terça-feira, 6 de dezembro de 2016

S.H. Figuarts Ultraman 50th Anniversary Edition

Saudações.

Desta vez vou falar da versão S.H. Figuarts do Ultraman, em um conjunto especial comemorativo feito pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação



1. Informações



Ultraman comemora 50 anos de sua estréia este ano e é um dos maiores ícones dos filmes de Heróis... não... da própria Cultura Pop do Japão. Sua criação é comumente atribuída a Eiji Tsuburaya, o Grande Mago dos Efeitos Especiais do Japão, mas ele não é o único responsável. Foi um trabalho em equipe de várias pessoas como o designer Tohl Narita, o roteirista Tetsuo Kinjo, os diretores Hajime TsuburayaAkio Jissouji e Kazuho Mitsuta, o diretor/roteirista Toshihiro Iijima (que assina seus roteiros como Kitao Senzoku), o diretor de efeitos especiais Kouichi Takano e muitos, muitos outros, como um promissor Shozo Uehara, roteirista que mais tarde participaria da criação de séries que se tornaram grandes franquias do tokusatsu. E também há o trabalho de artistas como Fuchimu Shimakura, que pintava os cenários, Sadao Iizuka, que desenhava os efeitos de raios e Ryosaku Takayama, que fazia a modelagem das fantasias. Ou seja, é o fruto do engenho e da arte de muitas pessoas, com imaginação, criatividade e até capacidade de improvisação com um espírito de artesania.

E esse espírito foi mantido ao longo dos anos, quando a série se tornou uma enorme franquia com várias séries derivadas, feitas por pessoas habilidosas como os roteiristas Shinichi Ichikawa, Chiaki Konaka e Keiichi Hasegawa e os diretores Ishiro Honda, Hirochika Muraishi, Kazuya Konaka e Takeshi Yagi.

Atualmente as séries Ultra estão nas mãos de pessoal altamente talentoso: os diretores Yuuichi Abe, Kiyotaka Taguchi e Koichi Sakamoto, os roteiristas Yuji Kobayashi e Takao Nakano, os designers Keiichi Goto e Hiroshi Maruyama, o ex-produtor Hiroyasu Shibuya, que continua a colaborar no planejamento das séries, além de muitas outras pessoas. As últimas séries e filmes da franquia Ultra têm sido de altíssima qualidade, como Ultraman X e a série atual Ultraman Orb. A Tsuburaya passou a distribuir suas séries internacionalmente através de sites de streaming como o Crunchyroll e com isso tem conseguido bastante sucesso. Várias obras derivadas como a série em quadrinhos ULTRAMAN e obras literárias como Ultraman Dual e Ultraman F também foram lançadas nos últimos tempos, mostrando que Ultraman está longe de acabar.


Em 2010, a Bandai lançou uma linha de figuras articuladas dedicada às obras da Tsuburaya Productions, a Ultra-Act. A linha teve vários modelos, mas com o tempo, ela foi relegada à venda exclusiva por tempo limitado pela loja virtual da empresa até que novos modelos pararam de ser lançados. E aparentemente, a linha foi totalmente descontinuada com o lançamento dos personagens das séries Ultra pela linha S.H. Figuarts, o atual carro-chefe do setor de colecionismo da empresa.

O lançamento do primeiro modelo, o Ultraman, foi feito no ano comemorativo dos 50 anos da franquia Ultra e além da versão comum, foi lançado este conjunto comemorativo com mais acessórios.

A tampa da caixa é luxuosa, com uma ilustração do Ultraman.

O conteúdo da caixa. Isso é o que viria no conjunto convencional, com exceção da base com suporte.

Isto é o que vem no conjunto comemorativo: variações de cores do kit Tamashii Option Act Building, com miniaturas de prédios, além de uma nave espacial.


2. Modelagem

Visão de corpo inteiro. Desta vez optou-se por representar o Ultraman exatamente como ele era, mostrando ainda mais as imperfeições. O visual é simples, mas segundo Yuji Kobayashi, foi isso o que permitiu que fossem criadas tantos personagens variantes a partir dele.

