domingo, 11 de dezembro de 2016

Tokimeki Memorial Figure Collection Vol. 2 Miharu Tatebayashi

Saudações.

Desta vez vou falar da figura de Miharu Tatebayashi, do jogo Tokimeki Memorial, ambos feitos pela Konami.


1. Informações
2. Modelagem
3. Galeria




1. Informações



Tokimeki Memorial é um jogo de "simulação de namoro" feito pela Konami em 1994 e lançado para o console PC Engine, da NEC para seu sistema Super CD Rom². O jogo contava com recursos avançadíssimos para a época, como voz para todos os personagens além de algumas animações. Esse tipo de jogo até então estava restrito aos computadores pessoais, um nicho na época, e geralmente tinham conteúdo erótico. Entretanto, Tokimeki Memorial se tornou um sucesso, mostrando que havia mercado para esse gênero entre o grande público. Tanto que mais tarde o jogo foi passado para outros consoles, como o PlayStation, o Sega Saturn, o Super Famicom e até mesmo o Game Boy. Foram comercializados vários tipos de produtos derivados como figuras, chaveiros, posteres e muitos outros. Também foram feitos desenhos animados e versões com atores reais baseados no jogo, mas que não fizeram sucesso.

O jogador seria um estudante do colegial, que entra na mesma escola de uma amiga de infância, Shiori Fujisaki, que também é seu interesse romântico. Ele ouve de um colega, Yoshio Saotome, sobre a lenda do Colégio Kirameki na qual um casal que surge da declaração de amor de uma garota debaixo da grande árvore que existe no pátio será feliz para sempre. O jogador então deve participar de atividades estudantis para se desenvolver, tanto nos esportes quanto nos estudos, e com isso se tornar um homem à altura de Shiori, que é muito boa nessas matérias, e receber sua declaração de amor. Mas no meio do caminho surgem outras colegas que podem ser alternativas a Shiori, de acordo com a área que o jogador se desenvolver mais. Por exemplo, ao dedicar bastante tempo à literatura, surge Mio Kisaragi, que gosta de livros. Ao fazer intensos treinamentos físicos, o jogador se encontra com Nozomi Kiyokawa, esportista.

No jogo é preciso dar atenção a todas as meninas, caso contrário, depois de um tempo elas passam a espalhar boatos falsos sobre o jogador, manchando sua reputação, algo representado e conhecido como "bombas". Controlar essas "explosões" é o que faz com que Tokimeki Memorial seja um desafio, um "jogo" mesmo, embora não seja algo muito real. Um jogador com má reputação pode se decepcionar profundamente com suas heroínas ao receber um tratamento bem cruel por parte delas.


Tokimeki Memorial é um jogo que reflete bem a sua época ao ter como tema principal o namoro. As comédias românticas estavam em voga e eram comuns obras nesse sentido, tendo como protagonistas garotos que não têm sorte no amor. Algumas dessas obras podem ser conferidas no Super AHAM! e no Blog Sushi POP.

Os "simuladores de namoro" são um aspecto da Cultura Pop japonesa que não tiveram muita exposição neste lado do mundo nos anos 1990, sendo que no Brasil eram quase inexistentes matérias que tratassem do assunto. Havia algumas, mas que falavam dos jogos eróticos. Parte se deve ao fato desses jogos não terem sido comercializados fora do Japão, pois para isso seria necessário traduzir uma enorme quantidade de texto e também gravar falas para as personagens, algo que demandaria muitos recursos e na época, profissionais especializados eram escassos. E também havia um fator cultural, no qual admitir que se gosta desse tipo de jogo seria a mesma coisa que se declarar um fracassado neste lado do globo e em casos mais extremos, taxado de "tarado" por gente mais desavisada. No Japão também é assim, mas aqui isso poderia ser algo muito pior, devido a conceitos arraigados de "masculinidade" e "virilidade".

