domingo, 23 de abril de 2017

S.H. Figuarts Akane Tendo

Saudações.

Desta vez vou falar da versão S.H. Figuarts da heroína principal Akane Tendo, de Ranma 1/2, feita pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação



1. Informações



Akane Tendo é a consorte de Ranma e a filha mais nova de Souun, dono do Dojo Tendo. Ela também é a única das três filhas de Souun que praticam a arte marcial Musabetsu Kakutou estilo Tendo e essa foi uma das razões para ela ser escolhida. É só que Akane tem gênio forte e vive às turras com Ranma. Mas a bem da verdade, ela é do tipo que "desdenha mas quer comprar". Toda vez que alguma garota vem se engraçar com Ranma, ela morre de ciúmes e expressa esse sentimento de uma forma bem... eloquente.

Akane também não é muito habilidosa para trabalhos manuais. É péssima com costura e pior ainda em cozinha. Tão ruim é sua comida, que quando sua irmã mais velha, Kasumi, ficou doente e Akane se propôs a fazer o jantar, todos na casa entraram em polvorosa tentando encontrar uma saída, como pedir comida de fora. E a própria Kasumi tentou fazer esforço para sair da cama para impedir isso.

De acordo com a autora Rumiko Takahashi, Akane teria uma ótima visão para movimentos, mas péssima para objetos estáticos. Seria por isso que ela luta bem, mas não consegue fazer pequenos serviços do cotidiano.


Mesmo assim, Akane não é apenas uma menina bruta e violenta, mas também é sensível e bondosa, sempre disposta a ajudar alguém em dificuldades. Ela é boa com luta, mas sempre acaba tendo de ser salva por Ranma. E é nessas horas que ela acaba deixando transparecer um pouco seus verdadeiros sentimentos... assim como o próprio Ranma.

Akane foi interpretada pela grandiosa Noriko Hidaka, dubladora de status que interpretou a protagonista Noriko Takaya em Gunbuster, Feena no jogo Grandia e a Rainha Aphrodite em Suite Precure♪. Ela também fez papeis de meninos, como o protagonista Jean em Fushigi no Umi no Nadia, Kurapika na versão primordial de HUNTER x HUNTER e Shiine em Akazukin Chacha. Hidaka continua atuando e seu papel mais recente é como a Profª Ursula em Little Witch Academia. No mesmo desenho ela interpreta a misteriosa Shiny Chariot (será coincidência?).

Curiosidade: o dublador Kappei Yamaguchi, que interpretou o Ranma, deu à sua primeira filha o nome de "Akane".

O conteúdo da caixa. Vem com um grande número de mãos intercambiáveis e peças de expressão. Infelizmente o modelo só esteve disponível para venda exclusiva no site da Bandai.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. Uma boa representação, embora sinta certa estranheza.

Close do rosto. A tampografia dos olhos é fiel à versão em quadrinhos ao invés do desenho animado. Só sinto que o rosto ficou um pouco "comprido". A Akane da qual eu me lembro tinha um mais achatado.

Expressão "B". Provavelmente a que eu mais me lembro da personagem, quando fica brava ou indignada. O formato da boca é muito bem feito.

A expressão "C" é de alegria, até com os olhos fechados. Me lembro de poucas vezes que ela usou esta.

A expressão "D" é com um sorriso e o olhar voltado para o lado. Ranma (M) vem com uma olhando para o lado oposto e provavelmente esta foi feita tendo isso em mente.

O modelo vem com o incrível número de cinco expressões. Esta é a "E", usada bastante em cenas de ciúmes e a outra da qual eu mais me lembro. Tem até uma marquinha de suor.

Detalhe do cabelo, que tem uma boa modelagem. Mas sinto que a parte de cima ficou muito cheia, o que contribui para a sensação de desequilíbrio do rosto.

Akane vem com o uniforme feminino do Colégio Fuurinkan, que não é o tradicional "traje de marinheiro" e nem o blazer, se parecendo mais com uma roupa de freira. Considerando como é o diretor, isso provavelmente se deve ao seu gosto por coisas ocidentais.

Apesar de simples, o uniforme é bem feito, com detalhes como a fita das costas.

As mangas têm as dobras representadas.

A saia é feita de material maleável e composta de duas partes.

As meias são um pouco soltas, como era a moda na época. As pernas têm panturrilhas direitinho.


3. Articulações


O pescoço se move bem, inclusive inclinando para os lados.

O braço é preso por uma conexão esférica simples.

Existe uma articulação extensível no ombro.

Com isso ele pode ser erguido um pouco mais. Mas não permite juntar as mãos à frente do peito.

Não existe uma articulação giratória no braço. Sendo assim é necessário girar a conexão da articulação do ombro com o antebraço. Mas no meu exemplar é bem duro e precisei forçar um pouco. Melhor não arriscar...

O pulso se move bem.

O tronco se move surpreendentemente bem e de forma exagerada para trás.

