sábado, 19 de abril de 2014

Ultra Act Ultra Seven (2ª versão)

Saudações.


Continuando a série de renovação do blog, desta vez vou apresentar a segunda versão Ultra Act do super herói Ultra Seven, feita pela Bandai.






Ultra Seven é um dos seriados mais populares da franquia Ultra (mais detalhes na apresentação da primeira versão aqui). E Dan Moroboshi foi o papel mais marcante do ator Kouji Moritsugu. Depois de Ultra Seven, Moritsugu fez vários papéis em filmes e seriados de samurai e voltou às séries Ultra em Ultraman Leo. A princípio ele faria um novo personagem, Tetsutaro Kawakami, que saberia a verdadeira identidade do Leo e administraria duros treinamentos ao herói. Moritsugu a princípio recusou, dizendo que queria ser sempre o Dan nas séries Ultra e daí foi feita a mudança dos conceitos no qual o Ultra Seven voltaria à Terra, mas seria derrotado e incapacitado de se transformar. Isso explica por que a personalidade do Dan em Ultraman Leo é tão diferente do seriado original. Ele ficou um tempo sem comentar a série pois se sentiu culpado por fazer a equipe se dobrar por um capricho seu.
Apesar disso tudo, ele fez personagens que não eram o Dan, como no filme Ultraman Zearth 2, mais uma vez como capitão, Ban Satsuma (uma referência a "Jiro Satsuma", o nome do jovem que teria servido de modelo para o Ultra Seven assumir uma forma humana no seriado clássico), e em Ultraman Max, como o Dr. Takeru Ozaki.

Nos anos 1990, o ator participou da paródia Uchimura Seven, um quadro do programa humorístico Ucchan Nanchan Yarunara Yaraneba! como o capitão Kirikabu. Os episódios tinham várias referências ao seriado, incluindo algumas de bastidores que só fãs com maior conhecimento entenderiam. O personagem era gay (caricato) e Moritsugu o interpretava com uma incrível naturalidade, intercalando momentos de seriedade com comédia pura. Esse era seu chiste favorito desde a época de Ultra Seven, quando ele saia para festas com a equipe de filmagens e arrancava risadas com suas performances se fingindo de gay. Moritsugu conta que se divertia muito nas filmagens da sátira e lamentou que o programa tivesse que ser cancelado depois de um acidente fatal em um dos quadros. Foi nessa que eu vi que um herói sabe rir de si mesmo.

Assim como Susumu Kurobe foi o Dr. Kuromatsu em Kamen Rider Black, Moritsugu também fez papel de vilão, mas em uma escala maior, em Kamen Rider Blade, como o ardiloso Hiroshi Tennouji.

O ator é dono de um restaurante, o Joli Chapeau, que tem uma exposição de memorabilia do Ultra Seven, incluindo uma máscara usada nas filmagens, presenteada por Masaki Kyoumoto. Um dia essa máscara foi roubada e tudo indicava que o objetivo era somente ela. Moritsugu fez um apelo para que a máscara fosse devolvida dizendo que era um pedaço dele, mas ela nunca mais foi recuperada. Ele também tem uma agência de atores e fornece pessoal para shows e eventos relacionados às séries Ultra.

Curiosidade: Moritsugu apareceu em um episódio duplo do seriado 戦え!マイティジャック (Tatakae! MIGHTY JACK) como o personagem Choushichi Dan. Escreve-se 弾超七 sendo que 弾 se lê "Dan", 超 (Chou) significaria "Super" (ou "Ultra") e 七 (Shichi) designa o número sete.



A Bandai já havia lançado o personagem na linha Ultra Act, mas agora lança uma nova versão, revisando o projeto por completo. Vamos ver como ficou.


O conteúdo da caixa. Os itens são um pouco diferentes da primeira versão, mas as peças para os golpes mais conhecidos estão incluídos.



Visão de corpo inteiro. O porte físico é bem mais avantajado que a primeira versão, mais uma vez parecendo com uma versão de histórias em quadrinhos do que com a da série original.



Close do rosto. Os olhos estão um pouco maiores e com uma cor mais forte. A cabeça foi reprojetada e não aparece mais a junção de encaixe debaixo do ouvido.



As mãos e pés possuem moldes que lembram luvas e botas, como na roupa usada nas filmagens. Os sulcos da mão são bem fiéis ao original.



Seguindo a renovação da linha, os músculos estão mais definidos, como nos abdominais e nas coxas.




O sistema de articulações é igual ao de outros modelos da linha reformulada. Sendo assim, ele consegue assumir sua pose básica de luta com facilidade.


