domingo, 22 de janeiro de 2017

Nendoroid Hotaru Shidare

Saudações.

Desta vez vou falar da versão Nendoroid da Hotaru Shidare, de Dagashi Kashi, feita pela Good Smile Company.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação


1. Informações



Hotaru Shidare é louca. Sim, ela é completamente maluca, pirada, doida mesmo. Apesar do rostinho bonito e corpo escultural de proporções avantajadas, toda essa beleza perde importância diante de sua enorme obsessão por doces. E não doces de confeitaria, elaborados, feitos artesanalmente, e sim aqueles industrializados, "lixosos" mesmo, recheados de calorias vazias, mas que são extremamente populares e já fazem parte do cotidiano. E não só doces, como também salgados, daqueles que a gente come de vez em quando para passar o tempo, elevando a taxa de sódio no organismo. Tanto que Hotaru sabe de tudo sobre eles e nunca perde uma oportunidade de mostrar seus conhecimentos.

Hotaru vem de uma família que possui uma empresa que fabrica essas guloseimas e sonha em fazer dela a maior do mundo. Ela vem a uma pequena cidade do interior em busca de um expert no assunto, You Shikada, para que ele venha trabalhar na empresa. No entanto, You é dono da doceria local, tão aloprado quanto Hotaru e impõe uma condição: a de que seu filho, Kokonotsu, toque a sua doceria em seu lugar. Kokonotsu tem intenção de ser desenhista de quadrinhos e não está nem um pouco interessado nisso. Hotaru deve convencê-lo e para isso ela usará todos os meios possíveis e imagináveis, para a infelicidade do jovem aspirante a quadrinista, que a bem da verdade tem mais talento para as guloseimas do que para o desenho.


だがしかし (Dagashi Kashi) é uma série em quadrinhos desenhada por Kotoyama, publicada na revista Shonen Sunday a partir de 2014 e continua até agora. Uma das grandes características da série é a de apresentar alguma guloseima japonesa, chamada por lá de 駄菓子 ("dagashi"), daí o título. Na página oficial da versão em quadrinhos existem links para se ler as primeiras páginas das compilações (em japonês).

A série teve uma versão para desenho animado para televisão de 12 episódios e que foi exibida a partir de 08/01/2016 até 31/03/2016. O desenho puxou mais para o lado nostálgico, com um clima bucólico mostrado na arte, com cores vivas conseguindo até representar o calor do verão em uma cidade pequena localizada na zona rural. A versão em desenho animado foi abordada no Anime Brilliant Blog, do Ronin, com resenhas semanais comentando cada episódio. Foi uma indicação muito boa, que eu e Adelmo Veloso do Super AHAM! acompanhamos, descobrindo várias coisas. As matérias relacionadas ao desenho, incluindo figuras, podem ser conferidas aqui.

Hotaru foi interpretada por Ayana Taketasu, dubladora de renome. Ela também canta o tema de encerramento, Hey! Calory Queen, que é altamente viciante.

O conteúdo da caixa. Além de pernas e braços intercambiáveis estão incluídos vários mini-acessórios representando um elemento indispensável para a personagem: as guloseimas.

Curioso que foi colocado um adesivo da Funimation, que é a empresa que detém os direitos do desenho animado no ocidente. Na versão japonesa talvez haja um da editora Shogakukan.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. Uma boa compressão da personagem, que capta bem suas características, como o estilo que tende para o "Gothic Lolita".

Close do rosto. A tampografia ficou perfeita, representando as pupilas próprias da personagem que dão a ela um ar de loucura. É só que eu sinto que ficaram muito afastadas. A escultura do rosto me pareceu um tanto plana, sem tantas curvas como outras Nendoroids. Isso pode causar certa estranheza.

A expressão "II", que é uma das verdadeiras faces da Hotaru. Ao contrário da anterior, em que ela parece uma jovem autoconfiante e um tanto fria, nesta a personagem se mostra mais "derretida", babando ao ver alguma guloseima.

A baba ao lado da boca é esculpida ao invés de ser usada tampografia.