Abertura máxima das pernas. A saia permitiria abrir até mais, mas esse é o limite.

Sistema de articulação das pernas. Não dá para deixar a figura ajoelhada.

O tornozelo é bem limitado para os movimentos horizontais, mas surpreendentemente ele se inclina bem, garantindo uma boa área de contato com o solo.


4. Acessórios


O número de mãos intercambiáveis é surpreendente. Vem até com as mãos para a comédia "rumicana".

Um acessório interessante é essa marreta, que Akane usa às vezes para dar um corretivo no Ranma. Ia ser engraçado se tivesse tampografado "50t" ou "100t".

A marreta pode ser segurada pela mão específica para isso. Mas ela é pesada e por isso o melhor é usar duas mãos.

Está incluída a bolsa escolar. Diferente do Ranma, ela não vem com alças para colocar nas costas.

A mala é estranhamente detalhada, especialmente dos lados e no fundo.

Ela pode ser segurada pela mesma mão da marreta.

Está incluída também uma mini-figura do P-chan, o porco-preto mascote de Akane. "P" seria de "pig" (porco em inglês; aqui cairia bem sem precisar de adaptações).

O rosto com o olhar de bobo é bem representado. Desta vez o pescoço não gira.

Em volta do pescoço está uma faixa com estampas. Isso é porque P-chan na verdade é Ryoga Hibiki, rival de Ranma que caiu em um dos Lagos Amaldiçoados e passou a assumir esta forma quando se molha. E Akane não sabe e nunca percebe isso.

Curiosamente até as unhas das patas são modeladas.

O rabo torcido, como em todo porco.

P-chan pode ser segurado por Akane usando mãos específicas para isso.

Além de todas as mãos e expressões, ainda está incluída uma base com suporte.

A base é personalizada, com o nome e a silhueta da personagem.

O suporte é parecido com os outros de personagens de Ranma 1/2, inclusive com as fendas de propósito desconhecido.

A garra seguraria a figura deste jeito.


5. Ação






Graças ao número de peças de expressão as possibilidades são bem grandes. As articulações ajudam, embora sejam duras em certas partes.

Shouma Kuuha Ken
Golpe antiaéreo que só existe no jogo para Super Famicom. Lembra o Shouryuken de Street Fighter, mas não tem tempo de invencibilidade na subida.

Shippuu Bakuretsu Ken
Golpe com corrida. Também só existe no jogo do Super Famicom. No desenho e nos quadrinhos não foram mostrados golpes especiais do estilo Tendo.


No terceiro jogo da série Akane tinha um golpe giratório com a bolsa, parecido com o do Haggar de Final Fight e uma corrida com ataque usando a marreta.


Indo para a escola com o Ranma e... Peraí! Tá errado!


OK. Agora está como eu me lembro, com o Ranma andando em cima de um muro.


- Feiosa! Não tem charme nenhum! Desajeitada! Corpo de barril!


Apesar de serem consortes, eles vivem às turras um com o outro.


É só que na verdade, Akane é do tipo que "desdenha mas quer comprar" e fica furiosa quando o Ranma se engraça com alguém (ou melhor, alguém se engraça com o Ranma).



Isso! Agora sim é Ranma 1/2! Sem a Akane a história não começa!


Um desafiante vem para pegar a placa do Dojo Tendo. Ranma sai com Shampoo a fim de conseguir dela uma versão instantânea do Nang Ni Quan e Akane, com raiva, golpeia uma parede.


- Não se preocupe. Vou defender o Dojo com esta mão esquerda!
- Não era com a direita?
Com isso, Akane acaba quebrando a mão e fica em desvantagem.


Ranma volta a tempo e enfrenta o desafiante usando um golpe conjunto com Akane.


Consiste em os dois girarem de costas um para o outro enquanto chutam as placas jogadas pelo desafiante.


Ou seja, na verdade, Ranma se importa com Akane e os dois se gostam.


Pena que muitas vezes o Ranma fala alguma besteira que acaba estragando tudo...



Com isso estão reunidas as personagens que muitas vezes são as "garotas(?) da capa" de Ranma 1/2.


E literalmente são.


E esta foi a apresentação da versão S.H. Figuarts de Akane Tendo, feita pela Bandai. É uma boa figura, com uma quantidade considerável de mãos intercambiáveis e um enorme número de peças de expressão, algo que é extremamente bem-vindo. Só que eu senti que a cabeça ficou muito comprida, como se estivesse esticada para cima, enquanto Akane tem um rosto mais arredondado e sem tanto volume no alto do cabelo. E outro ponto que acho desfavorável é o fato de apesar de ser uma das personagens-chave ela foi relegada à venda exclusiva. A presença dela é fundamental para que Ranma 1/2 seja Ranma 1/2 e mesmo assim isso aconteceu. As vendagens do Ranma (nas duas versões) e da Shampoo foram baixas e por um lado entendo o porquê de Akane ter sido comercializada desse jeito. Mas creio que o mais certo seria ter colocado a Akane como venda aberta e a Shampoo como exclusiva. Não foi assim e ficou desse jeito. Apesar dos problemas, ela é obrigatória para quem tem o/a Ranma. E já foi anunciado o Ryoga, também para venda exclusiva. Achei um lugar com um preço bom e pedi. Torcendo para que soltem a Ukyo. Com ela eu fecho a coleção.