Pose feita para ficar gigante, diferente dos outros Ultras. Por alguma razão, em Ultraman Taro ele assume a pose com o braço direito erguido.


Dentro da ficção, a placa serve como um coletor solar, o que aumenta seu tempo de atividade na Terra.



Assim como nos Seis Irmãos Ultra da reformulação da linha, existe um conector escondido nas costas para o Brothers Mantle.


O manto é um pouco difícil de colocar devido à placa peitoral, mas ainda assim é possível representar o Ultra Seven como ele aparece em filmes mais recentes. Mesmo assim é preciso cuidado para não arranhar a pintura da placa.




E existe o conector para bases com suporte.




Com isso, Ultra Seven consegue fazer sua pose de voo.


Também é possível usar a base com suporte para representar o Ultra Seven como na abertura que usava desenhos com sombras.


Está incluída uma peça de efeito para representar o Wide Shot, o raio mais poderoso do Ultra Seven.


Novamente ele é uma recoloração do Raio Metalium do Ultraman Ace. E como na versão anterior, por alguma razão ele é alaranjado e não branco como no original.
Atualização: o Wide Shot alaranjado aparece nas séries do Ultra Seven dos anos 1990 (Heisei Ultra Seven). Agradecimentos a Alexandre Nagado do Blog Sushi POP pela informação.


Mesmo assim a peça é bem modelada, com volume.




Assim como no Ultraman Dyna (Flash Type), está incluída uma placa peitoral extra, entortada em pontos estratégicos para que o Ultra Seven consiga fazer a pose com mais perfeição.



As dobras da placa são bem reais.


Com ela é possível fazer a pose do Chain Beam, que o Ultra Seven usou uma vez.


Estão incluídas mãos com dois dedos em riste para representar uma das poses do Raio Emerium, disparado da joia da testa, a Beam Lamp. Mas com a placa peitoral normal a pose não fica muito boa.


Isso se resolve com a placa entortada, e com isso é possível posicionar os dedos um pouco acima da Beam Lamp.


A outra pose do Raio Emerium pode ser feita sem problemas. Uma pena que não está incluída uma peça para representar o raio. Podiam ter feito como no Ultraman Gaia V2, usando uma cabeça intercambiável.


As mãos podem ser usadas para representar o Ultra Seven usando telecinese ou disparando o Finger Beam.



Como é de praxe, o Eye Slugger é removível. Desta vez a conexão é bem firme e não fica escapando à toa como na primeira versão.



Assim é possível representar o lançamento do Eye Slugger, que é a arma mais conhecida do Ultra Seven.




Estão incluídos dois Eye Sluggers, mas um deles tem o cabo mais comprido que o outro.


O Eye Slugger com cabo mais comprido serve para ser segurado como se fosse uma faca.




Ele pode ser colocado dentro de uma peça de efeito incluída.


A peça de efeito é longa e muito bonita, feita de material transparente e com moderada maleabilidade.



Com isso, os golpes com o Eye Slugger ficam bem mais arrojados.


O "7-Upper" (golpe original da Casa) fica bem melhor.



Outra possibilidade é usar essa peça para representar a trajetória do Eye Slugger quando ele é controlado mentalmente pelo Ultra Seven.


Vamos passar para um exemplo prático usando o Eleking.



- Dyuh...


- Dyuoh!


- NNNNN...


- DAAAAH!!!



- GHHHH!!!


- Dyuh!



- DYUAH!!!






- Dyuh!



- DAAAAH!!!


- GHHHHH!!!



- Dyuah!
- GHHHH!


- DYUAH!!!


- DAAAHHH!!!
- GHHHH!!!




- DYUAH!!!



- ?!?!?!?!?!



- DYUAH!!!


......
...
- E corta! Foi bom!


- Muito bom, garoto! Você foi ótimo!
- Ghhh! Ghhh!


- Aqui. Pode voltar.


- Puxa. Mesmo sendo um filme, me dói ter que fazer essas coisas com você.
- Ei, Ultra Seven. Parece que você já se recuperou.


- É isso aí, Konata! Estou de volta à ativa! DYUAH!
- E você parece até mais musculoso.


- Pelo visto o treinamento extra te fez bem.
- Ué?! Dois Ultra Seven?!


- Ah, não! Eu sei quem você é!


- É o Chefe do Ultra Seven!
- Muito bom, Konata! Você acertou, só para variar!
- Ei! Ela me conhece!