A expressão "III", que também é uma das verdadeiras faces da Hotaru. Mostra a personagem eufórica ao falar de alguma guloseima. Graças ao suor tampografado, a peça pode ser usada para representar Hotaru tentando manter a pose quando ela se dá mal.

A fita presa com um enfeite em formato de rosa. As pontas são feitas de material maleável e presas por um pino na rosa, que permite que elas sejam giradas.

O cabelo é bem esculpido, até com um detalhe com uma reentrância para as raízes no topo. Existe pintura em gradação, embora não muito acentuada.

Apesar de ser uma Nendoroid, o busto avantajado da Hotaru foi representado. Ficou tão grande que parece que os botões da camisa vão estourar. Esse detalhe, com a fita e os babados ficaram bem feitos.

A parte de trás é um pouco mais simples. Ainda assim é possível ver os babados da gola e os suspensórios com pintura metálica nos prendedores, como na parte da frente.

Detalhe dos braços, com as mangas em formato de pufes. O braço esquerdo tem uma pulseira com babados.

Detalhe da saia, com detalhes para dar uma ideia de movimento. As dobras são bem colocadas.

As pernas tem pinturas para simular uma meia-calça. Os sapatos têm uma pintura precisa nas tiras, na sola e nos fechos, que são representados com pintura metálica.


3. Articulações


O pescoço é preso por uma Nendoro Joint, que dá boa liberdade de movimentos, limitados apenas pelo formato da cabeça.

Os ombros só giram para a frente e para trás. A movimentação para a frente sofre certa interferência do busto, o que é bem engraçado.

O braço esquerdo gira na região do antebraço e do pulso.

O direito só gira na região do antebraço.

Desta vez a cintura não usa uma Nendoro Joint e se limita apenas a girar.

As pernas usam pequenas Nendoro Joints na ligação da coxa com a virilha e se movem bem.


4. Acessórios


Para o lado esquerdo estão disponíveis essas três mãos: uma aberta, outra fechada e outra com um pino conector para os acessórios.

Estão incluídos braços com os cotovelos dobrados. No caso dos braços direitos, um tem a mão fechada e outro com um pino conector. Sei que não tinha outro jeito, mas com isso as possibilidades de poses para o braço direito ficam bem limitadas.

Dois dos braços dobrados vêm com esse ombros extras. É só que eu não consigo notar muita diferença na angulação.

Está incluída esta peça para representar os braços cruzados. A colocação é um pouco difícil, devido ao enorme busto da personagem. Felizmente ela é flexível.

Na parte de dentro tem um espaço para encaixar nos seios volumosos da personagem.

Está incluída esta garrafa de Ramune (Limonada). A modelagem é bem feita, com várias reentrâncias, iguais a uma garrafa de verdade. Com isso estou resguardado se soltarem uma figura articulada do Ultraman Orb.

A parte de cima tem um orifício, mas ele não se encaixa em nenhuma mão de segurar objetos. Se bem que ia ficar estranho segurar com a boca para baixo.

Ela é colocada em um espaço nos braços cruzados. O chato é que parte da pintura da garrafa acabou manchando os braços do meu exemplar.

Para esses outros doces é necessário aplicar adesivos. Estão incluídos dois de cada pra o caso de algo dar errado.

Aprendi mais ou menos como se faz na S.H. Figuarts do Kamen Rider Blade e usei uma pinça para isso. Senti que foi um pouco mais difícil, pois os adesivos eram mais grossos e as peças tinham uma superfície irregular. Para saber qual o lado a ser colocado para cima, deixei a peça conectada no braço.

Os acessórios acima possuem orifícios para as mãos com pinos na palma.

Este é o Butamen (literalmente, Lamen sabor porco). É basicamente um daqueles macarrões instantâneos vendidos em copos, mas de tamanho reduzido. Esse tem uma longa história e recomendo ver o desenho para saber os detalhes.

Curiosidade: por um tempo foi vendido um modelo com personagens de Dagashi Kashi desenhados na embalagem. Outro desenho que fez colaboração com o produto foi Neon Genesis Evangelion.

O modelo é tão perfeito que é representada a lingueta usada para tirar a tampa. Só que ela não é removível e por isso não dá para saber se é um "sortudo" ou não. Como vem com a Hotaru, acredito que não seja. Se bem que essa promoção acabou em 2008.

