domingo, 10 de setembro de 2017

S.H. Figuarts Cure Rosetta

Saudações.

Desta vez vou falar da versão S.H. Figuarts da Cure Rosetta, do desenho animado Doki Doki! Precure, feita pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação



1. Informações



Alice Yotsuba é amiga de infância de Mana e Rikka desde os seis anos de idade. Ela vem de uma família rica, dona da Fundação Yotsuba, enorme conglomerado que possui vários negócios como estações de TV, empreendimentos imobiliários, além de uma vasta rede de informações. Apesar de tudo, Alice não abusa de sua posição como filha do dono da Fundação e prefere aguardar no fim da fila, mesmo na inauguração de um empreendimento de sua posse.

Alice tinha uma constituição delicada e não saía de sua mansão, mas depois de se encontrar com Mana e Rikka, passou a ter contato com as coisas do mundo exterior e sua saúde foi melhorando. Na verdade até demais, pois passou a receber vários treinamentos por parte de seu pai e seu avô a fim de poder assumir a liderança da Fundação um dia. Além de aulas de etiqueta, economia, equitação e dança, Alice recebeu treinamento para pilotar aviões e até mesmo naves espaciais. E ainda, ela é faixa preta em artes marciais, como Judô, Karatê, Aikidô e Kendô.

Ela tem a companhia e o apoio de seu mordomo Sebastian, altamente competente e sábio, capaz de fazer de tudo pelo bem-estar de sua pequena patroa. Suas habilidades de coleta e processamento de informações, assim como sua capacidade de providenciar equipamento e apoio logístico são altamente valiosos, assim de fazer um chá muito gostoso. Um episódio marcante é quando ele desenvolve um sistema capaz de emular a transformação em Precure e se torna o Cure Sebastian, vestindo uma armadura que lembra a do Batman.


Alice é calma, plácida, amante da paz e não gosta de lutar. Mas isso é devido a um trauma de infância. Um dia, ao ser importunada por colegas de classe ela foi salva por Mana e Rikka. Esses colegas vieram se vingar, chamando um irmão mais velho, duas vezes maior que as meninas e as ameaçou. Alice, ao ver suas amigas sendo feitas de bobas, se enfureceu e derrotou o grandão e os meninos com suas habilidades em artes marciais, dando-lhes uma tremenda surra. Assustada com sua própria força e sua fúria incontrolável, decidiu nunca mais lutar. Por isso a princípio recusou o convite de ser Precure, preferindo fornecer suporte logístico, mas resolve ser uma ao ser convencida por Sebastian e o mascote Lance e se lembrar das palavras de seu avô de que "uma grande força deve ser usada para proteger as pessoas que se ama".

Alice é a mais madura mentalmente e serve como alicerce do grupo para resolver conflitos e aconselhar suas amigas quando estão com dúvidas. Mesmo sendo a mais forte do grupo e a mais habilidosa na luta, ela prefere ficar na defesa, usando seus escudos de energia para proteger suas amigas. Um pouco por temer se deixar levar pela fúria, mas ela agora ela consegue se controlar.

O nome de Alice vem de Alice no País das Maravilhas de Lewis Carol, que tem baralhos como um dos temas. Ela faz aniversário em 28 de maio, a mesma data de sua dubladora, Mai Fuchigami, mais conhecida por seu papel como Miho Nishizumi em Girls und Panzer.

O Compositor de Série Ryota Yamaguchi confirma que é regra em Doki Doki! Precure a personagem ter a mesma data de aniversário de sua dubladora. Por um tempo isso foi abolido pois haveria crianças que iriam se achar superiores por terem a mesma data de aniversário das personagens. Mas desta vez houve essa necessidade e começaram ao cruzar o perfil de cada personagem com um signo do Zodíaco. Mana com certeza seria de Leão e Makoto de Escorpião e eles viram que as dubladoras escolhidas eram desses signos. Daí decidiram colocar as personagens com a mesma data de nascimento das dubladoras. Rikka e Alice foram pegas de tabela e por isso não têm muitas características de nativos de seus signos.