4 comentários:

  1. Show de review!

    Realmente, o rosto tinha que ser mais arredondado para ficar mais parecido com a personagem. Vendo as três garotas juntas vejo que só a Shampoo ficou com o rosto mais arredondado, esse formato seria o ideal para a Akane.
    Mas acho que o problema do rosto acaba meio apagado pelas qualidades da figura, que tem muita personalidade. As expressões são demais! Essa com os olhos fechados é a melhor, ideal para umas cenas de briga de casal hehehe. Legal também a ideia da saia em duas partes, que dá mais liberdade de movimento. E o P-chan ficou bem simpático hehehe.

    Essa cena da Akane saindo irritada é exatamente como eu lembro dela! Se bem que eu também lembro bastante dela com o cabelo longo, apesar de ela ter aparecido bem pouco assim.

    Vendo a figura da Akane eu até consigo imaginar como seria uma figura da Kaoru Kamiya de Rurouni Kenshin, pois as personagens têm tantas similaridades que acho que a Kaoru teria exatamente as mesmas expressões XD

    Não sabia dessa da filha do Kappei Yamaguchi, bem legal! É interessante que ele e a Noriko Hidaka fizeram parceria em outras séries, inclusive em InuYasha. Acho que atualmente o pessoal lembra mais da Noriko Hidaka como a voz da Dominator de Psycho-Pass hehehe. Mas ela está arrebentando como a Professorinha Ursula <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Colocando lado a lado com o mangá dá para ver bem as diferenças. Achatando um pouco (só um pouquinho) a cabeça ficava perfeito. E seria bom colocar umas articulações giratórias mais suaves nos ombros. Tenho que descobrir um jeito de injetar spray de silicone nessa parte. E é verdade! Deveriam ter incluído um cabelo extra pra representar o visual do começo. Isso significa que vai ter outro modelo exclusivo?! Preferia com a roupa de luta e a faixa na cabeça.

      Digo e repito que sem a Akane não é Ranma 1/2. As brigas de casal são a alma do mangá e do desenho. E é uma fórmula que funciona até hoje, com algumas variações, como dá para ver em Sousei no Onmyouji ou em Busou Shoujo Machiavellism.

      E bem lembrado. Kappei Yamaguchi era o InuYasha e a Noriko Hidaka era a Kikyou. Pensar que ela se candidatou para ser a Kagome, mas o diretor achou que ela era melhor como Kikyou. Outro papel que eu me lembro da Noriko Hidaka era como a Reiko Hinomoto de Rumble Roses. Achei que era bem a cara dela. E ainda me lembro do "I NA ZU MA KIIICK!!!" da Noriko Takaya. Mas como a Profª Ursula ela é impecável.

      Excluir
  2. Nobre Usys!

    Apresentação show de bola! Um dia vou criar vergonha e começar a assistir a Ranma 1/2, pois achava que era apenas comédia, mas parece ter bastante luta!

    Achei muito bonitinha essa figura. Só não entendo o porquê de a Bandai fabricar as figuras com vestido ou saias dessa maneira. Acaba comprometendo as articulações, apesar de ter um visual mais próximo da realidade. Assim prevejo os movimentos de pernas da nova figura do Trunks da linha SH Figuarts, que tem um sobretudo que passa dos joelhos.

    Curti pra caramba a parte de ação. A foto em que a Akane joga um balde de água no Ranma ficou muito bem feita! O efeito casou perfeitamente! Fora que ela pode ser uma personagem "neutra" para algumas composições, pois dá pra enganar os "leigos" desse anime, como eu! Hehehehe!

    Até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Ranma 1/2 é basicamente comédia mesmo, mas tem toques de luta. Algumas soluções são bastante cômicas, como se fizessem troça de outros como os da Shonen Jump. Mesmo assim são bem criativas.

      A saia da Akane é de material maleável, dividido em duas partes e por isso não interfere no movimento das pernas. Mas fica um pouco estranho mesmo ao abrir totalmente. Infelizmente nunca mexi em uma figura de Dragon Ball, então não conheço o sistema de articulações, mas acho que abrir consegue sim.

      Essa cena do balde foi meio no acaso mesmo. Não sabia como fazer com edição de imagens e fui testando até achar esse jeito. Tive que fazer um monte de vezes até acertar a posição. E não se engane, pois a Akane é bem enfezada. Ela consegue chutar para o ar um monte de caras de uma só vez!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html