Nos dois últimos capítulos do seriado, surge um habitante de M78 igualzinho ao Ultra Seven que lhe dá ordens para voltar. Ele ficou esquecido por um tempo, mas depois os fãs enviaram cartas à Tsuburaya Productions perguntando quem ele era. O personagem não tinha nome, sendo que no roteiro ele aparece simplesmente como "Ser de M78" e daí foi criada a denominação 「セブン上司」 (SEVEN Joushi, ou "Chefe do Ultra Seven"). O chato é que ele mais uma vez caiu no esquecimento e nunca mais apareceu. Não que seja alguém importante, mas...


- Puxa! Alguém se lembra de mim!
- Calma, chefe.


Comparação com o modelo anterior. Podemos notar que a nova versão é bem mais encorpada e um pouco maior.


A nova versão consegue fechar bem os braços. A versão anterior só consegue fechar até o ângulo da foto.


O fechamento  das pernas é bem mais natural, sendo que a versão anterior deixa um espaço que faz com que elas pareçam tortas. Pensei que isso fosse para imitar o original, mas verifiquei novamente e não era assim.



A nova versão tem articulações extensíveis nas coxas, permitindo uma abertura um pouco maior das pernas.



A nova versão tem articulações multidirecionais nos tornozelos, que na anterior era só uma conexão esférica. Isso dá mais estabilidade à figura.


Ambas conseguem fazer bem a pose de luta.



Aqui dá para ver que o rosto é bem diferente. A nova versão é um pouco mais "magra" e tem olhos maiores.



Comparação com fotos da época. A versão anterior é bem mais próxima ao seriado clássico. O rosto do modelo atual lembra mais o das séries dos anos 1990 e de filmes mais recentes.


De acordo com o folheto de instruções, os acessórios das duas versões não são compatíveis entre si. E isso é verdade, pois os conectores das mãos da versão anterior são bem mais apertados. Eles até entram, mas são duros de tirar, o que pode danificar o conector do pulso.


Por outro lado, as mãos da versão atual entram com facilidade na versão anterior. Só que elas são um pouco grandes.


- Pare, nº 340! Você não deve se transformar!
Mas é possível usar isso para representar algumas cenas do seriado.

Em uma entrevista publicada na revista Figure Oh nº 118 de 2007, o roteirista Shozo Uehara mostrou um roteiro rejeitado da série que tinha o título provisório de "15 alienígenas + 35 monstros". Nele, o Ultra Seven seria derrotado pela horda de inimigos do título liderada pelo Alien Baltan.

Seguindo uma sugestão do monstrinho mascote Pigmon, o Esquadrão Ultra usaria um gás que irrita os monstros, com o intuito de fazer com que eles lutassem entre si e se destruíssem. Claro que isso não dá certo.

No fim surgiria o monstro sagrado Gord que derrota os inimigos e traz a paz de volta à Terra. A estória foi rejeitada pelo motivo de que havia personagens demais e o custo seria muito alto. Uehara conta que já esperava por isso e apresentou assim mesmo. Mas a ideia de um exército de monstros atacando a cidade seria usada mais tarde por Uehara nos capítulos finais de O Fantástico Jaspion.



Assim como nos outros Irmãos Ultra reformulados, está incluída esta mão, usada no primeiro capítulo de Ultraman Taro. A princípio, ela foi feita tendo em mente apenas esta situação.


E está incluída esta mão, com um formato bem interessante. Ela lembra um pouco a mão de segurar o Eye Slugger da versão anterior.


O Eye Slugger até entra, mas não fica totalmente seguro. E ele não pode ser colocado pelo outro lado da mão, que é totalmente fechado.



Na verdade ela serve para segurar o Ultra Spark e representar a cena em que o Ultra Seven entrega o Ultra Bracelete para o Regresso de Ultraman.


Ela também pode ser usada na cena da entrega do Ultra Zero Bracelete. Essa mão foi feita tendo a princípio apenas estas cenas em mente.

- Puxa, seu Dan! Esses seus desenhos de moda são muito legais!
- Obrigado, Erika.
Kouji Moritsugu a princípio queria ser estilista e foi para Tóquio com essa intenção, mas na época para isso era preciso ter um avalista e um endereço fixo. Depois de trabalhar como modelo e fazer vários bicos, acabou se tornando ator.


Com isso tenho as versões reformuladas dos Irmãos Ultra que fizeram a cabeça da criançada no Brasil nos anos 1970 e começo dos 1980.


Adicionando o Robô Gigante temos uma Seção Nostalgia. O espaço vazio está reservado para o Fantomas (se é que ele vai sair um dia).


