domingo, 2 de outubro de 2016

S.H. Figuarts Super Akiba Red

Saudações.

Desta vez vou falar da versão S.H. Figuarts da forma Super do Akiba Red, da segunda temporada de Akibaranger, feita pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação



1. Informações



Akiba Red consegue sua forma Super logo no 4º episódio da segunda temporada do seriado. Devido a um ataque de spoilers sobre a versão para cinema de seu desenho animado favorito, Z-Cune Aoi, e de sua corrupção, fazendo a obra tomar rumos que ele não desejava, Nobuo Akagi, o Akiba Red perde sua capacidade de fantasiar, o que é vital para que ele se transforme. Mas Yuko Yokoyama, a Akiba Yellow faz um fanzine de como deveria ter sido o especial de cinema, o que faz com que Nobuo recupere suas forças. Nisso, ele consegue um novo item de transformação que lhe confere uma forma muito mais poderosa.

... Mas que o visual e o conceito são de mau gosto, isso são. Até mesmo eu admito. E isso foi proposital.


A segunda temporada de Akibaranger já puxou mais para o lado maníaco, com piadas de difícil compreensão por quem não era versado em Tokusatsu, mas que eram explicados dentro da história. E também houve muitas referências às séries Ultra, da qual o roteirista Naruhisa Arakawa é fã e que escreveu todos os capítulos da 2ª Temporada.

Os inimigos eram mais bem pensados, ora com motivos que não poderiam existir na época, como o Smartphone Monger, baseado nos inimigos de Sun Vulcan, de 1981, ou que usavam nomes que nunca foram pensados na época, como o Coelacanthcanth, baseado nos Mecha Gigans de Bioman.

Destaque especial merece o chefe-vilão General Tsu, maníaco por vilões de Super Sentai e fã do General Ka, de Dynaman, baseando seu visual neste personagem. Habilidoso modelador, ele fazia figuras de monstros e os enviava ao mundo de fantasia, onde ganhavam vida e se tornavam reais, para realizar seu sonho de um dia derrotar os Super Sentai. Tsu tinha grande conhecimento da franquia, inclusive os pontos fracos dos heróis e por isso poderia ser um poderoso inimigo. O grande problema era a falta de cooperação por parte de sua subordinada, a vilã da temporada anterior Malshina. Outro era que o General na verdade não era lá muito brilhante e até atrapalhado. Um bom antagonista para uma série cheia de piadas metalinguísticas como Akibaranger.

Marcou presença também o lendário dublê Yoshinori Okamoto, que fez vários personagens rivais na franquia, como o Pirata Espacial Buba em Esquadrão Relâmpago Changeman, inclusive com uma referência bem forte à cena em que o personagem mais brilhou.

O ator Masato Wada, que interpretou Nobuo, conta que na verdade não é versado em Super Sentai, mas interpretou seu papel de um maniaco pela franquia de forma fenomenal, dando naturalidade ao personagem. Wada faz parte do grupo de atores D-BOYS, do qual também participou Shunji Igarashi, que foi Mirai Hibino, o Ultraman Mebius. Os dois já gravaram um programa de rádio juntos.

Muita gente espera por uma terceira temporada, mas na cena final de apresentação dos patrocinadores, Saburo Hatte já deixou um recado de que agora ele poderia se concentrar nos Sentai oficiais...

O conteúdo da caixa. O número de mãos intercambiáveis é grande, além de contar com vários acessórios para as armas. Mas ainda assim faltam algumas coisas.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. O visual do herói foi feito tendo em mente fazer a versão S.H. Figuarts, então é uma representação perfeita. O visual causa certa estranheza, mas isso é intencional.

Close da cabeça. É a mesma da versão normal, inclusive com a parte em forma de serra que lembra uma franja. É usada pintura esmaltada e o visor não é feito de material transparente.

O que chama bastante a atenção é a armadura, com o formato da personagem Z-Cune Aoi, como se ela estivesse abraçada ao Akiba Red. Ela é toda feita em pintura metálica.

A escultura é magnífica, com todas as características da personagem. O rosto é esculpido, até com olhos.

A posição da cabeça foi projetada de modo a parecer que a Aoi está beijando o Akiba Red.

Detalhe dos prendedores da armadura, com o formato de braços e até com mãos abraçando o Akiba Red.

A parte da perna é um protetor para a coxa do Akiba Red (ao menos em teoria).

As inscrições "センタイ" (Sentai) de forma estilizada estão presentes.

Comparação com a versão normal. Elas usam várias partes em comum.

