segunda-feira, 28 de agosto de 2017

S.H. Figuarts Kamen Rider Garren & Red Rhombus

Saudações.

Desta vez vou falar do conjunto que inclui as versões S.H. Figuarts do Kamen Rider Garren e de sua moto, a Red Rhombus, do seriado Kamen Rider Blade, feitas pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Red Rhombus
6. Ação





1. Informações


Sakuya Tachibana era um pesquisador na BOARD, que aceitou se tornar o Kamen Rider Garren para selar os Undeads que foram libertados há três anos. Mais tarde, Kazuma Kenzaki foi recrutado para ser o Kamen Rider Blade e Tachibana foi seu parceiro e instrutor. Mas tempos depois, a saúde de Tachibana passou a mostrar sinais de deterioração, com constantes tosses. Aparentemente isso tinha a ver com o sistema Kamen Rider, feito às pressas.

Sentindo que foi usado para “limpar a sujeira dos outros”, Tachibana tem desavenças com o diretor da BOARD, Kei Karasuma, e tem uma discussão com ele. Bem nesse dia, a BOARD é atacada pelo Locust Undead e totalmente destruída. Kenzaki luta, mas Tachibana fica só olhando sem fazer nada e vai embora, dando a entender que é um traidor. Porém as coisas não são o que parecem ser…

Tachibana é um dos personagens mais humanos do seriado. Ele leva seu trabalho a sério e tem senso de justiça e responsabilidade, mas às vezes isso vai longe demais e ele se deixa levar por suas fraquezas. E ainda, Tachibana sente um pouco de inveja de Kenzaki, que se mostra mais apto ao trabalho, mas mesmo assim ele tenta ser um bom colega veterano, instruindo-o. Tachibana se desenvolve graças à ajuda seus amigos e acima de tudo, de Sayoko Fukasawa, médica e ex-colega de faculdade que lhe dá abrigo e apoio, que serão cruciais para que ele supere suas deficiências.


Tachibana foi interpretado por Hironari Amano (atualmente Kousei Amano), que não era muito bom no começo, com uma interpretação exagerada, gritando desnecessariamente e carregando nas expressões faciais. De fato, ele acabou se tornando a fonte de muito do humor involuntário da série, rendendo várias piadas na Internet. Mas assim como seus colegas, o ator leva na brincadeira. Amano voltaria às séries Kamen Rider, como o vilão Libra Zodiarts em Kamen Rider Fourze. Até existe uma piada feita pela própria Toei sobre isso. E Amano também participou do seriado policial cômico 警部補矢部謙三 (Keibuho Yabe Kenzo, "Inspetor Kenzo Yabe") como o Sargento de Polícia Ren Kiya, cujo nome (dito seguindo a ordem "sobrenome->nome") o atrapalhado Yabe entendeu como "Gyaren". Ele faz uma pose que remete à de transformação em uma das cenas finais do seriado.

A performance dos atores chegou a desmotivar um dos diretores, o veterano Takao Nagaishi, que trabalhou em Esquadrão Relâmpago Changeman e Comando Estelar Flashman. Nessas séries, Nagaishi foi o responsável pela cena do confronto final entre Change Dragon e o Pirata Espacial Buba ao pôr do sol. E também foi ele quem indicou o grande Jouji Nakata para o papel do Caçador Espacial Kaura. Nagaishi ficou tão chateado em Blade que dizia que "estava nas últimas" e ficava só "filmando paisagens". Quando tudo terminou, o diretor chegou a dizer que Blade seria a última série de TV de Kamen Rider da qual ele participaria, mas continuou até Decade.

O conteúdo da caixa. Vem com quase o mesmo número de acessórios de outras figuras de Blade, sem contar a moto.


2. Modelagem



Visão de corpo inteiro. A representação é magnífica, embora pareça um pouco mais robusto que o original. Mesmo assim ficou excelente.





Close da cabeça. Extremamente detalhada, com os dois chifres, parecidos com o motivo do Garren, o besouro Cabra-Loura.