Close do rosto, que teve a fidelidade levada às últimas consequências, baseada na máscara chamada de "Type C", a última usada no seriado, feita de materiais mais resistentes. Os olhos são tortos como o original, assim como a boca, que representa o chamado Archaic Smile, que Tohl Narita fez baseado na estátua da divindade budista Maitreya Bodhisatvva (conhecida no Japão como Miroku Bosatsu).

O corpo é bem mais fiel ao traje original, com enchimento no peitoral. É contado que Tohl Narita fez esse visual ao ficar encantado com o porte físico do dublê Satoshi "Bin" Furuya, que a princípio ia recusar, pois pretendia ser ator. Mas Narita pediu pessoalmente a ele que aceitasse o papel, dizendo que "somente o Bin-san pode fazer esse papel".


Outra imperfeição reproduzida é a dobra na espinha dorsal, como se ela fosse feita de látex como o traje original.

Os braços e pernas são simples, com músculos mas sem tantos exageros. As linhas vermelhas são esculpidas na figura.

Comparação com a primeira e a segunda versão de Ultra-Act. Dá para ver que elas são bem diferentes, especialmente o rosto.

Comparação de tamanho com o Ultra-Act Alien Baltan.

Ele tem mais ou menos o mesmo tamanho do Zamsher, o menor dos Ultra-Acts.

Comparar com os monstros chega a ser covardia.


Um problema é que muita gente compraria para colocar ao lado do Shinjiro (ULTRAMAN), mas a diferença de tamanho é muito grande... Atualmente os personagens de ULTRAMAN são lançados em uma linha híbrida chamada Ultra-Act X S.H. Figuarts, sendo que serão lançados o ULTRAMAN ver. A e foi anunciando um ULTRAMAN ver. 7.2 Full Gear.


3. Articulações


O pescoço tem excelente liberdade de movimentos.

Esta é a articulação do pescoço. A cabeça é facilmente removível, o que significa que serão lançadas as outras versões da máscara da fantasia. Uma versão com os olhos apagados virá no Zoffy. Mas seria melhor se tivessem incluído todas desde o começo...

As articulações dos ombros se movem bem, mas no meu exemplar elas são bem duras. O ombro esquerdo em especial parece ter um erro de montagem no qual é difícil erguê-lo para os lados.

O modelo não tem articulações giratórias no antebraço e a princípio seria necessário usar o pino da ligação com o ombro.

Mas dobrando o cotovelo, é possível girar a articulação. E isso é bem útil para fazer a pose do Raio Spacium.


Fechamento máximo do cotovelo.

A placa peitoral tem um espaço que permitiria fechar bem os braços na altura do peito, mas elas são limitadas e é preciso curvar bem o modelo para aproveitá-las ao máximo.

Os pulsos têm boa liberdade de movimento. Nada muito excepcional.

O tronco se flexiona bem para todos os lados.

As coxas usam o sistema usado em modelos mais recentes, com articulações em forma de esfera ao invés das extensíveis.

As coxas podem ser giradas.

Sistema de articulações das pernas. No meu exemplar as coxas são frouxas nos movimentos para a frente, o que atrapalha um pouco.

Os tornozelos se movem bem, dando estabilidade ao modelo.

Comparação com as versões Ultra-Act. Como o Ultraman tem uma silhueta simples, sem adereços, ele pode se mover bem.


A pose característica, curvando o corpo para a frente fica bem natural na segunda versão e na S.H. Figuarts.


4. Acessórios


Estão incluídos quatro pares de mãos.

Satoshi "Bin" Furuya fazia uma curvatura característica com  a mão esquerda na pose do Raio Spacium, o que não foi representado na figura. Só espero que não lancem essa mão em algum outro modelo...

A Luz de Aviso pode ser trocada por outra, representando o vermelho piscante. No meu exemplar a borda prateada da luz vermelha não é muito definida.

Desta vez a Luz de Aviso tem uma guia para indicar qual lado fica para cima. Isso é muito útil.

E está incluída uma mão com uma peça de efeito para representar o Raio Spacium.

A peça é incrivelmente longa e desta vez é pintada de branco.

Ela consegue ser mais longa que a versão Ultra-Act!


O Raio Spacium da primeira versão Ultra-Act entra no modelo. E é a que mais gosto por achar mais fiel, tanto o formato quanto as cores.

