domingo, 13 de novembro de 2016

Ultra-Act Ultraman Noa & Ultra-Act Dark Zagi

Saudações.

Desta vez vou falar das versões Ultra-Act de Ultraman Noa e de Dark Zagi, de Ultraman Nexus, feitas pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação



1. Informações



Ultraman Noa é um dos seres supremos do panteão Ultra, descrito como um "Guerreiro Lendário que defende a paz em todos os universos". Pouco se sabe sobre o Herói, que teria 350 mil anos de idade, e existem dúvidas até mesmo se ele é um ser vivo. O Ultraman Noa tem o poder de viajar por várias dimensões e mundos do multiverso de acordo com sua vontade e possuiria poderes quase divinos. Ele se manifesta diante de grandes crises, mas somente quando tudo o mais falha e apenas diante daqueles que não desistem frente a essas dificuldades.

Ultraman Noa luta contra as Feras Espaciais, seres que se alimentam do terror de seres inteligentes, assumindo formas que incitem esse sentimento. Um surto dessas criaturas ocorreu em um planeta do aglomerado globular M80 (ou Messier 80), na constelação de Escorpião e Noa foi enfrentá-las. Após exterminá-las em um longo e violento combate que esgotou suas forças, ele entrou em hibernação dentro desse planeta a fim de recuperá-las.


Dark Zagi, ou "Ultinoid Zagi" é uma imitação do Ultraman Noa criado por habitantes desse planeta, para ser um meio de defesa depois da partida do ser lendário, mas que acabou criando vontade própria. Zagi não conseguia aceitar que era um mero arremedo e se rebelou contra seus criadores, usando as Feras Espaciais para evoluir e espalhar o terror pelo planeta. A partir daí, ele passou a ser chamado de "O Deus das Trevas e da Destruição". Para deter essa ameaça, os habitantes do planeta implodiram seu sol, transformando-o em uma supernova e fugiram, indo parar na Terra. Uma vez lá, eles foram acolhidos e chamados de "Visitantes".

Noa e Zagi foram pegos pela explosão estelar e vieram parar no Universo dos Ultras de M78, iniciando uma grande guerra envolvendo os Gigantes de Luz e os monstros desse mundo. Noa usou um de seus poderes divinos, o Noa The Final e conseguiu selar o corpo de Zagi, levando-o consigo para o Universo anterior. Mas com isso, Noa esgotou suas energias e mais tarde, durante uma perseguição a uma Fera Espacial perigosa, entrou no corpo de um piloto chamado Shunichi Maki, dando-lhe o poder do Ultraman.

Zagi, por sua vez, entrou no corpo de um cientista, Hajime Yamaoka, e desde então tenta recuperar seus poderes usando as Feras Espaciais e os Gigantes de Trevas.


Ultraman Noa foi o primeiro personagem que apareceu no chamado Ultra N Project de 2004, que pretendia reinventar o conceito do Ultraman. O projeto consistia na série de TV Ultraman Nexus, no filme ULTRAMAN (conhecido por aqui como Ultraman The Next) e no Battle of Dream NOA, uma série de ensaios fotográficos com colagens de fotos antigas para as revistas infantis TV Magazine ("Televi" ou "Terebi", na pronúncia japonesa) e Televikun. no qual o Herói enfrentaria um exército de monstros comandado por Dark Zagi ao lado dos Irmãos Ultra de M78.

O projeto acabou terminando em fracasso, mas foi reavaliado nos tempos atuais, sendo que seus personagens fizeram aparições em obras mais recentes, como no filme Ultraman Zero - A Vingança de Belial, nas versões para cinema de Ultraman Ginga e Ultraman Ginga S e até mesmo no seriado de TV Ultraman X. O filme Ultraman The Next está disponível no Brasil em DVD pela Focus Filmes e a série de TV Ultraman Nexus pode ser vista no site Crunchyroll, mas para isso é necessário selecionar o idioma Inglês, sendo que não estão disponíveis legendas em português.

No canal do YouTube CHO Japan existem três vídeos de uma mesa redonda com o produtor Hiroyasu Shibuya, assim como os diretores Yuuichi Abe e Kazuya Konaka, mais o roteirista Keiichi Hasegawa contando sobre os bastidores do seriado. Recomendo dar uma olhadela. Está em japonês, com legendas em inglês.