Assim como no Blade, o rosto é coberto por uma placa de material transparente com delineamentos em preto. De acordo com as instruções, ela não está presa com cola ou algo parecido e por isso pode se soltar se manipulada incorretamente.







Existem adornos com o formato do naipe de Ouros, o losango, por todo o corpo. O da placa peitoral e das ombreiras se confundem com o visual.


As braçadeiras e caneleiras têm o formato de ataduras, mais ou menos como nos Undeads.



O cinto de transformação, o Garren Buckle. A fivela possui relevos com o naipe de Ouros no meio. O cinto é moldado de forma a se parecer com cartas. Dos lados existem conectores.


No lado direito está o coldre para a arma, a Garren Rouser. Ele pode ser instalado em qualquer lado, mas a conexão é dura e uma vez colocado é difícil de tirar. Sendo assim, o melhor é instalar no lado certo, o direito, mesmo.


A sola do pé desta vez é detalhada, com o naipe de Ouros.


Comparação com o Blade. Aqui dá para ver que os dois são muito parecidos, o que mostra que eles usam os mesmos sistemas e seguem o mesmo conceito.


Junto com o Chalice. Aqui dá para notar o quanto ele é diferente dos outros dois.


3. Articulações


O sistema de articulações é o mesmo do Blade. Ou seja: excelente! Só que no meu exemplar a ponta do pé fica um pouco levantada.


4. Acessórios


As mãos intercambiáveis são as mesmas do Blade. Desta vez estão incluídas mãos de segurar cartas nos dois lados.

As cartas incluídas. Este é o Change Stag, usado na transformação.

Bullet Armadillo. Aumenta a força dos tiros.

Upper Frog. Aumenta a força do braço.

Rapid Pecker. Faz com que a arma dispare tiros contínuos.

Drop Whale. Aumenta a força do chute.

Fire Fly. Atribui o elemento Fogo aos ataques.

Scope Bat. Permite detectar inimigos. Foi o primeiro Undead que apareceu no seriado.

Gemini Zebra. Cria uma cópia de seu usuário.

Fusion Peacock. Recarrega os AP (Attack Points) da arma. Tem uma outra utilidade...

Também estão incluídas mais quatro cartas "brancas", usadas para selar os Undeads. Garren teria mais outras como o Rock Tortoise e o Thief Chameleon, mas que não foram incluídas, talvez por não terem sido usadas no seriado.

A pistola Garren Rouser, usada para ativar as Rouse Cards. O nível de detalhamento é insano, com relevos intrincados e pintura metálica.

O cabo tem texturas e até um microscópico emblema do naipe de Ouros.

Do lado existe o indicador de AP, que na figura fica fixa em 5500. Em tempo, a arma não gasta AP para disparar tiros comuns.

A boca da arma também tem o formato do naipe de Outros.


No alto do cano está o slot por onde são passados os cartões.

Na parte de trás existe uma peça intercambiável para representar o leque de cartas aberto.

Ficaria assim. Desta vez já vem com os adesivos colados de fábrica. Pessoalmente achei uma pena, pois foi divertido colar os adesivos na arma do Blade.

As cartas são as mesmas incluídas, sendo que duas são "brancas". Talvez venha um deck diferente em figuras que representam outas versões do personagem, como a reforçada Fusion Jack ou a que tem o capacete quebrado.



5. Red Rhombus







A Red Rhombus é a moto do Garren. Ela tem menos velocidade que a Blue Spader do Blade, mas a potência é maior. Desta vez está incluída no conjunto desde o começo.



A parte da frente faz uso extensivo de material transparente. O formato lembra a Cabra-Loura.


Do lado está este símbolo do naipe de Ouros.


Detalhe do painel, com vários indicadores.


No alto do tanque de combustível existe um slot para se passar as cartas.


As rodas são parecidas com as da Blue Spader, inclusive com as luzinhas, representadas em material transparente.


Me esqueci de mostrar, mas em todas as motos os pneus têm relevos moldados.



Detalhe do motor, que usaria energia nuclear, mas existe uma cena em que a moto é abastecida em um posto de gasolina.