- Quando a estrela d'Alva brilhar no céu no oeste, uma luz voará em direção ao espaço. Esse serei eu.
Curiosidade 2: A última batalha do Ultra Seven foi de noite, terminando no alvorecer, e nisso ele voa de volta para M78. Mas a estrela d'Alva (明けの明星, Ake no Myoujou em japonês, uma forma como é chamado o planeta Vênus) deveria brilhar no céu no leste e não no oeste. Até hoje se debate se isso foi um erro ou se havia algum simbolismo envolvido.

E assim tivemos a apresentação da segunda versão Ultra Act do Ultra Seven, feita pela Bandai. A reformulação ficou ótima. Eles conseguiram sanar os defeitos da versão anterior, que eram poucos, nos proporcionando a versão definitiva de uma figura articulada do Ultra Seven. A troca das mãos é suave como no Regresso de Ultraman, sendo que na versão anterior os conectores eram apertados, o que aumentava o risco de quebra. Uma pena que não fizeram o Wide Shot branco e não incluíram um efeito para o Raio Emerium. O efeito do Eye Slugger aumenta mais a impressão de que este modelo foi feito baseado em uma versão em quadrinhos. Mesmo assim, ele vem com mãos especiais para reproduzir cenas marcantes das participações do Ultra Seven em outros seriados e em filmes. Totalmente recomendado para os fãs da série Ultra.





Na próxima atualização (previsão: 26/04/2014):

S.H. Figuarts Kamen Rider Black (2º versão)

11 comentários:

  1. Fala, Usys! Cara, um dia eu vou ter esse boneco na minha estante. Sobre esse Wideshot alaranjado, eu lembrei de onde vem. Naqueles especiais de TV da fase "Heisei Ultraseven" o raio é laranja. E em livro, é citado como Neo Wideshot, mas é a mesma coisa. Mas é muito mais legal o original, branco e com efeito faiscante.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Alexandre Nagado!
      Então o Wide Shot laranja tinha fundamento. Vou colocar na matéria. Eu só tinha visto o Heisei Ultra Seven até a parte dos Alien Metron e há muitos anos e por isso eu não sabia. Até ia chamar de Solar Power Wide Shot ou alguma coisa parecida.
      Mas realmente ia ser legal se fosse branco mesmo, já que é assim que muita gente se lembra.

      Excluir
    2. Olha, os primeiros especiais são vergonhosos. Os da fase 1999 são um primor, gosto muito deles, especialmente o primeiro, a revanche do King Joe e o último. Pena que seja material "universo paralelo", sem ligação com a cronologia principal.

      E vendo aquela foto no final, com os 4 heróis de nossa infância, faltou o Goldar, dos Vingadores do Espaço. Será que existe action figure dele?

      Excluir
    3. Pior que eu nunca procurei depois pelas novas séries do Ultra Seven. Tenho que ver essa fase de 1999.
      Infelizmente não sei de nenhuma figura do Goldar com o mesmo acabamento dos Ultra Acts ou Revoltechs. Mas também torço para que saia um dia. Só não sei se vai dar para transformar em foguete. Mas para mim não precisa.

      Excluir
  2. faz um vídeo do sh monsterarts godzilla, já não fez de ultra act? é quase a mesma coisa! atenciosamente gabriel carvalho saraiva

    ResponderExcluir
  3. faça um vídeo de um brinquedo do s h monsterarts godzilla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, gcs!
      Infelizmente não conto com os recursos para fazer um vídeo e de fato, nunca fiz.
      Ainda, não tenho o S.H. Monster Arts do Godzilla.

      Excluir
  4. Recentemente teve uma discussão sobre esse fato do ator querer ser estilista ,pois alguns acreditam que o ator poderia ser homossexual (?) mas creio que nao ! ele até em casado ,você tem mais informações sobre isso. grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita!

      É certo que se fingir de gay é sua piada favorita como ele comenta em uma entrevista (Mais detalhes aqui: http://usys222.blogspot.com/2017/12/sh-figuarts-dan-moroboshi.html) e isso foi usado em uma paródia do seriado (http://usys222anexo.blogspot.com/2017/10/uchimura-seven.html).

      Mas isso tudo é para fazer comédia e não existe nenhuma informação ou evidência sobre ele ser homossexual ou não. E nem acredito isso seja importante ou relevante.

      Excluir
  5. Bom dia gostaria de saber onde eu posso copra eses boneco do ultraleve me chamo Marcelo wap 996763237

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Marcelo!

      Deixei vários endereços de lojas que frequento na seção de Links:
      https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html

      Se mora em São Paulo, eu vi uma vez na Haikai (http://www.haikaipresentes.com.br/). Experimente perguntar por lá.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html