Um dos princípios do Ultra N Project é "NOA NOSTALGIA", que significaria um "retorno espiritual às origens". E de fato, a descrição do Ultraman Noa corresponde ao conceito original do Ultraman, antes do advento da "Irmandade" ou da "Família" Ultra, elementos que o aproximaram dos seres humanos: um ser divino e misterioso que vem somente no momento de maior perigo em que tudo o mais falhou. E no caso de Noa, os seres que ele salva são até mesmo os Ultras "comuns", como é mostrado no filme do Ultraman Zero, também disponível no Brasil em DVD e Blu-Ray.

Os dois personagens estiveram disponíveis para venda exclusiva por tempo limitado no site da Bandai.

O conteúdo das caixas. O número de acessórios é quase o mesmo nos dois.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro do Ultraman Noa. A pintura metálica chama bastante a atenção, reforçando o aspecto divino do personagem. A proporção é diferente de outros Ultras, com braços, pernas e tornco bem compridos e esguios.

Curiosidade: o traje usado no seriado originalmente era cromado, mas isso apresentou vários problemas por causa da luz refletida, que prejudicava o funcionamento das câmeras e por aparecerem reflexos dos aparelhos e da equipe de filmagens. Por isso optou-se por usar uma camada fosca.

Visão de corpo inteiro do Dark Zagi. Em oposição ao Ultraman Noa, o corpo é todo preto, com detalhes em vermelho, mas sem as asas. Isso dá uma boa contraposição, com a imagem de um Gigante de Trevas.

Curiosidade: As figuras compartilham o mesmo molde, com poucas diferenças. Mas ao contrário da ficção, desta vez Dark Zagi é o original e o Ultraman Noa é uma remodelagem.

Close das cabeças. O molde é exatamente o mesmo, com vários detalhes, diferentes de um Ultra comum.

Os olhos de ambos não são totalmente lisos ou lapidados como joias como outros Ultras e ao invés disso, possuem sulcos, dando o diferencial necessário. Dark Zagi possui pintura nos sulcos.

A cabeça de Dark Zagi possui estampas vermelhas, enquanto que a de Noa é lisa.

Em ambos os modelos, ao invés da Luz de Aviso ou algo parecido, existe este Núcleo de Energia, representado em material transparente com textura no fundo. Nenhum dos dois possui um limite de tempo para se manterem integrados na atmosfera terrestre.

Ultraman Noa possui várias linhas brancas nas partes cinzentas do corpo.

Estas linhas estão espalhadas em vários lugares. Mas elas são apenas pintadas.

Noa também tem nas costas as Noa Aegis, asas que permitem viajar entre as dimensões e usar seus Três Poderes Supremos: o já mencionado Noa The Final, o Dimension Noa (viagem dimensional) e o Ultimate Noa (desconhecido, por nunca ter sido visto por alguém).

Dark Zagi não tem essas asas e consequentemente não consegue usar esses poderes.

Em compensação, ele tem várias linhas vermelhas por todo o corpo.

Detalhe das mãos. A diferença é a pintura, que muda completamente a impressão dos dois modelos, sendo que Ultraman Noa parece mais blindado.

Os dois lado a lado. Com isso dá para ver bem como eles são parecidos, com várias peças em comum.


3. Articulações


Os movimentos do pescoço são muito bons.

Os ombros também possuem grande liberdade de movimentos. Em ambos o ombro direito é bem duro de mover e range. Tive que usar um pouco de spray de silicone para amaciar.

Ambos possuem uma articulação giratória no antebraço e conseguem dobrar bem o cotovelo.

Os pulsos sofrem leve interferência das couraças dos braços. Nas fotos do Ultraman Noa dá para ver melhor essas áreas.

O tronco se move bem, embora não haja nenhum sistema especial.

A abertura das pernas é boa, sem grandes interferências.

O mesmo pode ser dito do sistema de articulações das pernas.

As articulações dos tornozelos funcionam bem, dando estabilidade ao modelo.


O sistema de articulações é exatamente igual nas duas figuras. A única diferença é que Noa tem as asas, com dobradiças na base.


4. Acessórios


Estes dois pares de mãos, uma fechada e outra em forma de "lâmina", são comuns a ambos os modelos. A escultura é exatamente igual, só mudando a pintura.

Estes pares são diferentes. Dark Zagi tem uma pose mais ameaçadora, em forma de garra.

Os dois têm as peças intercambiáveis nas costas para outras com conectores para bases com suporte.

Ultraman Noa vem com essas ombreiras intercambiáveis com efeitos. Mas não sei dizer o que elas representam exatamente. No meu exemplar a instalação é bem difícil.