O pé é retrátil.



Na parte de trás existem as alças por onde se seguraria quem senta na garupa.


Também é possível ver as lanternas traseiras e dois escapamentos.


O modelo tem suspensões com uma mola.


Peça em material transparente para manter a moto de pé.


A figura se instala na moto com facilidade.


6. Ação


- HENSHIN!

TURN UP!

A transformação é bem parecida com a do Blade, com Tachibana correndo para o campo Orichalcum Element, que também serve como uma barreira para ataques inimigos.

Tachibana usa bastante sequências de socos seguidas de um chute giratório.




E, claro, usa a pistola em combate.

É possível usar as cartas para dar tiros especiais.

BULLET
A Bullet Armadillo aumenta a força da bala.

FIRE
A Fire Fly permite usar um tiro de fogo.

RAPID
A Rapid Pecker faz com que a arma funcione como uma metralhadora.

Existem combinações com duas ou mais cartas.

FIRE
UPPER
Essa combinação cria um uppercut de fogo.

FIRE
DROP
BURNING SMASH

Chute-bicicleta de fogo que no começo era o golpe final de Garren.

O maior golpe usa três cartas.

GEMINI
FIRE
DROP

BURNING DIVIDE
- SAYOKOOOO!!!
Ao usar esse golpe em uma ocasião, Tachibana gritou o nome de Sayoko, atropelando a locução do cinto e isso também virou motivo de piada, dizendo que o golpe seria o "Burning Sayoko".

O golpe é uma variação do Burning Smash, mas nele Garren cria uma duplicata, confundindo o inimigo.

Com isso ele consegue acertar o oponente e derrotá-lo. Na época as tecnologias de efeitos visuais não eram muito boas e ficou bem parecido com o que aparece nas fotos.

Um dos grandes atrativos de Kamen Rider Blade eram as cenas de ação com motocicletas, que eram usadas extensivamente.

Em teoria as cartas poderiam ser usadas na motocicleta, criando por exemplo este ataque de fogo, o Fire Rhombus. Esse recurso não foi usado no seriado, mas aparece no jogo para PlayStation 2.

- Tome cuidado para que não se aproveitem de você.
Tachibana era um lutador competente, mas tinha certa inveja de Kenzaki, que tinha um potencial maior. Por esse motivo Tachibana diz isso, sem saber que essas palavras se voltariam contra ele... várias vezes.

Tachibana tinha crises de tosses. Seu corpo estava se deteriorando, aparentemente devido a um defeito no Sistema Rider.

- Seu Tachibana! Por que está aí só olhando?!

- Seu Tachibana! Você nos traiu mesmo?!
Quando a BOARD é atacada pelo Locust Undead, Tachibana simplesmente abandona o local, sem ajudar Kenzaki.
Curiosidade: Nessa cena, o ator Takayuki Tsubaki falou as frases de forma atropelada, o que também virou motivo de piada. Daí começou a chamada "Língua Onduru" (mais detalhes na matéria do Blade).

Tachibana fez isso por sentir que foi usado para "limpar a sujeira dos outros". Assim, ele se rebela e passa a caçar os Undeads por conta própria a fim de encontrar uma cura para o seu mal. E para isso, ele enfrenta Kenzaki.

Kenzaki se preocupa com Tachibana e tenta ajudá-lo, mas muitas vezes é traído.

Mais tarde se descobre que o problema não estava no Sistema Rider, mas sim no próprio Tachibana. No fundo ele tinha medo de lutar, o que fazia com que a sincronia com o sistema baixasse e isso dava a Tachibana a impressão de estar morrendo.

Ao saber disso, a princípio não admitiu, mas viu que era verdade ao ser derrotado por um Undead e quase ser morto por ele.
Nessa cena, a ator Amano fez uma expressão muito exagerada, que também virou piada.

Um homem misterioso chamado Isaka propõe a Tachibana uma "cura": se banhar em estranhas algas, que fazem com que ele não sinta mais medo. Esse era um recurso que os Undeads usavam há dez mil anos para aumentar o espírito de luta.

