domingo, 19 de fevereiro de 2017

S.H. Figuarts Cure Peace

Saudações.

Desta vez vou falar da versão S.H. Figuarts da Cure Peace, do desenho Smile Precure!, feita pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação

Obs.: Esta apresentação usa os conceitos japoneses. Algumas partes, como os nomes de golpes e frases de efeito são traduções/adaptações que fiz desta versão. Por isso elas são diferentes do que aparece em Glitter FORCE.



1. Informações



Yayoi Kise é uma menina tímida, que adora desenhar e sonha em ser quadrinista no futuro. Mesmo sendo retraída, ela é perseverante e quando decide fazer uma coisa, vai até o fim. Sua outra paixão são Super Heróis e Yayoi sonha em ser como eles um dia. De fato, na versão em romance literário de Smile Precure! ela gasta duas páginas inteiras do livro para dizer o que ela vê de bom nos Heróis (o fato dessa parte ser idêntica ao prefácio de Como fazer um programa de Heróis de Tokusatsu, do mesmo autor, é mera coincidência...?).

Yayoi muitas vezes é a parte cômica do grupo, como em um antológico episódio em que ela prega uma peça de primeiro de abril em suas amigas, mas o resultado acaba saindo fora de seu controle. Os poderes elétricos de sua forma como Cure Peace às vezes são fortes demais e ela mesma acaba tomando choques.

Mesmo assim, Yayoi não é apenas uma menininha fofinha. Ela perdeu seu pai quando era bem pequena e por isso carrega uma chaga no coração, como é mostrado no episódio 19 da série de TV (resumo e impressões aqui). E isso também tem consequências na versão em romance literário, na qual ela percebe que às vezes, mesmo realizando um sonho e ganhando muito dinheiro, isso não é garantia de felicidade. Ela perde o controle de sua vida, como acontece com vários desenhistas de obras que alcançam grande fama, às vezes mundial. E suas obras vão perdendo a alma.

Yayoi à primeira vista parece ser medrosa, mas não se abala com insetos e fantasmas. Pelo contrário, ela até gosta e se fascina com isso, algo que surpreendeu até mesmo sua dubladora, Hisako Kanemoto, que achava que Yayoi se assustava com qualquer coisa. Kanemoto se identifica bastante com Yayoi, vendo vários pontos em comum com a personagem, com exceção do seu sonho de se tornar desenhista de quadrinhos. Segundo ela, em uma entrevista, as séries Precure fazem com que as pessoas se lembrem de algo que elas esqueceram, como "levar até o fim o que se propôs a fazer". Kanemoto também se emocionou ao ver as crianças recepcionando as personagens em um evento de apresentação, mesmo antes do desenho estrear. E ela se empenhou no papel desejando que as crianças se inspirem em Precure assim como ela se inspirou em Sailor Moon. Mal sabia Kanemoto que mais tarde ela mesma seria Ami Mizuno/Sailor Mercury em Sailor Moon Cristal.


Curiosamente, a Cure Peace foi o primeiro modelo da linha e não a Cure Happy, como é o usual. E ainda por cima, teve venda aberta. Isso se deveu à estrondosa popularidade que a personagem conseguiu  com seu jeito gracioso, arrebatando corações de várias pessoas e trazendo novos fãs à franquia. De fato, no evento Comic Market foi lançada uma enorme quantidade de fanzines com a personagem. O número de grupos que venderam esses fanzines foi tão grande que chegou a encher duas páginas do catálogo do evento. Alguns fãs mais ardorosos Yayoi chamam de "Yayo-tan".

Em Glitter FORCE, Yayoi se tornou "Lily", mas manteve parte de seu nome como "Glitter Peace". Houve algumas mudanças na personagem, como a remoção do Jankenpon da cena de apresentação, talvez por esse jogo não ser muito popular nos Estados Unidos. Eu sugeriria Fátima Noya para fazer sua voz na dublagem brasileira, mas não foi assim.

O conteúdo da caixa. Vem com várias mãos, inclusive a que dá nome à personagem.


2. Modelagem




Visão de corpo inteiro. Ficou bem bonitinha e graciosa, exatamente como a personagem do desenho. Manipulei várias S.H. Figuarts das séries Precure que apresentavam problemas nos projetos e na modelagem e por isso tinha aquela ideia de que a Bandai não é boa com personagens de desenho Animado. Isso mudou com a Peace.

Close do rosto. Yayoi redefiniu o conceito do "kawaii" e isso é bem representado na figura. A desenhista Toshie Kawamura deu instruções para que os olhos de Yayoi fossem grandes e expressivos.