Em Glitter FORCE Doki Doki, Alice se tornou "Clara" e ao se transformar virou a "Glitter Clover" ("Glitter Trevo" na versão em português). Assim como Mana/Maya, ela reteve seu sobrenome original, "Yotsuba".

Cure Rosetta também esteve disponível para venda exclusiva na Premium Bandai por tempo limitado.

O conteúdo da caixa. Os acessórios são quase os mesmos das outras Cures. Mesmo assim o número é considerável.


2. Modelagem



Visão de corpo inteiro. O design é bem interessante, com a cabeça, os cabelos e a saia formando o naipe de Paus. Ela tem um visual relativamente simétrico em relação às suas companheiras, mas com muito mais curvas.



Close do rosto. A expressão "A" é de um sorriso tranquilo, que mostra bem a personalidade de Alice. No meu exemplar o rosto veio com riscos, que apaguei usando um editor de imagens. Eles aparecem em outras fotos.



A expressão "B" é com um sorriso aberto, com o mesmo olhar tranquilo. De certa forma demonstra o lado de Alice que é um pouco distante do mundo das pessoas comuns.



A expressão "C" é de luta. Felizmente(?) não é com aquele olhar da hora em que ela derrotou três valentões quando estava no primário.



A expressão "D" é com a piscadela, para um dos golpes em conjunto. Mesmo sem isso fica bem charmosa. Só que eu sinto  que em todos os rostos os olhos ficaram muito escuros. No desenho eles são mais amarelados, parecendo joias.


A franja não é plana, mas cheia de repiques, o que dá mais autenticidade.


Os enfeites de cabelo lembram flores, mas com o trevo de quatro folhas no meio.
Curiosidade: o naipe de Paus seria a representação de um trevo.


Os cabelos, divididos em duas mechas cada, formando um trevo de quatro folhas.


Os enormes cabelos, feitos de material leve e rígido. Os conceitos dos designs de Doki Doki! são "assimetria" e "curvas", sendo que Rosetta é a que tem menos assimetria e mais curvas no visual.


Na orelha existe um brinco no formato de trevo.


Rosetta tem motivos vegetais e isso está presente na gargantilha, que lembra uma planta.


O broche, em formato de coração com pintura metálica, forma um trevo de quatro folhas junto com a fita de baixo. Um recurso semelhante ao usado em Fresh Precure!.


As mangas são em formato de pufes e iguais dos dois lados.


As pulseiras com fitas lembram as de Heartcatch Precure!.



A saia lembra uma flor, com várias camadas com babados, mas simplificados.


O laço de fita fica bem no centro desta vez.


Na parte de trás da saia esta o mascote Lance, na forma do item de transformação, o Lovely Comune.


Assim como as outras Cures, Alice usar leggings debaixo da saia.


As botas cobrem toda a perna, com um salto alto.


3. Articulações


O pescoço se move bem, devido à interferência reduzida e até consegue se inclinar um pouco para os lados.


Os rabos de cavalo possuem articulações multidirecionais na raiz.

Com isso eles podem ser posicionados em vários ângulos e até girados. No meu exemplar o direito escapa com facilidade.

Os ombros não se abrem muito. No meu exemplar eles são bem duros. Os antebraços giram na ligação com a articulação do ombro, e também são um pouco duros.


É preciso tomar cuidado para ver a posição da articulação, que fica escondida pelas mangas. Um erro pode causar quebra. Na hora de mover os braços, recomendo sempre segurar na articulação do ombro e também fazer isso na hora de girar os braços.

O pulso se move relativamente bem.

O tronco não se move muito.

A abertura das pernas é limitada pela saia.

As coxas podem ser giradas na altura das leggings.

Os joelhos se dobram bem.

Os tornozelos possuem articulações multidirecionais. Elas são duras de girar, mas no meu exemplar elas são frouxas nas partes que se dobram.


4. Acessórios


Os pares de mãos incluídos são quase os mesmos das outras Cures, inclusive com o segurador seccionável.

Cada uma das mãos abertas tem angulações diferentes nos dedos.

Está incluída esta peça, com as mãos representando o naipe de Paus. A colocação é dura.

O Love Heart Arrow incluído tem a ponta amarela.

