sábado, 3 de dezembro de 2011

Ultra Act: Glenfire

Saudações.

Desta vez vou apresentar a versão Ultra Act do herói Glenfire, feita pela Bandai.


Glenfire apareceu pela primeira vez no longa metragem para cinema Ultraman Zero The Movie 超 決戦!ベリアル銀河帝国 ("Chou Kessen! BELIAL Ginga Teikoku" ou "Super Batalha Decisiva! O Império Galático de Belial"). Ultraman Belial teria sobrevivido e fugido para outro universo onde ele reuniu soldados e criou um novo império galático, se auto-intitulando "Kaiser Belial". Ele manda cópias-robôs do Ultraman Zero, os Darklops Zero para atacar o planeta Ultra, mas os guerreiros de M78 conseguem repelir o ataque. Após analisar as peças dos Darklopses, descobre-se de onde eles vieram e Zero é enviado para deter a ameaça do Ultraman renegado. Uma vez lá, ele descobre que Belial só pode ser derrotado usando-se o Escudo de Barahdi e que sua localização só é conhecida pelos Piratas de Fogo, protegidos pelo Glenfire.

Glenfire é um bravo guerreiro, de coração quente e muito bem humorado, mas que só conversa com quem ele reconhece como guerreiro. E não é fácil derrotá-lo, sendo que além de seus poderes flamejantes, ele conta com vários golpes de luta livre. Mas uma vez conquistando sua confiança, ele luta até o fim.

Glenfire foi dublado por Tomokazu Seki, uma escolha adequada para fazer um guerreiro de fogo. Seki é mais conhecido por fazer as vozes de personagens "quentes" como Domon em G Gundam e Meito Anizawa, o Anime Tenchou. Ele também é bastante versátil e faz vozes mais calmas como a de Touya Kinomoto em Card Captor Sakura e vozes cômicas como a de Itaru Hashida (Daru) em Steins; Gate.


Glenfire é baseado no super herói Fireman (conhecido em alguns países fora do Japão como Magma Man) dos anos 1970, criado pela Tsuburaya Productions. Ele foi um dos três heróis feitos pela empresa com o objetivo de superar sua própria criação: o Ultraman, mas infelizmente eles não obtiveram seu intento. Fireman seria Misaky, um habitante de uma civilização subterrânea que vem ao mundo da superfície para proteger o planeta de invasões e monstros. Assim como o Ultraman, ele assume uma forma humana, Daisuke Misaki, e só pode ficar como Fireman na superfície por três minutos. Ele luta bravamente, mas no final, ele se sacrifica para levar ao espaço uma bomba que poderia destruir o planeta Terra, desaparecendo na explosão. Não se sabe se existe alguma relação entre ele e o Glenfire.


Glenfire é a primeira figura resultante da reformulação da linha Ultra Act. Isso pode ser visto mais evidentemente na caixa, agora mais chamativa e com letras em relevo prateado. A caixa também se abre pelos lado ao invés do topo, como nas SH Figuarts.


O conteúdo da caixa. Ele vem com várias peças feitas em plástico transparente para representar fogo.


Visão de corpo inteiro. A reformulação da linha não foi só na caixa. A figura agora é bem mais musculosa e mais delineada. A proporção é diferente da do filme, com a cabeça um pouco menor.


"Close" do rosto(?), feito em material transparente. Muito bonito e brilhante, mas é diferente do filme, que usava uma peça com cores sólidas, por razões óbvias. Desta vez, a linha Ultra Act representa o presonagem em seu conceito ao invés de ser fiel ao personagem da tela.


Trocando-se uma peça da cabeça...


... é possível instalar outra, com uma chama mais intensa. Novamente, a escultura e a transparência do material são muito bonitas.


Algumas vezes o Glenfire mexia na cabeça como se estivesse arrumando o cabelo, o que gerava essas chamas.



Os músculos são altamente desenvolvidos. Mais até que a roupa do filme. Algumas partes têm pintura de sombreamento.


Com todos esses músculos, ele se parece mais com um herói americano.


A esfera do peito é coberta por uma peça de plástico transparente. Na verdade, ela só brilharia quando o Glenfire está em combate e não existe uma peça para colocá-la em seu estado "normal".


Um melhoramento da linha é que, removendo-se uma peça é revelado um conector compatível com as Soul Stages, as bases com suporte da Bandai. Uma pena que não vem um suporte desses com a figura. O tamanho do buraco é o mesmo das bases figma e das di:Stages da Max Factory e por isso elas podem ser usadas sem problemas.


As coxas são extensíveis, graças a dobradiças instaladas nos conectores esféricos das coxas. Isso deixa a figura mais flexível. O problema é que a dobradiça não é muito grossa e pode quebrar se dobrada de mau jeito.


A articulação do tornozelo é um pouco diferente e bem melhor, com uma dobradiça esférica ligada por duas conexões giratórias na canela e no pé.


O conjunto inclui o Fire Stick, um bastão de fogo como o seu nome diz. O primeiro Fireman também usava uma lança e Fire Stick era o nome de seu item de transformação, semelhante à Cápsula Beta do Ultraman.