Outra peça de efeito incluída é esta placa em PET, representando a Barreira Ultra.

Ela é cheia de estampas representando energia, iguais às do seriado. Ela deve ser colocada como se as ondas estivessem subindo.


Está incluída uma base com suporte articulado Tamashii Stage. Porém ela não é personalizada como nos modelos de Ranma 1/2 ou Precure. Podiam ter colocado pelo menos uma estampa da Patrulha Científica...

No conjunto comemorativo estão incluídos estes prédios da linha Tamashii Option Act Building, mas com cores diferentes dos kits convencionais. Dois são de cor de chocolate e os outros dois são de cor de caramelo.

O detalhamento é impressionante, com portas e janelas. E tem até partes que lembram condicionadores de ar. Com uma pintura extra, esses prédios podem ficar melhores ainda.

Um pedaço do topo pode ser removido, revelando um conector para um suporte da Tamashii Stage.


Estas três placas servem de base para os prédios.


A placa do meio, que simula uma rua, tem conectores para as outras duas.



Com isso as placas podem ser montadas em várias configurações.


Daí é colocar os prédios dos lados. A placa do meio precisava de um acabamento fosco para ser mais real...

Estão incluídos estes pinos para conectar os prédios nas placas, fazendo com que eles fiquem mais firmes.

E existem essas peças para conectar uma placa com a outra.

Montando tudo ficaria algo assim.

Com o Ultraman, o conjunto vira um mini-diorama.

Um acessório exclusivo do conjunto 50th anniversary é esta miniatura de nave espacial. Nas instruções é dito que ela seria a nave dos Alien Baltan, mas outras raças alienígenas também a usam, como o Alien Mefilas.

O detalhe da estrela tem relevos esculpidos.



Na parte de trás existe um conector para o suporte incluído e com isso é possível simular a nave voando.


5. Ação


A pose de vôo pode ser feita sem problemas. E esse foi o ponto que a equipe tomou mais cuidado.


A pose para ficar gigante não fica perfeita, uma vez que não estão incluídos punhos maiores para perspectiva. Talvez com uma lente grande-ocular...


A figura consegue reproduzir a pose de luta característica do Ultraman, com o corpo curvado sem a necessidade de sistemas especiais (embora seja menos flexível).


A figura é fotogênica e jogos de luzes e sombra funcionam bem.


Ultraman usava bastante golpes com as mãos em lâmina, típicos do karatê.


Ele também usava vários tipos de arremessos.



Em alguns ele girava o inimigo antes de jogá-lo para o ar.


Em outros, pegava o monstro pela cauda e o estatelava no chão.


Ultraman derrotou a maioria de seus inimigos com o Raio Spacium. Outro golpe icônico do Herói seria o Anel Cortante, mas não foi incluída uma peça para representá-lo.


O diretor e roteirista Toshihiro Iijima contou em uma entrevista sobre a origem do Raio Spacium. No começo ele seria disparado do dedo do Ultraman. Mas isso não teria o impacto necessário.


Decidiu-se então fazer um raio maior, que saísse de todo o braço, da ponta do dedo até o cotovelo. Mas desta vez, a pose não tinha estabilidade, com o braço balançando, o que dificultava para desenhar o efeito do raio.
Curiosidade: em Ultraman Gaia, o Ultraman Agul tem um raio com essa pose, o Agul Stream.


Finalmente, decidiu-se apoiar o braço com a outra mão para garantir que o braço não se mexesse.


Devido ao formato de "cruz" da pose, muita gente acredita que ela foi feita tendo algum significado religioso, mas não é isso. A pose teve origem em questões práticas e só.


Pena que só vem os efeitos do Raio Spacium e da barreira. Usando esta peça de efeito que vem no Ultra-Act Zoffy, é possível representar o Ultra Attack Ray.


Derrote o Invasor!


Levando a nave Baltan para o espaço.


É só que sem o Anel Cortante, o Ultraman não vai ter como derrotar o Baltan, que tem o Refletor Spelgen no peito, capaz de repelir o Raio Spacium.


Algo que por alguma razão ficou na minha memória: o Ultraman agachado no meio da cidade fazendo a pose do Raio Spacium.


Ultraman Vs Kamen Rider!