A expressão "B" é com uma piscadela, usada na pose de apresentação. O formato do sorriso é um pouco diferente, mais estreito do que na anterior.

Esta expressão é com Yayoi prestes a chorar. Ou pode ser usada para representá-la envergonhada. Vontade de apertar essas bochechas rosadas... 

Esta expressão não pode faltar em uma Precure, que é a de luta. Só que as sobrancelhas mostram um pouco de insegurança, como é de se esperar da Yayoi. 

Os enfeites em forma de asinhas, comuns à todas as Smile Precure, ficam em um só lado da cabeça. A tiara é inclinada, com a joia representada com pintura metálica.

A enorme cabeleira, que muita gente compara a um cacho de bananas. Esta peça é pesada e por causa disso não é possível colocar o modelo de pé sem o uso de suportes. 

A roupa é mais graciosa que as outras Cures, com formas mais arredondadas. 

O broche com o emblema das Smile Precure e um enorme laço de fita.

Debaixo das ombreiras existem essas mangas com o formato de pufes. Isso dá o aspecto mais gracioso ao visual. As joias das ombreiras são representadas com pintura metálica.

A saia rodada, com as dobras esculpidas direitinho. A "cauda de andorinha" é curta. 

A pochete para carregar o Smile Pact, que todas as Smile Precure possuem.


As botas são mais curtas, diferentes das demais. Existem adornos que se parecem com asinhas.


3. Articulações


A protoforma é um pouco diferente da Happy e da Sunny e por isso desta vez vou apresentar mais detalhadamente.

O rabo de cavalo é bem pesado, mas ainda assim a articulação do pescoço se manteve firme, mesmo depois de muitos anos exposta na minha estante.

O rabo de cavalo é preso por uma conexão esférica.

Por isso ele pode ser colocado em várias posições, se não fosse tão pesado.

O enfeite em forma de asinha também é preso por uma conexão esférica e pode se mover.

Apesar das mangas, os ombros têm uma gama de movimentos bem maior do que parece.

O cotovelo se fecha bem. Desta vez não encontrei nenhuma rachadura em algum deles.

As articulações dos pulsos não são muito projetadas para fora e por isso não se movem tanto.

É melhor pensar que só o peito se move na articulação do tronco. Mesmo assim ele se move bem.

É só que em alguns movimentos fica essa enorme abertura. No meu exemplar essa articulação se desgastou com o tempo e ficou frouxa.

As articulações das coxas usam o mesmo sistema usado nas Sailors e por isso se extendem bastante.

Graças a elas, a Yayoi consegue mover as pernas bem mais que suas colegas.

Ela pode até se ajoelhar, algo que as outras não conseguem.

Com isso, os chutes da Yayoi ficam bem mais bonitos.

A única desvantagem é que Yayoi não tem articulações giratórias nas coxas, na altura das leggings, e só pode contar com as que ficam na articulação da coxa. Mas ainda assim ela consegue fazer esta voadora.

Os tornozelos se movem bem, mas não os suficiente para manter toda a sola do pé no chão.


4. Acessórios


As mãos incluídas têm exatamente as poses do "Jankenpô", com "papel", "pedra" e "tesoura".
Curiosidade: na cena de apresentação, Yayoi muda a mão para uma dessas a cada capítulo. Assim é possível jogar Jankenpô com ela. No Blu-Ray tem um extra só com esse jogo. Quem ganhasse dela teria uma "Super Sorte" pelo resto do dia.

Esta mão, com três dedos em riste é usada na cena de apresentação em grupo.


O conector do pulso é um pino, sem bolinha na ponte, como na primeira leva da Sailor Moon (a segunda leva usa o conector com bolinha, conforme informação da Midori Gurin). Pessoalmente gostava mais assim.

Esta mão segura o Smile Pact, o item de transformação das Smile Precure. Ele também é usado para carregar energia para soltar o golpe especial.

O Smile Pact é removível. Apesar de microscópica, a peça é bem modelada e pintada.


A conexão intercambiável para o pescoço sem os movimentos na vertical. No caso da Yayoi isso é altamente necessário.


A base com suporte incluída. A estampa é a mesma da Happy e da Sunny, mas o suporte é diferente.


Ele é seccionado, como no da Sailor Moon.


Com isso, o suporte pode ser posicionado de vários jeitos, mas perde um pouco a firmeza.


O formato da garra é parecido com o da Cure Sunny.


5. Ação



READY...
- PRECURE! SMILE CHARGE!!!
GO!!!



GO GO! LET´S GO PEACE!






















- Brilha brilha brilha assim!



- Janken...


- ... PON!