Foi feita para ser segurada pela mão esquerda, que pode ser virada para cima.

Cocoa Cigarrette. É basicamente o nosso "Cigarrinho de chocolate", com a diferença que a versão japonesa tem uma cobertura de menta em volta. O "Cigarrinho de chocolate" foi proibido por aqui por "incentivar crianças a fumar", sendo transformado em "Rolinho de chocolate". No Japão até foi proibido por um tempo, mas encontraram uma saída: usaram para uma campanha anti-fumo aconselhando a comer um desses ao invés de fumar um cigarro.

Curiosidade: foi distribuído na Comic Market de 2015 uma versão desse doce em comemoração ao lançamento da versão em desenho animado de Dagashi Kashi. E por um tempo existiu um modelo feito em colaboração com a rede de casas de conveniência Family Mart, com personagens de Vocaloid.

... Tive que encher linguiça pois a peça mesma é só um paralelepípedo com um orifício na parte de baixo e nada de mais.

Também é segurada pela mão esquerda.

Potato Fry. Basicamente a nossa "Batata Chips". A que foi representada no modelo é a de sabor frango frito. De acordo com testemunhos, esse é um daqueles que "é impossível comer um só". O personagem-mascote do produto é o Pocchi-kun, por quem a Hotaru é apaixonada e não troca por nenhum homem.

Curiosidade: na época da estréia do desenho, várias pessoas procuraram a fabricante do salgado pedindo informações sobre ele. Foram tantas que tiveram que colocar um FAQ em que algumas respostas havia caracteres escondidos que apareciam com seleção de texto, mencionando os personagens do desenho. Atualmente o FAQ está fora do ar.

Obs.: a empresa aconselha a não imitar a Hotaru ao comer quatro de uma vez, pois pode machucar a garganta. Mais do que isso, seria necessário abrir muito a boca pois cada batata é relativamente grossa.

A representação é muito boa, com as selagens em cima e embaixo e até uma lombada no meio.

A princípio foi feito para ser segurado pela mão direita.

Umai Bou (clique na inscrição com fundo vermelho ao lado do "ALL" para refinar a busca). Provavelmente a guloseima mais popular do Japão e foi a primeira a ser apresentada no desenho. Basicamente um salgadinho de milho em forma de tubo disponível em inúmeros sabores, sendo que alguns já saíram de linha e outros são de edição limitada.

Curiosidade: além de Dagashi Kashi, muitas outras obras já fizeram colaboração com esse produto. Entre eles está Puella Magi Madoka Magica, com o personagem-mascote usando roupas das personagens do desenho. O Umai Bou aparece em muitas outras obras, como por exemplo Gintama°. E existe até um jogo de "pachislo" com o produto e seu personagem-mascote, seguindo esta linha de raciocínio.

Obs.: não usa milho transgênico.

A peça não tem orifícios e é segurada pela figura da mesma maneira que o Ramune. Assim como o Potato Fry, tem as selagens com serrilhas representadas em cima e embaixo.

Comprei direto com a fabricante no período de pré-venda e como bônus veio esta peça para representar outra guloseima. 

É necessário aplicar um adesivo e desta vez só tem um. Se algo der errado...

Cabbage Tarou. Salgadinho de milho da mesma fabricante do Umai Bou, temperado com alga picada e tem sabor de molho worcester. Apesar do nome não tem couve na fórmula e existem várias teorias quanto à razão desse salgado ser chamado assim. Porém a fabricante não revela o motivo desse nome.

Curiosidade: Cabbage Tarou não é o personagem-mascote, um sapo vestido de policial, que não tem nome definido.

Obs.: não usa milho transgênico.

A peça é estranhamente elaborada e representada aberta com os salgadinhos à mostra.

Existe um orifício nas costas do pacote, que pode ser colocado em qualquer uma das mãos com um pino.

É só que a conexão é um pouco duro e por isso o pino pode acabar saindo da mão.

A base com suporte incluída é comum, sem nada de especial. A conexão com as costas é fácil e fica bem presa. Também está incluída uma Nendoro Joint reserva para o pescoço.