Ficaria assim. Se as peças transparentes se movessem, seria mais fácil de usar.

Com estas peças de efeito (não incluídas) até que fica bonito.

Estão incluídas mãos para representar os raios, o Lightning Noa...

... e o Lightning Zagi.

A modelagem dos raios é a mesma, mas o Lightning Zagi tem uma coloração mais "maligna".

A mão com efeito de raio é oposta uma a outra.

Com Dark Zagi vem esta peça que simula uma pequena explosão.

Em ambos os lados existem conectores...

... nos quais são colocadas as pontas dos raios.

Ficaria algo assim. Mas com isso fica muito pesado no meio.

Está incluído este suporte para a explosão.

Ele é colocado em um conector na parte de baixo da peça.

Com isso é possível representar uma disputa de forças com os raios.



5. Ação


Dark Zagi não aceita o fato de ser um "arremedo" e para se tornar mais poderoso, usa as Feras Espaciais que ele deveria combater. As Feras se alimentam dos sentimentos de terror de seres inteligentes e assumem formas que possam causar esse medo.

Ultraman Noa se une a pessoas com forte determinação e que não desistem por mais difícil que seja o momento, chamadas de "Dunamistas". Os laços criados entre eles e as pessoas o fortalecem para que ele recupere sua forma original.


Kazuki Komon se torna um Dunamista e consegue se transformar no Ultraman. Ao ouvir as palavras de Jun Himeya, ele assume a forma Junis.



Mesmo assim, Dark Zagi é um oponente poderoso, que consegue bloquear o Over Ray Strom.



Komon ouve a mensagem de Ren Senju e assume a forma Junis Blue. Ele dispara um ataque que foi capaz de destruir Izmael, a mais poderosa Fera Espacial, mas que é facilmente repelido por Dark Zagi.


Komon acaba ficando na defensiva, mas nessa hora, as pessoas se lembram do Ultraman.




Movido pelas vozes de apoio, ele retoma sua verdadeira forma, o Ultraman Noa.


Dark Zagi urra ao rever seu odiado inimigo.






Dark Zagi não é páreo para Ultraman Noa.






Zagi é literalmente mandado para o espaço com o Noa Inferno, um soco de fogo que tem a temperatura de um trilhão de graus Celsius.




Sem dar pausa, o Herói dispara o Lightning Noa.


O vilão reage com o Lightning Zagi.




Mas perde e é destruído.


Ultraman Noa junto com o Ultraman King. Esses dois mais o Ultraman Legend são considerados os mais poderosos da franquia.


O Ultra N Project foi uma boa tentativa de se reinventar as séries Ultra. Pena que não foi compreendido e por isso não teve audiência. Mas nos tempos atuais ele foi reavaliado e agora tem o reconhecimento devido, ganhando papéis de destaque em obras mais recentes.


Esta é uma figura em soft vinyl que comprei antes de saber que iam lançar uma versão Ultra-Act. Esteve à venda no Brasil por meio de importadoras.


E só que...



"Qual é a romanização correta do personagem"? Por favor, não me faça pergunta difícil...


Outros Ultimates. Esta forma do Noa é chamada de Ultimate Final Style.
Trivia: a grafação em japonês é diferente nas duas séries, sendo アルティメット (arutimetto) para a Madoka e ウルティメイト (urutimeito) para os Ultras.


Dark Zagi com outros Gigantes de Trevas: Evil Tiga, Ultraman Belial, Darklops Zero e Camearra.


Dark Zagi aparece no romance literário Ultraman F, de Yasumi Kobayashi. Nesta versão ele é retratado como um ser arrogante, com um grande complexo de inferioridade, e que reage de forma agressiva a palavras como "arremedo" ou "imitação". É bem diferente de Ultraman Nexus, em que ele se mostra mais inteligente e até paciente, com seu plano de longo prazo para recuperar seus poderes.


E esta foi a apresentação das versões Ultra-Act do herói Ultraman Noa e do vilão Dark Zagi, feitas pela Bandai. São figuras muito boas, de alta qualidade que representam os personagens de forma brilhante. Os pontos fracos são mínimos, como os ombros muito duros e as ombreiras intercambiáveis do Ultraman Noa, difíceis de se trocar e sem um propósito definido. Mas fora isso não há nenhum outro fator desabonador. Elas são altamente articuladas, com modelagem e pintura perfeitas. Os acessórios, ainda que poucos, são adequados, até sendo possível recriar uma das cenas mais memoráveis do confronto entre os dois. E mesmo sendo quase a mesma figura, eles possuem diferenciais bem acentuados, como a pintura metálica e as asas do Noa, assim como mãos que representam a diferença de personalidade dos dois. Altamente recomendado para os fãs de Ultraman Nexus, mas atualmente eles são muito difíceis de se conseguir e são negociados a preços altos no mercado de usados. Em tempo, os dois são vendidos separadamente.