Agora os dois tem quase o mesmo tamanho. O Ultraman consegue subir na moto direitinho, mas o Kamen Rider tem problemas para fazer a pose do Raio Spacium.


Será que não fazem umas estátuas assim? Como a daquele Gundam de Odaiba.


No fim consegui reunir os primeiros Heróis de suas franquias no formato S.H. Figuarts...


- Nós já tivemos nossos filmes comemorativos. Ano que vem é a vez de vocês!
- Podem deixar!


O jeito é usar a segunda versão Ultra-Act como uma forma reforçada.

E esta foi a apresentação da versão S.H. Figuarts do Ultraman, em um conjunto comemorativo de 50 anos da série, feita pela Bandai. Na verdade eu não pretendia comprar os Ultras desta linha e ia me limitar aos monstros e alienígenas. Mas como fã da série, achei melhor comprar ao menos este conjunto comemorativo, também para ver como ficou o Ultraman. E o resultado é muito bom, com uma figura que representa o Herói de forma bem mais fiel. O sistema de articulações também é ótimo, o que permite fazer várias poses.

Mesmo assim, acho que a compra só vale para quem não tem a versão Ultra-Act, que já cumpre bem o seu papel de representar o Herói em uma figura articulada. Eu diria que enquanto a S.H. Figuarts representa o Ultraman como ele era, a Ultra-Act o representa como nos lembramos dele. A imagem "real" e a "ideal". Sendo assim, a S.H. Figuarts deve agradar aos fãs mais puristas.

Um porém é que como ele é o primeiro da série, existem vários problemas de controle de qualidade, como ombros muito duros e com erros de montagem e as coxas frouxas para os movimentos para a frente.

Outro ponto que me chama a atenção é a falta de acessórios, caso seja adquirida a versão normal. A Ultra-Act vinha com as peças de efeito de dois dos ataques mais conhecidos do Herói, enquanto a S.H. Figuarts vem só com o Raio Spacium. A barreira é boa, mas não é algo tão caro a ponto de se omitir o Anel Cortante, que virá com o S.H. Figuarts do Alien Mefilas, que será de venda exclusiva. E já que é possível trocar as cabeças, poderiam ter incluído todas as versões da máscara, mas creio que a Bandai novamente vai usar o método de incluir essas peças espalhadas em outros modelos, forçando a compra deles, ao invés de fazer um conjunto completo desde o começo. Isso já era feito em Ultra-Act, mas com peças puramente opcionais. Sendo assim, se possível recomendo a compra do conjunto comemorativo, que tem muito mais possibilidades.

Caso haja interesse, falo do filme Comemorativo dos 50 anos da franquia. Segue o link:

10 comentários:

  1. Fala, Usys!

    Mas que figura sensacional! Se os prédios fossem pintados com mais cores, ao invés de uma cor única, deixariam uma impressão ainda melhor. Não sei se existe o termo "action diorama", mas é uma boa descrição para esse produto.

    Será que o Ultraseven terá um tratamento assim em 2017? Arrisco dizer que é bem possível, vamos torcer.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nagado!

      Acho que a Bandai deixou a pintura dos prédios por conta do comprador mesmo, para economizar com custos. Mesmo assim são uma boa base para fazer as coisas, como action dioramas mesmo.

      E já anunciaram o S.H. Figuarts Ultraseven. Não só ele, como também o Alien Metron. Tendo esses prédios e uma luz alaranjada vai dar para fazer altas coisas!

      Excluir
  2. Nobre Usys!

    Que Review incrível! Acho muito bacana a ambientação antes de mostrar a figura. São detalhes que muitas vezes são esquecidos pelas pessoas, mas que fazem total diferença numa série de TV! Há um nome por trás do roteiro, do criador das fantasias, dos cenários e tudo mais! Muito bom, mesmo!

    A figura, como um legítimo S.H. Figuarts, muito bem detalhado e com suas particularidades que nos deixam meio desanimados às vezes, como essa coxa frouxa! Pude reparar que o formato das articulações das pernas é quase idêntico ao do Body Kun SH Figuarts, que já é o novo modelo das figuras lançadas há pouco tempo.