- CURE PEACE!!!
A pose de transformação e de apresentação é bem difícil de se fazer devido ao rabo de cavalo pesado. A abertura na articulação do peito também prejudica.
Na versão americana, tiraram o "jankenpon" e por isso o telespectador não pode jogar com a Yayoi e nem ter a oportunidade de ter a "Super Sorte" por um dia ao ganhar dela.


No começo, Yayoi segurava o Smile Pact à frente para poder carregar energia para o golpe especial.


- PRECURE!



- AI!


- PEACE!



- THUNDER!!!
A voltagem do Peace Thunder é tão alta que a própria Yayoi se assusta ao disparar. Mas em duas ocasiões ela suportou com coragem.

- PRECURE! PEACE THUNDER...


- HURRICANE!!!
Ao despertar para seu verdadeiro poder, Yayoi aprende esse golpe mais poderoso.


- PEACE DEN KICK!!!
Usando a peça que vem no Kamen Rider Stronger, dá para fazer esse chute elétrico (que não foi usado no desenho).


Yayoi é fã de super heróis. Agora ela pode realizar seu sonho de se encontrar com eles. Aqui com dois Riders que têm pontos em comum com a Yayoi.


A consagração de Yayoi como um dos Irmãos Ultra? Curiosamente existe um conto chamado Ultraman Sisters, escrito por Yuji Kobayashi, que cuidou de várias histórias da Yayoi.


- Que cara é essa? Que olhar é esse? Que lágrimas são essas? Não é com essas lágrimas que você vai conseguir defender a Terra!
- Posso ser chorona, mas sou bem persistente!


- Senti firmeza! Está aprovada!
- Obrigada, Sr. Dan!


- PRECURE! LIGHTNING MACH! WEEEEI!!
Em Precure All Stars New Stage 2, a Cure Peace usou um golpe combinado com a Sword. Pena que não foi algo assim. E calharia bem...


Outra personagem interpretada por Hisako Kanemoto foi a Garota Lula. Por isso, existem vários trabalhos de fãs com as duas juntas.


Interessante que as duas têm o mesmo tamanho.


Se elas me pedissem alguma coisa fazendo essa cara sinto que não ofereceria resistência...


Por alguma razão o Smile Pact cabe em uma das mãos se segurar objetos da Garota Lula.

Um dos artistas famosos que tiveram seu coração roubado pela charmosa Yayoi foi Kazuhiko Shimamoto, que fez um fanzine em que ela vai aprender a desenhar quadrinhos com um de seus personagens, Jubilo Fujitaka, baseado em Kazuhiro Fujita, colega desenhista e seu amigo pessoal.


Junto com a Happy e a Sunny. Yayoi foi a primeira a aparecer e usava uma protoforma diferente. Aqui dá para ver que a diferença de altura entre as personagens foi representada de forma fiel, um aspecto com o qual a Bandai não se preocupava antigamente.


Todas as figuras da Yayoi que estão comigo. Das Smile Precure, ela é a personagem que tem mais representações em figuras (se perigar de todas as Precure). E pensar que essas não são todas as que existem...

Em trabalhos de fãs, Yayoi é vítima constante de assédio por parte de outras personagens, mais ou menos como a Garota Lula. No site de desenhos Pixiv, o caso mais famoso é o de Kanade Minamino/Cure Rhythm.

E esta foi a apresentação da versão S.H. Figuarts da Cure Peace, feita pela Bandai. Me lembro que quando mexi pela primeira vez na figura eu me encantei. Pois ela tinha uma modelagem e um sistema de articulações muito superiores às das S.H. Figuarts de Precure até então. O esquema das pernas em especial foi o que mais me chamou a atenção, pois finalmente era possível fazer chutes de forma decente com uma personagem da franquia. O conector dos pulsos também me agradou muito, pois eu não precisava mais me preocupar com aquela bolinha que podia quebrar na hora de trocar as mãos. A protoforma era igual à da Sailor Moon, que já havia me encantado e por isso esperei que todos os modelos de Smile Precure! seguissem essa linha. Mas não foi assim e muita coisa acabou involuindo, o que é uma pena.

Apesar disso, este modelo não está isento de falhas. O rabo de cavalo, feito de material pesado, limita muito as possibilidades. A articulação do peito, que cria uma abertura se flexionada, também incomoda bastante. Ainda por cima, o peso do cabelo acabou desgastando a articulação e no meu exemplar ela já está bem frouxa. E por ser o primeiro modelo da linha, ele não conta com as articulações giratórias nas coxas, na altura das leggings.

Yayoi teve várias figuras lançadas, mas isso acabou desgastando a imagem da personagem (embora ainda assim ela continue sendo uma das mais populares da franquia) e até mesmo os modelos exclusivos podem ser encontrados a preços baixos no mercado de usados. A S.H. Figuarts é um pouco mais rara, mas não é cara. Recomendo para os fãs, pois a figura é muito boa apesar dos problemas.