12 comentários:

  1. Show de review!

    Bem legal a história do Noa, dá pra ver que esse é um personagem grandioso. E gosto da ideia de ter um inimigo baseado diretamente nele, o que acaba gerando um vilão bem poderoso.

    As figuras são demais! A pintura do Noa é linda! Acho que prefiro esse tipo de pintura metálica. Pinturas cromadas são bonitas, mas a manutenção é complicada, e qualquer coisa já fica marcado. A pintura do Zagi também é ótima, adoro essa combinação de preto com vermelho. E tiro o chapéu pra Bandai, o acabamento dos dois está excelente.

    Belas peças de efeito. Legal que o efeito de explosão vem direitinho para encaixar os dois raios e ainda tem um suporte. Rendeu até a foto mais legal, com os dois disputando força em meio aos prédios XD
    Os efeitos dos ombros são meio estranhos mesmo, principalmente quando ele mexe os braços e os efeitos acabam encostando na cabeça. Deve doer hehehe.

    Eu estava com a impressão de já ter visto o Noa em algum lugar. Tenho quase certeza que já vi essa figura encartelada em alguma loja por aqui, há um tempo atrás.

    Bom, com um ser praticamente divino como o Noa por perto, agora mesmo que o Kyubey não dá as caras hehehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      É uma boa contraposição de Luz e Trevas. E era necessário ter um inimigo à altura. Embora o Zagi já tenha perdido para o Ultraman Gin-san, perdão, Ginga.

      Tenho que dizer que essa pintura é realmente melhor que cromado. Já é brilhante o bastante e como deu para ver, tem sucesso em mostrar o personagem como um ser de Luz. Podiam investir mais nessa.

      A peça de efeito em forma de explosão é daquelas que tem mil e uma utilidades. Usei bastante em outras apresentações. Por outro lado, acho que no Noa deveria vir uma peça para representar o Noa Inferno do que essa dos ombros. Ou fazer os efeitos serem móveis pelo menos, e mais fáceis de se conectar. Fiquei com a impressão de que ia quebrar a articulação do ombro quando tentei colocar da primeira vez.

      Tinha mesmo várias lojas com esse por um tempo. Comprei esse há vários anos atrás tendo em mente a fotoestória. Paguei caro, pois já estava esgotado e só uns dias depois soube que iam lançar o Ultra-Act...

      O grande problema com os Incubators vai ser se resolverem analisar o Noa para fazer uma cópia e consequentemente um segundo Dark Zagi para combater a Devil Homura...

      Excluir
  2. Fala, Mr. Usys!!

    O design do Noa (ou Noah, vai saber) eu sempre achei fabuloso. O interessante é que a forma inicial dele, a "The Next Enfance Type" é bastante orgânica, enquanto a forma final é metálica.

    Assisti poucos episódios de Nexus, mas tenho muito respeito pela série, pois li bastante sobre seus conceitos. Faço agora um paralelo com Metalder, que também foi um projeto arrojado e incompreendido, sendo cancelado. E ambas as séries foram tratadas com dignidade pelos produtores até o fim, pois tiveram finais intensos e emocionalmente.

    Falando do personagem especificamente, a ideia dele como uma entidade superior ficou bem legal no filme do Ultraman Zero. Então, ele estaria no mesmo nível do Ultraman King. E o Legend está na mesma categoria? Achei estranho, pois o Legend é formado por Cosmos e Justice. Mas tem o Saga, formado por Zero, Cosmos e Dyna. Esse eu achava que era o mais poderoso. Será que um dia esses Ultras "especiais" serão reunidos em uma aventura?

    Excelente registro sobre esses bonecos. E reconheci a sequência da batalha final da série de TV, ficou realmente bem legal e mostra quanto potencial essas figuras têm.

    Falou! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nagado!

      Ultraman Nexus e Metalder foram realmente injustiçados. E são a prova de que algo sério em demasia pode mesmo ser prejudicial, ao menos de acordo como o horário em que é exibido e o público-alvo. Nesse ponto os mais recentes como o X e o Orb acertaram a mão.

