sábado, 16 de julho de 2011

S.H. Figuarts Kamen Rider Black RX

Vamos passar agora para o Kamen Rider Black RX.


Kamen Rider Black fez um enorme sucesso, o que motivou a criação de uma continuação. Koutaro Minami conseguiu emprego como piloto de helicópteros na empresa de seu tio e passou a morar na casa dele, reconstruindo sua vida. Mas surge uma nova ameaça, desta vez vinda de outra dimensão: o Império Crisis. Eles capturam Koutaro e tentam trazê-lo para o seu lado, mas ele recusa e tem seu mecanismo de transformação destruído e é atirado para o espaço. Nisso, algo misterioso acontece: a King Stone absorve poder do sol e faz com que Koutaro se transforme em um herói mais forte que o Black, o Kamen Rider Black RX. Junto com amigos como Joe Kasumi e posteriormente os dez Kamen Riders originais, ele luta para deter a nova ameaça.

Kamen Rider Black RX segue uma linha bem diferente de seu antecessor, indo por um caminho mais tradicional. Koutaro não é mais uma triste figura e parece ter se reerguido depois do que aconteceu na luta com Gorgom. Ele consegue até uma nova namorada, Reiko Shiratori (não é explicado o que acontece com a Kyouko Akidzuki, por quem ele nutria um amor platônico na série anterior, e que fugiu para São Francisco, nos Estados Unidos) e agora faz papel de irmão mais velho para seus primos, o garoto Shigeru e a menina Hitomi. Ainda, nessa série são introduzidos novos conceitos que seriam utilizados nos Kamen Riders de depois do ano 2000. Um deles foi incorporar elementos dos chamados Metal Heroes (Jaspion, Sharivan etc.), como armas e veículos além dos chutes e motocicletas tradicionais dos Kamen Riders. Outro foi a alteração de formas. RX podia se transformar no Robo Rider, uma forma mais forte e resistente, porém lenta, equipada com uma pistola, e no Bio Rider, uma forma mais ágil e dotada de vários tipos de super poderes, que o faziam ficar praticamente invencível.


RX também passou no Brasil. No entanto, como na maioria dos seriados de super heróis japoneses que passavam na época na Manchete, não foram exibidos os dois últimos episódios. Isso aparentemente foi devido a um contrato entre a fornecedora brasileira e a Toei, na qual eram comercializados pacotes de 25 episódios, sendo que a série teve 52 episódios e Black teve 51 (o que explicaria por que o penúltimo capítulo do Black foi exibido, mas o do RX não). Também foi exibida no Brasil a versão americana do seriado, sob o título de Masked Rider, com conceitos totalmente diferentes e utilizando cenas não só do RX, como também dos especiais para cinema Kamen Rider ZO e Kamen Rider J.

RX voltaria em dois episódios de Kamen Rider Decade, com o ator principal original, Tetsuwo Kurata. Mas não se trata exatamente do mesmo personagem, mas um alter-ego em um mundo paralelo em que a luta com o Império Crisis teria durado mais de vinte anos e não teria terminado. Black também voltaria no mesmo seriado em um mundo que segue o mesmo raciocínho, mas com Gorgom.

Curiosidades: O ator principal, Tetsuwo Kurata, cantava a música-tema do seriado anterior, porém não era muito bom e em RX foi substituido pelo cantor Takayuki Miyauchi nas músicas, embora ainda exista uma música cantada por ele. Tetsuwo Kurata valoriza muito seu papel como Koutaro Minami/Kamen Rider Black/RX e na sua churrascaria, Billy The Kid, existem no menu o Black Steak e o RX Steak. Ainda, Joe Kasumi foi interpretado por Rikiya Koyama, atualmente dublador. Um de seus papéis foi como o pai da Falsa Garota Lula (o nome do personagem é desconhecido) em "Shinryaku! Ika Musume".

O conteúdo da caixa. Além das mãos intercambiáveis, vem o Revolcane, sua arma fatal, além de mãos para segurar.