As peças novas da versão Super são o tronco e as coxas. O cachecol é colocado do lado contrário. A versão Super não tem os conectores das costas, que são tapados pela armadura e por isso ela não pode usar a Jet Winger que vem no Red Hawk.

As coxas da versão Super são mais grossas.

Uma melhoria na modelagem da versão Super é que não tem mais a tampa circular para o parafuso na traseira. Ela ficava em um lugar que não ficava muito bem e era motivo para piada.


3. Articulações


A articulação do pescoço é a mesma da versão normal e sofre um pouco de interferência da gola.

Como dá para imaginar, o ombro esquerdo sofre um pouco de interferência nos movimentos. Mas ainda assim se ergue bem para os lados.

O ombro até tem um sistema que permite abaixá-lo para que se mova mais, mas o esquerdo não consegue se levantar muito para a frente ou para trás devido à armadura.

O tronco é bastante flexível, embora não se arqueie muito para a frente.

O sistema de articulações das coxas foi mudado de extensíveis para esféricas. Elas são bem firmes, diferente da versão normal em que essa parte é frouxa.

Com isso, o modelo pode fazer esse chute alto sem problemas. E sem precisar de suportes para se manter em pé.

Em matéria de articulações, as duas versões não são muito diferentes. A versão Super tem os movimentos do ombro limitados, mas em compensação tem as articulações das coxas mais firmes.


4. Acessórios


Estas são as mãos comuns para ambos os lados e que vinham na versão normal.

Esta vinha na versão normal, para fazer a pose de apresentação e só tem a esquerda mesmo.

Na versão Super foi adicionada esta, com o dedo apontado.

Esta tem para os dois lados.

Esta também é nova, feita para segurar a Munyu Munyu Zubahn no modo adaga. Por alguma razão só foi feita uma direita. Ambas as mãos novas são mais difíceis de conectar no pulso da figura.

Estão incluídos dois cachecóis intercambiáveis, um para representá-lo em repouso e outro em movimento.

Assim como na Akiba Blue e na Akiba Yellow da 2ª Temporada, está incluído o item de transformação, a MMZ-01 Moe Moe Z-Cune no modo figura. Por alguma razão não incluíram o modo pistola no conjunto. Não é defeito, é assim mesmo, como vi nas instruções.

A grande novidade é a arma especial do Red, a MMZ-02 Munyu Munyu Zubahn. O modo figura é insanamente detalhado e pintado, mesmo considerando que se trata de uma peça microscópica. Tem até o decote da roupa.

A pintura do cabelo é feita em gradação.

A peça para representar o modo adaga é igualmente detalhada e bem pintada.

Esta peça representa o Munyu Moe Zubacune, modo combinado das duas armas.

Ambas as armas podem ser seguradas por mãos específicas, mas no conjunto não vem uma mão esquerda para segurar a Zubahn e não vem uma Z-Cune no modo pistola.


5. Ação


Ao sofrer um poderoso ataque de spoilers do Smartphone Monger da versão para cinema de seu desenho favorito e ao ver a realidade alterada, com Z-Cune Aoi transformado em conteúdo impróprio, Nobuo perde a capacidade de fantasiar.


Mas Yuko prepara um fanzine com sua própria versão do especial de cinema.


Com isso, Nobuo recupera sua capacidade de fantasiar.



E ele materializa uma nova arma, a Munyu Munyu Zubahn.







- CHOU MOUSOU!!!



Com esta palavra-chave, Akiba Red assume sua forma Super.


- Tenho a Aoi só para mim!


- SUPER!


- AKIBA!


- RED!!!



É só que Akiba Red luta tentando proteger a armadura ao invés de tentar se defender com ela. Com isso, à primeira vista parece que a forma Super não serve para nada mas...


- Não! O amor e a gratidão à Aoi faz com que meu poder se amplifique...


- ... e com isso fico quatro vezes mais forte!!!
Não se sabe de onde vem esse cálculo, mas lógica não tem nada a ver com isso.



- Vamos lá!



- Esta é a prova do nosso amor!






- MUNYU MUNYU ZUBAAAAHN!


- MUNYU SLASH!!!



VAMOS JUNTOS!!!
- HAAAAAAAHHH!!!


O golpe fatal com a Munyu Munyu Zubahn. Aquela serra na cabeça não é um enfeite.


Em outro episódio é revelado que Nobuo tem tara por meninas-robô e androides. Seu primeiro amor foi Cologne de Liveman. Depois disso ele se encantou com a Pibo, de Bioman, e até com a Mag, de Flashman(!).