O Fire Stick pode ser segurado por uma mão específica. Mas por alguma razão, o modelo só vem com um lado dessa mão.


Isso faz com que seja um pouco difícil manter o bastão firme.


Esta outra peça representa o Fire Stick em movimento, como se o Glenfire o usasse para golpear. A peça é bem mais pesada, dificultando ainda mais o seu uso.


Essa peça representa um soco de fogo. Muito bonita mais uma vez e dá até para ver o punho esculpido.


Comparação com a peça de soco de fogo do Ultraman Leo. A diferença é gritante. Pelo menos a peça do Leo pode ser usada por qualquer figura, enquanto que a do Glenfire é mais limitada.


Curiosamente, está incluída essa mão com o polegar para cima, embora eu não me lembre exatamente de quando ele usou. Mesmo assim ela pode ser bem útil.



Esta outra mão representa o Glenfire segurando uma chama. Também não me lembro em que parte do filme ela foi usada, mas ajuda na imagem do Glenfire.


Ele não usa isso no filme, mas é possível representar os passos do golpe fatal do Fireman original, o Fire Flash.


Glenfire só fala com quem consegue derrotá-lo em combate. Para saber onde está o Escudo de Barahdi, Zero o desafia para um duelo.


- Venha!


Antes que Zero possa reagir, Glenfire o golpeia com socos de fogo, terminando com um uppercut que o derruba.


Glenfire dá as costas e arruma seu "cabelo", certo de que venceu. Mas...


- Eu sabia que ia dar nisso! Então eu vou engrossar!


Zero se move em supervelocidade e dá um uppercut que joga Glenfire longe e faz com que ele bata em um asteróide.


Zero então imita os passos de Glenfire, provocando-o.


- Venha!



Glenfire usa seu golpe fatal, o Glen Driver.


Zero não se faz de rogado e também o agarra...


... para aplicar seu novo golpe, o Zero Driver. Isso faz com que a luta termine.


Glenfire reconhece Zero como um guerreiro e o ajuda na luta contra Belial. No final, ele se torna parte do novo time de defesa espacial criada por Zero, a Ultimate Force Zero.


- (Xi, não é por nada não, mas acho que estou literalmente segurando vela.)

E assim tivemos a apresentação da versão Ultra Act do Glenfire. A linha está passando por uma reformulação, com os personagens mais fieis aos desenhos de conceitos do que às roupas do filme e tudo isso é mostrado no Glenfire. Me deixa contente ver os personagens mais "bonitos", mas também fico um pouco triste pois gostava quando eles eram feitos com fidelidade às filmagens. Felizmente as articulações são firmes, as peças de efeito são mais bonitas e agora a figura tem um conector para bases com suporte. Pena que ela mesma não vem com um desses. Mesmo com as reformulações, pretendo continuar a colecionar a linha, principalmente agora que anunciaram que vão lançar os Ultras clássicos com exceção do Ultraman 80 (que espero ver um dia também).


4 comentários:

  1. Quero saber se quando ele passa a mão nos "cabelos" a cabeça pega fogo, como no filme. Hehehehehe! Aí o boneco pode servir até como isqueiro! XD

    Muito legal mesmo. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Bruno Seidel! ^^)b
      O fogo parece de verdade, mas é plástico mesmo. Mas tudo bem. Eu não fumo. XD

      Excluir
  2. Escritora e muito bem, terminei vendo o filme e os OVA's que deram origem da Ultimate Force Zero: o filme foi sensacional, fiquei bem empolgada com a narrativa e andamento; deu pra pegar muito bem a personalidade da equipe do Zero, o que servirá pra dar andamento para a fanfic, já que eles estarão nas duas primeiras e nas duas últimas histórias; e como era muito fofinho e carismático o Hamada antes do Geed, deu pra ver que a carinha se manteve e sua jovialidade com o tempo, curti muito o Nao; já o irmão deste no filme, olha, surpresa que tenham mantido a voz do Ran ao invés de usar a do Zero, só mudava mesmo a personalidade, de resto, curti muito e claro, o Ultra Olho aqui era mais simples que o visto no Ultraman Geed.

    Fazia tempo que não me animava em ver um filme de tokusatsu, sério, foi muito bom de assistir. Já os OVA's foram bem diretos e deu pra pegar a personalidade do Jean-Nine deste universo. Nem falo de vozes, porque já acompanho animes que tenham o Kamiya e o Seki em diversas produções: os dois mandam muito bem nos seus personagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Escritora!

      Esse filme de Ultraman Zero foi uma tremenda aventura! Me lembrava aqueles dos anos 1980 que eu adorava, só que com tecnologias mais modernas. E desde essa época o Tatsuomi Hamada mostrava talento. Ele tinha um porte diferente de outras crianças. Com isso também deu para entender aquilo do final do filme do Geed.

      O pessoal da Ultimate Force Zero tem características marcantes e queria ver novas aventuras deles. O Glenfire faz algumas aparições rápidas nos Chronicles e Retsuden, sempre deixando sua marca (ou a do Seki, que algumas vezes improvisa). Gosto muito desse personagem!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html