Em troca, Isaka quer que Tachibana traga para ele um Undead Categoria A (Ace), o Spider Undead. E Tachibana mais uma vez acaba apontando sua arma para Kenzaki.

- Desculpe, seu Tachibana, mas não posso permitir que aquele cara consiga o Categoria A.
A exposição às algas é prejudicial aos seres humanos. Ao saber disso, Kenzaki faz de tudo para salvar seu amigo. E também impedi-lo de capturar o Categoria A, pois não se sabe quais são as intenções de Isaka.


Depois disso, Tachibana passa por muitas provações, o que faz com que ele supere suas fraquezas. E após muitas traições e mal-entendidos, Kenzaki e Tachibana fazem as pazes e passam a lutar juntos.

- Posso comer isso aqui?
Tachibana passa a ser mais cômico, como nesta cena em que ele come um espaguete que ficou muito ruim e gosta, pedindo mais, outra vez com uma expressão exagerada, desta vez sorrindo, que também virou piada.
Curiosidade: Por um tempo acreditava-se que Amano tinha dito isso por pensar que a filmagem da cena tinha terminado e essa parte acabou indo ao ar por engano. Mais tarde foi revelado que essa fala constava no roteiro e a cena era para ser daquele jeito mesmo.


Com o Kamen Rider Snipe. Os dois têm vários pontos em comum, como ser o primeiro Kamen Rider e usar pistolas como arma principal. A diferença é que a doença de Taiga não é psicológica.


E esta foi a apresentação da versão S.H. Figuarts do Kamen Rider Garren, junto com a REd Rhombus, feita pela Bandai. A linha de Blade conta com figuras de alta qualidade e Garren não é exceção. A representação é impressionante, com vários detalhes microscópicos e pintura precisa. O sistema de articulações já dispensa apresentações ou comentários. E desta vez é um conjunto incluindo a motocicleta já desde o começo, algo que me deixaria bem empolgado caso ganhasse algo assim quando era menor. O mais incrível é que não se trata de um modelo de venda exclusiva. Altamente recomendado para os fãs de Blade. O conjunto pode ser encontrado em mercados de usados a preços baixos e por isso sai em conta. Tudo bem que o personagem é o personagem, mas valorizo por ser o que mais representa o seriado... ainda que em um certo sentido.



8 comentários:

  1. Outro ótimo post, Usys. Garren é o meu Rider favorito em Blade, e a action figure faz jus ao personagem.

    Curioso que, embora fosse o mais experiente (excetuando o Chalice), Tachibana foi manipulado ao longo da série, tanto pelo Isaka quanto pelo "Hirose". Não acho que isso diminua o personagem, e sim o torna mais rico, por ser falível.

    Li nesse post e no outro sobre o Chalice a respeito do descontentamento do Nagaishi quanto ao elenco. Será que esse foi um dos fatores que levou a produção a trazer atores mais tarimbados como o Junichi Haruta e o Koki Moritsugu para interpretar antagonistas na segunda metade da série?

    Apesar de tudo, acho Blade uma série muito boa. Começou um pouco confusa, é verdade, mas foi melhorando lá pelo décimo episódio e ganhou força definitivamente quando o Sho Aikawa assumiu o roteiro da série, auxiliado pelo Inoue e pelo Miyashita. Tem um dos melhores finais da franquia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ricardo!

      O Tachibana é um personagem bem humano e palpável. Esse é o bom dele e por isso o acho bem interessante. Ele tenta lutar contra os Undeads, mas tem sentimentos negativos como medo ou inveja.

      Revi um pouco o Blade e notei que a interpretação é bem exagerada no começo, com todo mundo gritando. Segundo o Tsubaki, isso seria porque assim o clima de urgência poderia ser transmitido melhor, só que às vezes eu sentia pena do Kotaro, já que muitas das broncas caiam em cima dele, mesmo quando não tinha culpa.

      Parece que não foi só o Nagaishi que ficou insatisfeito. Toshiki Inoue (que já não tem muitas papas na língua) e o próprio Sho Aikawa também demonstraram certo desgosto. Mas apesar disso tudo, eles conseguiram elevar a qualidade do seriado. Esse profissionalismo é um grande ponto a ser notado.