- MUNYU MOE! ZUBACUNE!!!
Nesse episódio, ele combina as duas armas em uma muito mais poderosa.


- GOLPE FINAL! MUNYU MOE PROMINENCE!!!
ZUBAZUBAZUBAZUBAZUBAAAAHN!!!
Daí, Akiba Red dispara um poderoso tiro carregado.



Outro golpe com essa arma é o Munyu Moe Sbasher, dando uma coronhada na cabeça do inimigo.



O grupo reunido. Assim até parece um Super Sentai sério, mas...


Super Akiba Red foi um dos poucos heróis Super Sentai a ficarem gigantes (embora ele não seja oficial). Dos que eu me lembro são o Dragon Ranger em Zyuranger e o Akaninger em Ninninger.


Isso foi para impedir que Prism A (Ace), tomasse o lugar dos Super Sentai na grade horária das manhãs de domingo. Então ele enfrenta o herói (representado nas fotos pelo Ultraman Ace, no qual ele provavelmente se baseia, embora tenha elementos de Megaloman).


- Hah! Essa eu já ganhei!
- Posso saber por que?


- Porque eu estou do lado à direita do espectador e o personagem que fica nessa área se torna mais forte!


- Esta é uma tradição seguida por todas as  obras japonesas, desde os filmes de Samurai até os de Super Heróis não importa a franquia e...


- AAAUGH!!!


- Ei?! Qual é?! Tá infringindo a regra!
- Desculpe, mas é que eu já derrotei muitos inimigos ficando deste lado da tela. Até com o Ace Killer foi assim.


Muita gente vê isso como a Toei afrontando a Tsuburaya. Eu já vejo como uma coalizão para fazer troça da empresa que tentou se apossar das séries Ultra. O nome é igualzinho. A Toei também já teve problemas com essa empresa.


Além de Masato Wada e Shunji Igarashi serem do mesmo grupo de atores, o dublê que veste a fantasia dos dois heróis é o mesmo: Sanshiro Wada.


E esta foi a apresentação da versão S.H. Figuarts do Super Akiba Red, feita pela Bandai. A remodelação ficou boa, com aperfeiçoamentos, especialmente nas articulações das coxas, que eram bem frouxas na versão anterior. O número de mãos intercambiáveis aumentou e com isso é possível fazer as cenas com mais naturalidade. É só que as mãos novas são um pouco duras de conectar, algo parecido com o que aconteceu com os outros modelos de personagens da segunda temporada. E foi uma pena não terem incluído a Moe Moe Z-Cune no modo pistola, sendo necessário usar o do modelo anterior. E seria bom terem incluído uma mão esquerda para segurar a Munyu Munyu Zubahn no modo adaga, visto que ele faz isso no seriado. No total, é uma figura de boa qualidade e que recomendo para os fãs do seriado, que também é ótimo, mas é preciso ter conhecimento da subcultura nerd/otaku. E recomendo para quem não se satisfez com a participação de Changeman em Gokaiger, já que Akibaranger tem muito mais referências.



Pensando bem, esse é o único personagem de Super Sentai que tenho em versão Super. E ele nem é oficial...

8 comentários:

  1. Ehh... realmente, essa versão "Super" do AkibaRed não me agradou muito. Achei bem estranha mesmo. Aliás, quase tudo nessa 2ª temporada é pior do que na primeira. O visual novo da Malshina, por exemplo, é algo que eu achei totalmente desnecessário e que avacalhou demais com uma personagem que tinha se destacado muito na temporada anterior.

    Talvez o episódio mais divertido dessa "season 2" seja mesmo o dos "Powerful Rangers" (eps. 5). Aquilo foi sensacional!!

    Tirando isso, a primeira temporada supera a 2ª em quase tudo: personagens, música de abertura, vilões, character design...

    Pena mesmo não ter rolado (ainda) uma terceira temporada. Akibaranger é uma obra prima! Um presente que caiu do céu para os fãs de Super Sentais! É extremamente divertido, hilário e debochado sem ser desrespeitoso. E ainda coloca em discussão várias coisas que sempre pautaram conversas entre fãs do gênero: "o que faz de um Sentai OFICIAL?"; "Power Rangers é ou não é Sentai?", "Quem é Saburo Hatte"??

    Torço muito para que as aventuras do trio de Akihabara ganhem novos capítulos. Os fãs merecem!! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Bruno!

      Eu já gostei da 2ª Temporada. Muito devido ao General Tsu. Gostei muito desse personagem. E também gostei dos episódios com o Yoshinori Watanabe e com a Mitsuko Horie, assim como o que o Akiba Red consegue a nova forma e o que revela a tara do Nobuo.