5. Ação


Hotaru a primeira vista parece ser uma menina bonita e inteligente.

Mas quando ela abre a boca essa impressão vai por água abaixo com o seu papo sobre guloseimas. Se entra açúcar e sódio na veia, aí ninguém segura!

"Dorgas", mano...

Muitas "dorgas"...

Hotaru é tão aloprada que consegue ficar bêbada com uma cerveja de mentira, a Namaiki Beer, que consiste em duas pastilhas efervescentes que fazem um refresco gaseificado com sabor de abacaxi. Não contém álcool.



Hotaru nunca perde a pose, mesmo caindo de cabeça em um arrozal cheio de fertilizante. E tudo isso por causa de um palito de sorvete premiado.


E então...


- Quer um?
Comprando "dorgas" com uma fornecedora confiável?


Com essas duas juntas não há doceria que aguente!


Tendo outras Nendoroids o leque de opções aumenta. Como esta mão com o "Pochy" que veio na Kagami. Só que o diâmetro do pulso é diferente, fica mais frouxo na Hotaru.


Hotaru vem ao Brasil em busca de novos sabores. Se bem que tem muita coisa daqui que não é diferente de lá...


E esta foi a apresentação da versão Nendoroid da Hotaru Shidare, feita pela Good Smile Company. Comentei uma vez que esta seria a primeira Nendoroid de uma personagem que não é a Miku Hatsune que eu compraria depois de tanto tempo. O modelo vem com toneladas de acessórios e conta com um bom número de mãos e braços intercambiáveis. A escultura do corpo e do cabelo ficaram excelentes, com vários detalhes esculpidos e pintados. Mas sinto alguma estranheza ao ver o rosto, especialmente a expressão "I". Os motivos são os citados quando falei dela e por isso ela só fica boa em alguns ângulos. As outras expressões, por outro lado, foram bem escolhidas e combinam com a personagem. No total, o resultado ficou bom, captando a essência da Hotaru. Recomendo para os fãs do desenho e torço para que soltem a Saya também, já que as duas aparecem na versão Nendoroid no fim de cada episódio.

Na verdade esta matéria deveria ter sido feita no Ano Novo, mas devido a vários problemas no trânsito para cá, a figura só chegou às minhas mãos agora. Pretendia fazer dessa apresentação uma forma de agradecimento ao Ronin e ao Adelmo Veloso pelo apoio continuado no ano que se passou. Por isso eu escolhi uma figura da personagem de um desenho que vimos, comentamos, rimos bastante e no qual fizemos várias descobertas. Sendo assim, dedico agora a matéria a eles. E tomara que soltem algo do Sakamoto, de Sakamoto Desu ga? este ano para ver se cumpro meu intento desta vez.

4 comentários:

  1. Nobre Usys!

    Que maravilha essa figurinha, meu nobre! Não imagina a alegria que me deu ao visitar a página e encontrar a louca da Hotaru por aqui! Nostalgia purinha essa garota! Sabe que muitas vezes fico voando quando aparecem as nendoroids de animes que nem sei que existem, né? Esse eu posso dizer com orgulho que conheço e curti pra caramba! Tenho certeza que alguém mais louco que eu por Dagashi Kashi vai comentar logo em seguida! Ronin!!

    A figura é bem legalzinha, mesmo! São muitos acessórios, o que traz infinitas possibilidades de brincar com ela! Ainda mais utilizando nossos doces brasileiros, como no fechamento da matéria. Ainda bem que vem dois adesivos para cada coisinha, porque se fosse eu, praticamente teria que usar o segundo em todos!

    A parte de ação caiu muito bem, ainda mais interagindo com outra personagem, utilizando seus acessórios!

    Realmente, foi muito bom ver tudo isso aqui! Eu achei muito bacana poder acompanhar um anime e ter com quem discutir o episódio da semana! Só consegui fazer com esse, Sakamoto e Prison School. Acho praticamente impossível aparecer alguma figura desse último, já que são praticamente Hentais! Sobre a correria, entendo muito bem, eu acho. No final, dá tudo certo!

