed. Ele também foi o capitão Shotaro Kamiki em Ultraman X e o ambicioso Yugo Tachibana em Kamen Rider Amazons. Com isso, ele se torna um dos poucos atores que participaram de três das grandes franquias de Super Heróis do Japão (se Akibaranger contar).

E esta foi a apresentação das versões S.H. Figuarts da Akiba Blue e da Akiba Yellow, feitas pela Bandai. Trata-se de atualizações dos modelos da primeira temporada, com pouquíssimas diferenças na modelagem. E infelizmente não foram feitos aperfeiçoamentos no projeto, como aconteceu no Super Akiba Red. Mas o grande diferencial é o número de acessórios e de mãos intercambiáveis, muito mais que as versões anteriores e por isso, quem as comprou acabou ficando no prejuízo (eu, por exemplo). Isso sem falar que se trata do visual mais recente e por isso, estes modelos são mais recomendáveis caso seja necessário escolher, já que as primeiras versões nem vêm com componentes da arma final. De qualquer jeito, fãs do seriado vão gostar e uma pena que pelo visto ele acabou de vez.

Devido às razões acima, fico com um pouco de medo de comprar os modelos de Kamen Rider Amazons, visto que no ano que vem será exibida uma nova temporada desse seriado, obviamente com mudanças nos visuais dos personagens. E provavelmente os modelos do ano que vem virão com mais acessórios, como o chicote e a foice do Amazon Omega, sendo que o desta temporada vem com uma faca que nem é usada na série. Mesmo assim os modelos deste ano já estão encomendados e pretendo apresentar quando chegarem.

5 comentários:

  1. Show de review!

    Essa série parece ser bem divertida com as paródias! E o Arakawa manda muito bem, mais um motivo pra série ser boa. Por falar em paródias, acredito que esse George Spielburton seja paródia do Spielberg, talvez até uma mistura de George Lucas com Spielberg hehehe.

    Ah, figuras com bastante acessórios, coisa boa! XD
    Bem legais os visuais das personagens. A Blue tem até cinta liga, menina ousada hehe! Essa inscrição é bem engraçada, só faltou um "propriedade de" hahahaha!

    Pelo visto reaproveitaram bastante coisa das versões anteriores. Além das cabeças, só percebi diferença nas luvas, que parecem mais detalhadas nas versões novas.

    Me senti um ninja agora, consegui fazer as mãos ficarem nessa posição da Blue! Não com os dedos tão esticados, mas já uma arte ninja :D

    Nossa, o item de transformação MMZ-01 Moe Moe Z-Cune é bem diferente! Então quer dizer que em Akibaranger aquelas figuras que se transformam e armas funcionam de verdade?

    É a primeira vez que vejo uma arama capaz de fazer um Hadouken hehehe.

    É interessante que pelo visto a Bandai faz as figuras já sabendo que vai ter segunda temporada da série e já planejando novas versões das figuras, visto que os acessórios das figuras anteriores são compatíveis com as novas. Provavelmente esse conector vago no Canhão-Bazuca Absurdo fosse uma ideia para uma figura da terceira temporada que nunca saiu dos planos.


    Como sempre com essas personagens de Super Sentai eu tenho que procurar (escondido :P) imagens delas sem máscara hohoho. As duas são muito gracinhas! Depois que lembrei que foi nessa série que a Sakina Kuwae fez uma pequena participação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      O nome do diretor também é uma referência ao Tim Burton. Demorei para pegar essa. E é bem nesse episódio que a Sakina Kuwae aparece, assim como os Powerful Ranger. Ou seja, é bem recheado. Ah, e faz bem em procurar escondido. As meninas são bonitas e isso pode acabar destruindo relacionamentos...

      Queriam fazer algo bem nerd/otaku, então optaram por figuras como item de transformação/armas. E existe o brinquedo que imita. Pena que as vendas não foram muito boas. No lançamento era bem caro, mas acho que até dá para comprar agora.

      Essas armas de montar são um perigo! Na primeira temporada era para eu comprar só os Akibaranger, mas as peças vinham nos vermelhos "oficiais" e acabei comprando todos. Não me arrependo, mas digo que isso funciona. Quanto ao conector vago, acho que vai ter que ficar por minha conta. Felizmente tenho uma ideia.

      Como a série foi feita para adultos, foi possível fazer piadas mais ousadas, como essas calcinhas estampadas. Na primeira temporada, a Blue tinha um ursinho. Ah, e dentro do seriado o Red tenta fazer a pose da mão da Luna, mas não consegue.

      O Arakawa é bom, mas a Junko Koumura não fica atrás. Essa também é excelente. No episódio desta semana de Zyuohger ela fez uma coisa que pode ser considerada ousada demais nos tempos atuais, de depois do Grande Terremoto de 2011.

      Quem agradece sou eu! Tenho que retomar Sousei no Onmyouji. Quero saber o que aconteceu com a Mayura no final...

      Excluir
  2. E obrigado por citar as matérias de Sousei no Onmyouji!

    ResponderExcluir
  3. Nobre Usys! Review show de bola!

    Finalmente posso comentar sobre algo que vi um pouco, depois de um bom tempo. Não foi muita coisa, mas os três primeiros episódios eu assisti e dei várias risadas. É muito tosco quando eles levam as ações para o lado de "você precisa imaginar mais" ou algo do tipo "faça de conta"!

    Já as peças são sensacionais. Não sabia que tinha outra temporada e nem que tinham lançado as figuras femininas correspondentes com alterações muito pequenas. Eita, Bandai mercenária!!! As movimentações são bem legais e percebi que você se empolgou bastante na hora da ação das figuras! Hehehehe! Mas, cá entre nós, é a hora que mais gosto quando estou a sós com os bonecos!

    E que venham mais e mais reviews como esse! Curti de verdade! Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Opa! Então você também viu Akibaranger, nem que seja um pouco? Continua vendo que fica cada vez mais engraçado. E na segunda temporada tem o General Tsu, que é uma figuraça! Mal dá para acreditar que ele é o Vegeta e o Shun. Isso sem falar que ele canta bem!

      Faz muito tempo que não apresentava figura de Super Sentai e ainda por cima de Akibaranger que eu gosto tanto, então acabei pondo um pouco mais de força.

      Por essas e outras que tenho um tremendo medo de comprar figuras de obras com uma segunda temporada. Mas Amazons eu não posso deixar escapar!

      E obrigado mais uma vez pelo apoio!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html