      O grande mérito de Nexus foi o de não fazer mudança de linha, aspecto que a equipe bateu o pé mesmo contrariando o presidente de época, o Hideaki Tsuburaya. E vendo a mesa redonda, deu para sentir o quanto de sentimento foi colocado nesse projeto.

      Esse negócio de relação de poder é bem complexo. A classificação é mais pelos fãs mesmo, que colocam esses três como os grandes "Cheatraman". Acredito que o problema do Saga foi que ele empatava com o Hyper Zetton, tendo sido necessária a ajuda dos humanos para garantir a pequena diferença que lhe deu a vitória. E por isso não dava a impressão dele ser tão poderoso quanto os outros, que derrotaram seus oponentes com facilidade. Mas acredito que o Saga seja extremamente poderoso. O duro de juntar todos eles é que a luta pode destruir um universo.

      Foi bem trabalhoso fazer a sequencia de luta, mas eu queria mostrar as possibilidades dessas figuras. Nessas horas que eu vejo o quão horrível é o "efeito dominó" e sinto na carne a lei da física de que "dois corpos não ocupam o mesmo lugar ao mesmo tempo". Um dedo no lugar errado pode derrubar tudo...

      Excluir
  3. Nobre Usys!

    Review fantástico!

    Curti bastante a história de apresentação, também. Acho muito bacana a forma como são montados os roteiros, pois os personagens não são simplesmente jogados na série, todos eles tem uma história por trás - e até um pouco complexas. Tô vendo que tô perdendo um bocado não assistindo a essas séries! Até breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Esse eles tiveram que correr bastante para adequar tudo para o final prematuro. Teve um monte de coisas que a equipe quis desenvolver mais, mas não deu tempo. Acho que pelo menos o Ultraman Nexus merece uma conferida, já que é curto. É só que tem uns toques de filme de terror...

      Excluir
  4. Muito Bom!
    Eu não sabia dessa história por trás de Noa e Zagi. Gosto muitos das partes das informações. É bem detalhado e tem várias coisas que só fiquei sabendo por esses trechos.
    Quanto à série, Ultraman Nexus me surpreendeu por inteiro. O título merece ser elogiado por praticamente toda a sua composição. Seja história, personagens, equipe de produção...tudo foi muito bom. É realmente uma pena a série ter sido injustiçada. Acho que é o que acontece quando o fator econômico interfere no desenvolvimento. Mas, mesmo assim, a arte falou mais alto e graças à insistência da equipe de produção, tivemos um Ultraman memorável que, mesmo sob pressão e encurtado à força, conseguiu dar um final bom o suficiente para que não tirasse o brilho do restante da série desde o seu início.
    Acho até os grunhidos soltos pelo Nexus mais interessantes que os dos outros hahaha (eu sei, isso parece estranho).
    No mais, parabéns pela matéria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita!

      Na verdade não foi só o fator comercial que fez a série fracassar. Houve também a opinião pública, sendo que os pais e a imprensa fizeram críticas severas ao seriado, por mostrar conteúdo inadequado ao horário e ao público-alvo.

      A série anterior, Cosmos, era transmitida à noite e mudaram a grade das séries Ultra para a manhã de sábado, que era a única disponível. O projeto já estava em andamento durante essa mudança, tendo em mente um programa noturno, e por isso não houve tempo para adequações.

      E houve fãs das séries antigas que não gostaram dos designs dos Space Beasts, que iam contra os preceitos de Eiji Tsuburaya de que "um monstro (kaiju) não é uma aberração, devendo ter certa elegância e ser retratado como um herói de sua espécie".

      Ou seja, o grande problema da série é que ela teve um tremendo azar, apesar de ser muito boa. Felizmente, graças aos esforços da equipe, ela conseguiu fechar todos os conflitos e terminar bem. Com o tempo ela foi reavaliada e agora tem o reconhecimento devido.

      Excluir
  5. Ótimo review!!! Curti principalmente o efeito metálico na armadura do Noa. As cenas de ação entre o prédios estão demais! Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Yanker!

      Na verdade não sei se aquilo é uma armadura ou se é o corpo dele mesmo. Coloquei bastante força nas cenas com os prédios!

      Excluir
  6. Respostas
    1. Obrigado, TheNetWander!

      Sempre tento fazer o meu melhor! Embora algumas vezes fraqueje...

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html