    Os mini prédios e ruas são incríveis quando unidos! Fica tudo bem legal, mesmo com uma cor só, mas destaca a figura na composição. Não sabia que era tanta a diferença de tamanho entre os Ultra Acts e os SHF! Mas dá pra ignorar, hehehe!!!

    A parte de ação parece ter saído da TV. Não lembro de ter assistido a um episódio inteiro, mas sempre vejo os trechos nos canais do Youtube que acompanho, como o Toku Doc. No mais, acho que é isso. Até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Eu acho que essa figura é uma remodelagem do Body-kun, já que ele tem as travas para o pescoço e para a cintura para que elas não girem de forma muito exagerada. E vendo que os dois são bem básicos me dá essa impressão.

      Me esforcei para fazer algo parecido com a série de TV, mas me esqueci de muitos detalhes e algumas coisas tive que fazer na memória e outras na imaginação. Para algumas tinha uns livros com fotos e pude reproduzir as situações delas. É bem legal fazer esse tipo de coisa. Pena que não deu tempo de fazer algo mais cômico ou dinâmico como as suas fotos.

      Excluir
  3. Mais um ótimo review, parabêns Ulysses!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Rubens Fernandes!
      Sempre tento fazer o meu melhor!

      Excluir
  4. Show de review!

    E show de caixa também! Achei muito bonitas a artes! É uma caixa bem luxuosa mesmo.

    Que bela figura! Lembro que até eu que conheço pouco de Ultraman fiquei tentado quando vi ele com esse montão de acessórios em pré-venda nas lojas. Estou impressionado por representarem até as imperfeições do traje real, isso é que é dedicação a fazer uma representação digna de um personagem. Bem que outras fabricantes de figuras podiam seguir esse exemplo!

    Que pena que o tamanho dele não fecha com o Shinjiro. Pena também não terem incluído as cabeças adicionais nesse pacote, ainda mais que essa é uma versão de luxo, tinha que ter tudo. Bom, pelo menos na questão do Shinjiro até não tem tanto problema, acho que o filho de um Ultra deve crescer bastante mesmo hehehe.

    Bem interessante a história da pose do raio, como ela foi pensada por uma questão mais prática do que estética, mas acabou se tornando bem icônica. Eis uma ideia que estava destinada a dar certo XD

    Belas fotos! Essas do Ultraman e o Kamen Rider estão demais! As fotos de ação parecem muito reais, os movimentos são ótimos. Só que essas fotos de ação me deram saudades da Nemurin...

    Lembro que você comentou que não pretendia pegar essa figura por já ter outros modelos do Ultraman clássico. Mas eu senti que você não ia resistir hehehe. Que bom que no final a figura agradou! Sinto que vou ver um novo Ultraseven por aqui hehehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Pode soar como desculpa, mas acabei comprando pela nave e pelos prédios. E também pelo fato de ser comemorativo. Mas ainda assim acho que a segunda versão Ultra-Act é a definitiva. Isso sem falar que este modelo sofre com aquele mal que tem em várias figuras da Bandai atualmente: o fato de não vir com tudo desde o começo. Nesse caso só a versão comemorativa compensa.

      O Seven talvez eu compre se estiver na oferta, só que não sei se tenho pique (e verba) para uma "segunda volta". Já pulei o Zoffy. Mas o OUTRO Seven (ou 7.2) já está em minhas mãos. Em breve devo apresentar por aqui.

      Acho que o Shinjiro foi feito tendo em mente o Ultra-Act. Só espero que não tenham a ideia de lançar mais uma versão dele, desta vez puramente como S.H. Figuarts...

      A gente fica pensando em algo muito profundo, mas às vezes as coisas são feitas com motivos mais simples. Foi o que aconteceu com o Raio Spacium.

      Agora eu fico pensando: se a Nemurin não tivesse dito aquilo para a Swim Swim, boa parte das tragédias poderiam ter sido evitadas. Ela não fez por mal, mas...

      Excluir
  5. Belo review! Clássicos são sempre clássicos e sempre merecem entrar em nossas coleções. Realmente os acessórios são um show a parte, sobretudo os prédios. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Yanker!

      A princípio, os prédios eram um conjunto separado, mas que foram incluídos no pacote comemorativo. Bom para compensar a falta de acessórios. A nave faz valer a pena.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html