4 comentários:

  1. Show de review!

    Ah, eu lembro da Yayoi banana de outros reviews! Muito gracinha ela XD
    Só não lembrava que ela tinha esses poderes elétricos, agora está explicado porque uma vez vi uma imagem dela com as orelhas do Pikachu hehehe.

    A figura é linda! Está entre as melhores Precures que vi até agora. Os rostos são ótimos e dá pra ver que as articulações funcionam bem, belos chutes hehehe! Pena ter o problema do cabelo e a articulação no peito, mas dá pra ver que o resto compensa bastante. E a personagem está muito bem servida de figuras, aquelas mais baixinhas são muito fofas. Mas a S.H.Figuarts parece ser a melhor.

    Esse rostinho de chorona é quase irresistível hehehe! A Bandai marcou bobeira de não botar esse rosto como o padrão hehehe! Já pensou se a pessoa chega na loja e a figura na caixa já está com esse rosto? Todo mundo acabaria comprando hahahaha!

    Hisako Kanemoto é daquelas que consegue fazer personagens bem diferentes. Interpretar essas mais graciosas e divertidas acho que é a especialidade dela, que é maravilhosa em So Ra No Wo To. Mas também gosto quando ela faz personagens frias como Kuru-nee de Durarara!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Com essa acho que apresentei todas as figuras da Yayo-tan que eu tenho. E como dá para ver, ela rende bastante assunto. Pior que eu já comprei uma figura da Pastel Ink, de Moetan, só por ela ter uma cara de choro. Era Nendoroid e por isso não tinha como resistir...

      Eu até agora não entendo por que fizeram mudanças no sistema de articulações. Na Yayoi estava tudo bem. Só precisavam fazer uma ou outra melhoria. A Happy teve um aperfeiçoamento ao usar materiais leves nos rabos de cavalo, mas a abertura das pernas diminuiu e fazer uma voadora com ela ficou mais difícil (embora ela consiga).

      Na época eu só conhecia a Hisako Kanemoto de Ika Musume e ela foi um dos motivos de eu me interessar por Smile Precure!. E eu gostei muito, tanto nas partes cômicas quanto nas dramáticas! Ela realmente sabe fazer seu trabalho! Também gostei dela como a Sailor Mercury. Aya Hisakawa é imbatível, mas a Hi-chan mandou bem.

      Excluir
  2. Nobre Usys!

    Mais uma personagem muito bem apresentada! Bom saber que essa aí já veio com uma evolução nas articulações, pois não poder ajoelhar uma figura ou posá-la para chutes deve ser muito ruim. Foi uma das tristezas que enfrentei quando adquiri o Robô Rider.

    Sobre a apresentação da personagem, muito bom saber do perfil dela! Ainda estou no segundo episódio (estou num período de "férias" e estou assistindo de tudo um pouco) e não conheci a Peace, ainda. Achei interessante o fato de o prefácio do livro ser o ponto de vista da personagem! E mais bacana ainda ser da mesma autoria do criador! Que onda!

    Sobre as cenas de ação, parece que estou assistindo ao anime! Tudo muito iluminado! Sobre ela levar choque do próprio golpe, me lembrei do Hiei, de Yu Yu Hakusho!

    Pelo visto tô bem atrasado, já que você possui essa figura há vários anos! Bom, antes tarde do que nunca! Até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Uma pena que depois jogaram fora as melhorias. No caso dela, acertaram na primeira e involuíram nas seguintes. Não entendi até hoje a razão.

      A Yayoi é uma personagem bem divertida e o episódio de Primeiro de Abril é muito engraçado. Só que para ver Glitter FORCE eu recomendaria ver em inglês com legendas. Em português ficou muito ruim. Mas o melhor mesmo é ver o original, se possível, que tem mais episódios e que vão mais fundo nas personagens. E no caso da Yayoi é só um choquinho. Não é algo tão sério ou doloroso quanto o Kokuryuha do Hiei.

      Pensar que em Glitter FORCE escurecem as cenas com muito brilho. Mas sigo a versão japonesa, então deixo tudo iluminado mesmo. Esse negócio até me lembra aqueles jogos de videogame antigos em que as diferenças entre versões eram muito acentuadas.

      Na verdade procrastinei bastante para fazer a apresentação. Queria fazer isso depois de terminar as coisas com Madoka e por isso só fiz agora. E uma pena que não saiu como eu tinha planejado originalmente, com uma fotoestória após a apresentação de cada personagem...

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html