Visão de corpo inteiro. O modelo foi feito na mesma época do Black e por isso tem a mesma proporção, com braços e pernas longos e finos. A silhueta é mais fina que o original, mas mesmo assim ele consegue representar bem o personagem.

"Close" do rosto. Tem uma aparência menos agressiva que o Black. É muito bem feito e fiel ao original.

Devido ao desenho, a cabeça não se move muito, mas os projetistas fizeram o máximo que puderam para dar um mínimo de articulações. Ele consegue virar um pouco a cabeça e olhar um pouco para baixo.

O símbolo de Gorgom virou algo parecido com um "RX". A parte do peito tem pintura metálica.

O cinto de transformação, o Sunriser. O formato é bem mais simples que o cinto do Black.

Um bracelete que só tem no pulso esquerdo. O cinto de brinquedo que era vendido na época do seriado vinha com um bracelete nesse formato com uma antena que enviava um sinal de ativação ao cinto quando era feita a pose de trasnformação.

Assim como no Black, as coxas usam articulações em forma de esfera. Comparando com o sistema atual, que usa articulações extensíveis, parece um pouco feio, mas cumpre bem seu papel.

O Revolcane, um bastão de luz e a arma fatal do RX. O desenho já era bem simples e por isso não foi difícl reproduzir. A ponta é feita de material transparente.

O modelo vem com uma mão feita especialmente para segurar o bastão.

- Sou o filho do sol!

- Kamen Rider!

- BLACK!

- R!

- X!
A pose de apresentação pode ser reproduzida facilmente.

- RX KICK!!!
Diferente dos outros Kamen Riders, o chute não era seu golpe fatal, mas mero "golpe normal". Uma pena que as pernas não fecham totalmente.

- REVOLCANE!!!
Ao invés, ele usava o Revolcane em um jeito semelhante ao dos Metal Heroes. Daí é o golpe fatal, o Revolcrash.

RX espetava o bastão no inimigo e da ponta saiam faiscas. Ele então tirava o bastão e o inimigo explodia. Na versão americana, Masked Rider, isso foi substituído por uma bala de energia que saia da ponta do bastão, já que esse golpe era um forte demais para as crianças americanas. Existe uma personagem no jogo King of Fighters que usa um golpe inspirado neste.


Black e RX já lutaram juntos. A primeira vez foi em um especial para cinema em 3D, no qual o Império Crisis planeja viajar para o passado e matar o Kamen Rider Black antes dele se tornar o RX. Mas o plano é detido pelo RX, pelo Bio Rider e pelo Robo Rider, que surgem inexplicavelmente para proteger o Black. Pena que eu nunca pude ver em 3D e por isso não sei como funcionava na época.

A segunda vez foi em Kamen Rider Decade. O Kamen Rider Diend usa uma bala especial que invoca o Koutaro Minami do mundo do Black para o mundo do RX. Juntos eles lutam contra Apolo Geist, rival do Kamen Rider X.

Caso sirva de referência, comparação com uma figma. O tamanho é compatível e ambas as linhas podem interagir.

Como ele tem mãos para segurar, fica mais fácil colocar em uma motocicleta. Assim como no Black, a moto do RX, a Acrobatter, estava disponível por tempo limitado na loja da Bandai e não foi relançada. Sendo assim o preço dela subiu. Tive que improvisar com outra que tem quase as mesmas cores.


E assim tivemos a apresentação da versão S.H. Figuarts do Kamen Rider Black RX. Não é bem uma redecoração, mas a impressão é bem parecida com a do Black. O modelo em si é bem sólido e fácil de usar. Os pés de metal ajudam muito na estabilidade e as articulações são firmes, mas flexíveis. Os pontos fortes e fracos são os mesmos do Black e recomendo para quem é fã da série e não ligar muito para a proporção.




Preparei outra apresentação do Shadow Moon no Fórum Limited Edition. Se tiver curiosidade:http://www.estatuaslimitededition.com/t7215-review-sh-figuarts-shadow-moon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html