      O Haruta estava presente em recordações da Hirose, mas não sei se a participação mais ativa no meio do seriado foi motivada por isso. O Moritsugu já foi uma surpresa. Quem diria?

      Excluir
  2. Show de review!

    Esse parece ter uma história um tanto trágica, deve ser dureza ter sua saúde afetada por ter se submetido a um experimento na tentativa de ajudar os outros. Realmente ficou parecendo que ele foi usado para limpar a sujeira dos outros, e ainda pagou caro por isso. Mas pelo visto o que ele precisava era umas aulas sobre medo com o Batman hehe.

    Diretores já têm uma trabalheira do cão, deve ser bem frustrante quando as coisas não estão saíndo do jeito que eles querem. Takao Nagaishi deve ter passado por uma baita dificuldade já que ainda teve que botar os atores nos trilhos.

    Por causa desses chifres que parecem orelhas eu pensei que o motivo dele não fosse um inseto como os outros. Bem legais essas braçadeiras e caneleiras com esses detalhes de ataduras, fica parecendo que ele está coberto de cartas, o que faria certo sentido já que ele tem esse motivo de naipe de Ouros. E o cinto também é no estilo de cartas! Esse abraçou mesmo o motivo hehehe!
    A diferença entre o Blade é bem pequena mesmo, quase irmãos gêmeos hehehe.

    Bem legal essa moto, e interessante ver que até ela tem o leitor de cartões. Deve ser bem engraçado o Garren parando a moto em um posto para abastecer hehehe.

    Essa pistola cheia de funções me lembrou Gunstar Heroes.
    Botar o nome de uma garota no golpe pode ser bem eficiente para dar uma moral, o Hakumen de BlazBlue faz isso hehe!

    Caramba, imagina o Kyubey sendo atropelado por essa moto em chamas aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Felizmente o problema do Tachibana era psicológico. O chato é que ele percebeu isso muito tarde e pagando um enorme preço. E é isso que faz dele um personagem interessante e que luta com motivo bem palpável. Se ao menos o Kenzaki explicasse as coisas melhor...

      Parece que Nagaishi era bem exigente, tanto com os outros como com ele mesmo. Só que foi graças a isso que ele fez cenas lindíssimas, como em Changeman e chamou um nome de peso para se tornar um super vilão. E dublador de mão cheia, já que não se trata de um homônimo, mas sim da mesma pessoa.

      Basicamente o Garren seria uma unidade Kamen Rider Nª 1 e o Blade uma Nº 2. Por isso são tão parecidos. Os Undeads já estavam selados em cartas e daí os motivos. Mas foi bem difícil para a equipe encontrar um diferencial pois já havia outro Rider anterior que usava cartas, o Ryuki.

      Usando as cartas de outros Riders daria pra ter mais variedade. E parece que é possível. Tem um até que usou o golpe especial do outro, e o mais poderoso.

      Garren andou fritando uns Incubators antes do Acordo de Paz. E ele até chegou a dizer "Posso comer isso aqui?".

      Excluir
  3. Nobre Usys!

    Mais uma apresentação incrível! Incrível como a maioria dos ditos "fãs" de Kamen Rider aqui no Brasil se atém apenas ao Black e Rx. A temática dos demais são bem bacanas, de verdade. Essa do ator falar gritando me lembrou bastante os dramas coreanos, onde os atores costumam gritar bastante, também, fora os puxões que eles dão nos braços das moças.

    A figura tá incrível e tem um nível de detalhamento absurdo! Essa motoca dele é muito legal, também. Não podia deixar de dizer que fiquei boquiaberto com as cenas de ação! Os efeitos, as cenas com fogo e com a motoca ficaram incríveis! Agora só me resta assistir essa saga, mesmo!

    Até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Os coreanos e chineses gritam bastante, mesmo. Notei isso quando conheci alguns no Japão. Mas os japoneses não costumam exagerar tanto.