Mesmo assim, esses jogos eram (e continuam sendo) bastante comuns no Japão, inclusive com adaptações de jogos eróticos de computador para consoles domésticos, mas removendo o conteúdo sexual. E existem títulos totalmente originais, com diversos temas, ora se passando em uma escola comum, ou em mundos de fantasia ou ficção científica. Em 1996, foi lançado Sakura Wars, que incluiu elementos de simulação de combate, que renovou o gênero, dando origem a outros como Galaxy Angel.

Também existe espaço para o público feminino no gênero, com vários títulos disponíveis, como Angelique e La Corda D'Oro. Visando esse público, a Konami lançou o Tokimeki Memorial Girl's Side, com personagens carismáticos interpretados por grandes nomes da dublagem como Hikaru Midorikawa, Takehito Koyasu, Akira Ishida e Tomokazu Sugita.

Atualmente esses jogos já ganharam maior aceitação, apresentando histórias melhores e dando profundidade aos personagens. E também já foram traduzidos para outras línguas, como o inglês e o chinês.

Curiosidade: a Enix (atual Square Enix) lançou um jogo em 1985, de nome Tokyo Nanpa Street, que é considerado o precursor do gênero no Japão.


Esta linha de figuras foi lançada em comemoração aos 15 anos do lançamento do jogo como prêmios para máquinas. No Vol. 2 estavam disponíveis modelos representando Saki Nijino (interpretada por Sachiko Sugawara), que foi a personagem mais popular do jogo devido ao seu jeito "boa esposa" de ser, e Miharu Tatebayashi (Shiho Kikuchi), personagem escondida e a minha favorita.

O conteúdo da caixa (com exceção do suporte em acrílico apoiando a figura na foto). O modelo é de pose fixa, então ela só vem com a base.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. Miharu é representada em trajes de inverno, com um sobretudo vermelho, com o corpo levemente curvado para a frente.

Close do rosto. Havia figuras da personagem na época, mas nenhuma conseguia representar o sorriso tranquilo e o olhar bondoso da Miharu com perfeição. As técnicas avançaram e finalmente isso se tornou possível. Ficou uma graça, representando bem a personagem, que tem até mesmo tons rosados nas bochechas.

O rosto fica bem em qualquer ângulo, sem distorções. Miharu tem uma beleza angelical e merece ser representada assim.

A cabeça fica em uma conexão esférica, possibilitando girar ou inclinar o pescoço. O cachecol limita alguns movimentos.

Embora haja rebarbas, a modelagem do cabelo é insanamente detalhada, com todas as reentrâncias representando os fios. São usados tons em gradação, mas a qualidade da pintura não é muito boa.

Detalhe dos cabelos amarrados em forma de aros, característicos da personagem. Aqui dá para ver bem que a pintura não é de boa qualidade, embora a modelagem compense. Os enfeites não usam qualquer tipo de pintura especial como metálico ou perolado.

A representação das pontas dos cabelos é totalmente fiel aos desenhos de conceitos. 

Detalhe do enorme cachecol. É bem simples, com textura comum, mas com as pontas moldadas direitinho.

O casaco é bem modelado, especialmente nos botões. A pintura e o material dão uma impressão bem real.

O casaco tem um capuz moldado.

Existem pinturas simulando sombreamento, mas que não são bem colocadas. De fato, acho que nem precisava.

Detalhe das mangas, que têm as talas com botões, típicas desses casacos.

As mãos, cobertas com luvas de frio. A parte que seria felpuda não tem textura para representar isso. A posição dos polegares é bem feita.

Os bolsos são moldados com reentrâncias que simulam costura.

As deformações do casaco são bem representadas.

Uma parte que eu não entendi da roupa: ela é totalmente lisa, sem nada, parecendo um maiô escolar. A saia é curta e não me parece algo a ser usável no inverno.

A chamada "zona absoluta". A cor da pele é um pouco mais escura que o rosto, talvez representando uma meia-calça, o que faz sentido.

Os meiões possuem algumas falhas na textura. As pernas são moldadas com panturrilhas.