    Até a próxima, nobre amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Pensando bem já faz um ano que a gente viu o desenho e conheceu essa menina completamente alucinada. O tempo voa e já faz parte da "Sessão Nostalgia". Mas era legal!

      Era para eu ter usado uns doces japoneses, já que conheço várias lojas especializadas em produtos japoneses. Mas acabei não comprando por falta de fundos e por não gostar muito desse tipo de guloseima. Não ia saber o que fazer com elas depois. Então improvisei com esses que eu tinha em casa. Acho que a Hotaru ia gostar de conhecer novos sabores.

      Pior que até tem figuras de Prison School, mas nenhuma articulada. Isso sem falar que são muito caras e nunca ficam muito boas. Do Sakamoto eu ouvi falar de um Revoltech, mas que também não ficou muito bom. Uma pena, já que desses a gente deu enormes gargalhadas.

      Excluir
  2. Show de review!

    Essa é a Rainha das Calorias hehehe! E lógico que ela vem com seu arsenal de guloseimas (e pensar que podia ter ainda mais hehehe)!

    Ela ficou melhor do que eu esperava, o carisma da personagem falou mais alto no final das contas hehehe. O rosto 1 é que ficou um pouco estranho mesmo, e como eu já havia mencionado no DCV eu queria muito que ela tivesse mais opções de poses com as guloseimas para mais zoeira, e um rosto comendo ou bebendo também seria ótimo. Mas no geral ela é bacanuda, e só não peguei porque durante o período de venda dela eu estava em economia absoluta hehehe.

    Representou muito bem as cenas hahahaha! Essa sequência das "dorgas" não pose faltar quando o assunto é Hotaru hahahaha! E muito bem sacado usar esse rosto para ela bêbada, somando isso com a pose e a caneca a foto ficou simplesmente perfeita! Foi impossível não soltar uma bela gargalhada XD
    Por falar em perfeição, fiquei besta com a representação desse Butamen! Perfeito! Só falta ter comida dentro hehehe. O cigarrinho seria mais interessante se a caixa estivesse aberta com um cigarrinho para fora. Na verdade, eu trocaria esse acessório facilmente por um Fugashi gigante ou o terrível Ramune em pó hehehe. E eu não lembrava desse bônus da GSC, bem bacana, mas eu ainda trocaria pelos outros que citei hehehe.

    Bem interessantes essas curiosidades, não sabia de nenhuma hehehe. Dá pra ver que o anime deu uma boa sacudida no mercado de guloseimas japonesas, que legal! Hotaru no Brasil, partiu comer umas Trakinas hahahaha!

    Não tinha pensado nessa Nendo da Kyouko, a sinergia ficou ótima, as duas com as gulosemias hehehe. Aquela Nendo da Umaru ficaria perfeita com essas duas.

    Tamo junto! Eu é que agradeço pela companhia e pelo papo nas matérias! A mesinha de bar é sempre divertida hehehe
    Nossa, imagina um Nendoroid do Sakamoto! Puro estilo em miniatura hahahaha! Pior que ficaria maneirão mesmo, se aparecer outra daquelas votações da GSC vou lembrar de votar no Sakamoto XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Pois é! Faltou o Ramune em pó, que rendeu um dos momentos mais engraçados do desenho. Morro de rir dessa! Ia combinar com o rosto babando. Sendo assim me contentei com a "cerveja de mentira" já que tinha umas que vieram com a Ika Musume. O Sakura Bou também ia ser uma boa pedida.

      Não é só Sakamoto que vem para o Brasil. Hotaru também vem fazer umas pesquisas in loka... perdão, in loco. Junta ela, a Kyouko e a Umaru e aí adeus doceria. Elas devastam tudo! E curioso que a Kyouko também vem com um Umai Bou...

      O Sakamoto eu queria que saísse em figma. Se o Kaito já ficou daquele jeito imagina o Sakamoto! Ia ser Stylish Praise com louvor. Logo deve ser a WonFes. Vamos ver se tem algo nesse sentido por lá.

      Creio que ela não deva sair muito cara em mercados de usados ou em liquidações. Mas conseguiria segurar a Hotaru, a Erio e a Marika juntas na sua casa? E ainda por cima no meio de um monte de personagens de Gintama?

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html