      Dessas cenas a que mais deu trabalho desta vez foi a de perseguição com as motos. Especialmente aquela em que o Blade acerta a cabeça do Garren com a roda traseira. E desta vez eu gostei do resultado. Os efeitos de fogo são bem fáceis de se usar e fazem as cenas parecerem muito mais bonitas. E o Ronin também anda usando. Mais que recomendados!

      Excluir
  4. E aí Usys! Como vai?

    Pois é, eu também tinha reparado naquela cena do Tachibana quando ele foi derrotado pelo Undead e se viu encurralado com a morte de frente. A expressão e o grito de desespero dele foi mais hilário do que dramático. Parecia até proposital de tão zoada, haha. Mas, em relação às falas gritadas, eu não reparei em nada que poderia ser considerado um problema. Pelo contrário, até achei interessante e pensei ser parte normal do personagem.

    Quanto ao personagem, realmente o cara é o mais humano e próximo das pessoas "normais", afinal de contas, mesmo com grandes poderes ou recursos militares, qualquer ser humano tem uma carga de medo, angústia e preocupações em combate. Heróis super destemidos, com o altruísmo lá em cima e capazes de tudo pra salvar vidas praticamente existem só na ficção. Mas também, se existe na ficção, então existe na vida real, afinal de algum lugar saem as inspirações. Enfim, Tachibana é o cara que sente medo e não está 100% do tempo disposto para enfrentar monstros arriscando a vida, algo que provavelmente aconteceria comigo e com vários outros.

    Não canso de me surpreender com essas figuras. O detalhamento é, como você mesmo escreveu, insano! Essa pistola do Garren eu tenho em casa uma versão "tamanho real" de brinquedo haha. O incrível é que até um BRINQUEDO tem um detalhamento anormal, parecendo uma réplica da usada nas filmagens. Bom, na verdade é do meu primo, mas eu acho que ele nem lembra disso mais e eu curto muito mais Kamen Rider então tá valendo dizer que agora é meu hahaha.

    As cenas de ação ficaram bastante legais. Os efeitos ficaram bacanas e bateram certinho com os ataques. Não sabia que o ator tinha mudado o nome (pseudônimo).

    Ótimo review! Adoro as informações extras, com curiosidades dos bastidores e dos envolvidos nas produções.

    Até o próximo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Kakughost!

      O Tachibana é um dos personagens mais interessantes do seriado. Sua humanidade, sua palpabilidade são seus maiores atrativos. Ele foi a origem de muito do humor involuntário da série e várias vezes se dava mal, mas mesmo com isso eu gosto dele. Só não entendo por que o conjunto sai tão barato no mercado de usados. Esse é um tipo de coisa que me deixaria empolgado se eu ganhasse quando era menor. Em forma de brinquedo para a idade, claro.

      Tem um Garren Rouser?! Acho que essa é a arma mais legal do seriado! Se fosse para ter um brinquedo de arma da série, acho que seria esse. Como ele não tem partes como lâminas e nem é especialmente longo, é melhor para se fazer um modelo com uma proporção próxima à do seriado. Aqueles em forma de espada ou lança acabam ficando mais curtos, devido à natureza do público-alvo. Se bem que nesses últimos tempos tem saído modelos mais fieis desses brinquedos pela Premium Bandai. Mas o preço...

      O Amano mudou só a leitura do nome, mas não a escrita. Não sei dizer o motivo, se foi por ele ter mudado de agência e quis se renovar ou se "Hironari" era muito difícil de ler ou pronunciar. Em um evento de divulgação, a apresentadora gaguejou ao ler o nome dele.

      Eu tinha que fazer a cena de perseguição, que acho que é uma das que mais representam o seriado, que usava bastante as motos. Não é tão impressionante quanto aquele duelo de motos do Kuuga, mas essa também é bonita. E claro que tinha que ter a do "Por que está aí só olhando". Afinal, isso iniciou um novo jargão.

      Enfrentei uns problemas e provavelmente a matéria do Leangle vai atrasar, até mais que esta. Mas vou me esforçar!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html