As botas têm um design elegante, mas sem qualquer tipo de camada especial.

A base tem uma parte que lembra uma rua de paralelepípedos.

Os paralelepípedos têm textura e a base possui pinos de diâmetros diferentes para saber em qual pé eles devem ser colocados.

A figura não tem uma escala definida, mas me parece ser 1/12, como as figmas e as S.H. Figuarts.


3. Galeria


Algumas fotos.

Afastando um pouco a câmera.

Usando a articulação do pescoço.

Algumas pelas costas.

Mais ângulos do rosto.

Como se estivesse ao lado, olhando para o espectador.

Como se estivesse se despedindo, mas prometendo se reencontrar no dia seguinte.

A cabeça é facilmente removível e cabe direitinho em um corpo figma. É só que a proporção fica um pouco estranha...

Essa estranheza aumenta ao se usar uma S.H. Figuarts.

Não vou esconder. Eu adorava esse jogo na época e comprei a versão para Sega Saturn quando estava no Japão. Até consegui derivados como o Puzzledama e o Tokkaedama. Gastei um bom tempo jogando e acho que terminei todos com a Miharu umas cinco vezes cada. O jogo é difícil por causa das "bombas", mas se o alvo for a Miharu, não é necessário se preocupar com isso. Mas nos puzzles...

Consegui até um disco com a trilha sonora rearranjada. Na verdade, o texto das "Informações" é baseado em um que rascunhei na época com algumas atualizações. Gostava de fazer isso, mesmo sabendo que não ia ser publicado em qualquer tipo de revista ou cosia parecida.

E esta foi a apresentação da figura de Miharu Tatebayashi, feita pela Konami. Depois de quase vinte anos, finalmente consegui uma figura da personagem que mais gostava no jogo. E uma que a representa bem. Aparentemente a Konami não é tão boa quanto a Sega em matéria de figuras e por isso a qualidade da pintura não é das melhores. O acabamento não é muito caprichado, com rebarbas na modelagem e alguns pontos com retoques desnecessários. Tentaram fazer uma gradação no cabelo, mas falharam. Mesmo assim, por incrível que possa parecer o modelo ainda consegue ser bonito. O rosto é caprichado, sem distorções de acordo com o ângulo e isso é muito importante. A essência da Miharu, que é seu sorriso tranquilo e seu olhar bondoso foram representados e para mim isso já basta. A roupa é bonita, embora tenha aquele aspecto que me parece estranho. No total, recomendo por falta de opções mesmo. A chance da Konami licenciar a série para outras empresas é bem pequena.

9 comentários:

  1. Nobre Usys!

    Muito legal conhecer mais uma área em que as figuras são baseadas. Não são jogos comuns por aqui, vamos dizer assim. Lembro de ter visto um jogo do tipo quando tinha 16 anos, na casa de um amigo. Não tinha entendido qual era a ideia nem cheguei a ver ele jogando.
    Depois de um bom tempo, já com meus 24 anos, assisti a um anime hilário sobre o "deus da conquista" - o protagonista era fera em zerar os jogos desse tipo e foi escolhido por uma entidade para libertar meninas possuídas por certos tipos de monstros. Como ele conhecia o tipo de cada garota, ele usava as técnicas de conquista para poder expulsar os monstros, que perdiam a briga quando a garota se apaixonava por ele. Vale uma indicação no próximo espaço anime: Kami nomi zo Shiru Sekai.

    A figura é bem bacana, apesar de simples e com seus defeitos. Acredito que a Bandai e a Max Factory nos deixaram mal acostumados com figuras lindas e bem feitas!

    Ah, e obrigado pela indicação! Devem vir novas indicações de animes com protagonistas não populares por lá! Até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Com esse título (algo como "O Mundo que só Deus Conhece") nunca imaginaria que esse desenho teria um enredo desses! E escreve sim, quando puder! Deve ser bem engraçado.