      De fato, Mighty Morphin não dava para se chamar de tokusatsu. Mas Lightspeed Rescue, Time Force e Wild Force eram tokusatsu sem sombra de dúvida. Ainda me lembro do episódio em que a Wild Force consegue as motocicletas. E também não posso desmerecer o trabalho de Koichi Sakamoto, que foi ótimo nessas séries.

      As vendas de produtos de Akibaranger não foram muito boas, então talvez não dê para esperar por uma terceira temporada. Só recentemente me liguei nesse recado do Saburo Hatte no final. Mas aqui no blog eles continuam. E ainda tenho mais uma figura para apresentar dessa série.

      Excluir
  2. Show de review!

    Pelo visto esse tem orgulho de ser otaku, o cara só luta pelo desenho que ele gosta hehehe!

    Bem louco o visual, bem criativo, e de certa forma é um visual bem original. O cara curte tanto a personagem que até carrega ela para o combate hahahaha! Pior que ele lembra aqueles caras em eventos de anime que andam abraçados com dakimakuras de suas personagens favoritas hehehe.

    A modelagem é impressionante mesmo, legal que ele consegue se mover bem mesmo carregando sua donzela. E vejo que a pintura está muito caprichada!

    A Bandai é bem esperta mesmo hehe, provavelmente não botaram a pistola justamente para o pessoal ter que comprar a versão anterior. Bom, nesse caso acho que vale a pena ter os dois já que são figuras diferentes e não apenas versão antiga e renewal.

    As fotos estão incríveis! A sequência com os efeitos de luz e os braços se movendo parecem até fotos de um seriado mesmo, por um momento dá até para esquecer que se trata de uma figura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      E acho que você matou a charada! O motivo deve ser mesmo os caras que carregam dakimakuras em eventos! Eu achava que era o mesmo raciocínio dos "Itasha", aqueles carros decorados com adesivos de personagens de desenhos, mas a sua teoria é melhor.

      Pior que a estratégia da Bandai funciona mesmo. Comigo foi assim. O mais irônico é que tenho um monte de grupos Super Sentai incompletos, mas Akibaranger eu fiz questão de comprar os dois modelos de cada personagem do grupo.

      Achei que ia ser difícil fazer esse efeito dos braços com rastro de imagem, mas foi mais fácil do que eu imaginava. Quando vi pela primeira vez pensei "e agora? como vou fazer isso?". Mas foi sem (grandes) problemas. Só não consegui colocar o símbolo dos Akibaranger no fundo.

      Excluir
  3. Nobre Usys!

    Rapaz, eu demorei pra entender o que era esse detalhe prateado com azul na armadura dele, mas fui prestando atenção e vi uma mulher agarrada com ele! Hehehehe! Que parada mais sem noção!

    Muito bacana eles não só terem aproveitado peças, mas melhorado outras e acrescentado outras paradinhas para deixarem a figura mais bacana. Como só assisti a alguns episódios da primeira temporada, até que fiquei com vontade de ver tudo, porque fiquei rindo sozinho com essa sinopse da segunda temporada! Muito engraçado que tudo é na base da imaginação e fantasia dos protagonistas.

    Essa peça até que mudou bastante se compararmos com a Blue, apresentada num review passado. E que venham mais e mais reviews como esse! Até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      A fonte de poder deles é ser sem noção, então tem que ser assim mesmo.

      E recomendo ver o seriado, sim. Até que é curto e em menos de um mês dá para terminar. Só que algumas piadas são muito japonesas e é preciso ser "otaku" no sentido original da palavra para entender (no Sushi POP tem uma matéria explicando: http://nagado.blogspot.com.br/2010/02/desvendando-o-fenomeno-otaku.html). Quando eu vejo, me reconheço em um monte de situações... e morro de dar risada!

      É bom quando eles fazem melhorias no modelo posterior. O Akiba Red estava mesmo precisando, já que o primeiro modelo quase não se segurava em pé. Essa nova articulação da coxa se desgasta muito menos.

      Excluir
  4. Ótimo review! Muito louco esse visual do Akiba Red, apesar de ainda preferir o anterior. Sempre fico impressionado com o nível de detalhamento das peças da Bandai, mesmo as de menor escala. Parabéns por mais essa aquisição!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Yanker!

      Ele só assume essa forma em momentos de perigo e por isso ainda usa a anterior normalmente (ainda bem!).
      Essas armas e acessórios têm um nível de detalhamento insano. E pensar que elas são do tamanho de uma moeda!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html