      Fiz esta apresentação um pouco puxado pelas suas indicações. Me deu saudades dessa época e por isso trouxe a figura de uma das personagens que me encantavam nos anos 1990 (e ela na verdade continua). Ela estava comigo faz um tempo e então achei que essa era a hora.

      Excluir
  2. Show de review!

    Acho que eu nunca parei para jogar um desses jogos de simulação de namoro, o mais perto que cheguei disso foi jogando Thousand Arms do PS1, que tinha elementos desse tipo de jogo. Se bem que Persona 3 e também têm esses elementos, que aliás são bem nesse estilo de cada garota é atraída por um certo tipo de atividade.

    Esses jogos são tão falados e jogados por personagens de anime que é impossível não conhecer sobre eles hehehe. Tokimeki Memorial eu conheço por nome, até em algumas revistas de animes falavam sobre esse jogo. Interessante essa mecânica das personagens falarem mal do jogador, acredito que deve causar um sentimento um tanto amargo hehehe. Mas que tipo de coisa elas falam?
    Pior que eu já posso imaginar como essa parte de manchar a reputação funciona nos jogos femininos, os caras devem espalhar boatos de que "pegaram" a jogadora. Bem coisa de colegial hahahaha!

    Gostei da figura, ela é bem charmosa com essa pose! Legal que a cabeça pode ser removida, acho que no corpo da figma até que ficou boa, e é uma boa oportunidade de ter a personagem em outras poses. Interessante a base, é raro ver uma figura prêmio com uma base mais trabalhada assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Agora que eu me lembrei que tinha uma versão de Justice Gakuen (Rival Schools) que tinha um modo de jogo assim. Era legal porque no fim dava para usar o personagem no jogo.

      As coisas são bem extremas em Tokimeki Memorial. Quando a reputação do jogador está baixa, elas olham como se fosse uma espécie de criminoso e na melhor das hipóteses simplesmente te ignoram. Uma coisa que eu não me esqueço é uma cena da Shiori, na qual o jogador a convida para voltarem juntos para casa depois da escola e ela recusa por "ter vergonha de ficar falada entre os colegas". E nos jogos femininos os caras são muito gente boa para dizer algo assim. Pelo menos eu não consigo imaginar um personagem do Sugita fazendo essas coisas e... Peraí! Dá sim!

      Quando coloquei no corpo figma pela primeira vez pensei "meu sonho foi realizado!", mas aí achei que a cabeça ficava um pouco grande em relação ao corpo. Mas vendo bem não é tanto. Vou ver se consigo um corpo figma decente para ela. E tenho que conseguir um avatar do mesmo tamanho.

      Excluir
  3. Linda figura, ótimo review. Os detalhes são demais, principalmente se considerarmos a escala da figura. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Yanker!

      A escultura é muito boa, especialmente o cabelo. Só precisavam dar um acabamento melhor...

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá! 
    Uau, essa figure é muito gracinha, adorei o design dela! Curiosamente, desconheço a obra (jogo) pelo nome, mas parece que já o vi em alguma revista da época... pode ser equívoco ou confusão com outra série, mas a protagonista de cabelos longos com faixa amarela parece familiar. Embora seja uma peça relativamente antiga, os detalhes da vestimenta e cabelos são visivelmente bons. Estas figures traz recordações de séries como "Martian Sucessor Nadesico", que tinham coleções com modelagem bem característico deste período, algo semelhante a esta. Pessoalmente, acho lindos! 
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      A protagonista apareceu bastante na época e inspirou os visuais de várias outras do gênero. Por isso não deve ser estranho ter visto alguma parecida com ela. E de fato, conheci esse jogo na época de Rayearth. Incrível como dá para ver de quando é cada obra.

      Existe uma versão do jogo para o público feminino, o Tokimeki Memorial Girl's Side (https://www.konami.com/games/girls_side/). O elenco é de primeira linha e este ano deve sair um novo jogo da série. Por enquanto estão confirmados Yuki Kaji e Hiroyuki Yoshino (o Prunce). Pena que ainda não anunciaram para qual aparelho vai sair.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html