Assim como Rikka, Alice usa o Love Heart Arrow na forma dobrada e a peça incluída é parecida, porém com a ponta amarela.

O Magical Lovely Pad é igual ao das outras Cures.

Está incluída esta mini-figura do mascote Lance, que é macho como Rachel e termina suas frases com "-lance" ou "-delance". Por ser o mais novo, às vezes solta umas frases que soam um tanto venenosas, falando o que pensa sem papas na língua. Mas isso é devido à sua inocência e não por más intenções. Ele fala de forma mole e sossegada e por isso não soa tão ofensivo. Lance tem um papel bem grande na batalha final. Seu nome vem do Valete de Paus, Sir Lancelot.

Curiosidade: o naipe de Paus também representaria uma ponta de lança, outro motivo do nome do mascote.

Close da cabeça. A escultura é detalhadíssima, com os microscópicos adornos na testa. Nas orelhas estão esculpidos os naipes de Paus.


O formato do corpo é parecido com o dos outros mascotes. A cauda e o enfeite do pescoço são diferentes. No meu exemplar a parte achatada da cauda não foi colocada na posição certa e por isso é um pouco difícil de colocar de pé.

Os mascotes reunidos. Com isso dá para ver as características de cada um.

A peça intercambiável para o pescoço. Novamente não tem muita utilidade.

A base com suporte incluída, com uma tampografia do naipe de Paus estilizado, assim como o nome do grupo e da personagem.
Obs.: Na apresentação da Cure Diamond tinha me esquecido de falar da base com suporte dela. Isso já foi consertado e lá tem a foto.


5. Ação


- PRECURE! LOVE LINK!
L!O!V!E!









- Um lugar quentinho ao sol!


- Cure Rosetta!


- Só o Amor pode reger este mundo. Então, que eu e você cultivemos o Amor.
Frase de efeito, também usada poucas vezes. Em uma delas, Alice fez isso de cabeça para baixo enquanto estava em queda livre. Mas ela tinha controle da situação.



- Essa é bem durinha.


- Rosetta Wall!
Alice cria dois escudos de energia que podem  deter os ataques dos oponentes, mas não são totalmente invencíveis. Mais de uma vez eles já foram quebrados.


Outra utilidade para a Rosetta Wall é servir de plataforma para pulos mais altos.


- Precure!



- Rosetta Reflection!



Usando a Love Heart Arrow, Alice cria uma barreira muito maior e que também consegue voltar o ataque do inimigo contra ele próprio. Mas ela também não é totalmente invencível e já foi quebrada várias vezes por ataques muito poderosos.





Mas ainda assim, ela consegue pegar as metades do escudo quebrado e usá-las como leques para golpear. Uma cena de luta criada pelo genial diretor Yuuta Tanaka.
Obs.: o escudo não é de minha autoria e estou procurando o desenhista que deixou o material para uso.


- Rosetta Baloon!
Golpe usando o Magical Lovely Pad. Ela cria um balão.


- 1! 2! 3!
Depois de contar até "3", o balão estoura e libera alguma coisa. O efeito é aleatório e o que acontece depois é supresa.


- ......
Às vezes a surpresa é bem grande.


Com isso está reunida a primeira formação das Doki Doki! Precure!


- PRECURE! LOVELY FORCE ARROW!!!
Com isso eu posso fazer este golpe combinado.










Esse era usado no começo, quando todas conseguem o Love Heart Arrow.


- PRECURE! LOVELY FORCE REFLECTION!
Golpe combinado em que é criada uma barreira menor, mas mais concentrada.


Em várias ocasiões, Alice mostra que gosta de monstros. No primeiro episódio, ela pergunta a Sebastian se ela pode ter um Jikochu caranguejo como bicho de estimação e o mordomo obviamente nega.



Junto com o Kamen Rider Leangle, do mesmo naipe.


O Escudo mais forte e a Lança mais poderosa.


Alice consegue até segurar a Leangle Rouser, mas a mão pode ficar alargada com isso.


Detendo o ataque do soldado Shocker.


SCREW




- Obrigada, Mutsuki.
- De nada, Senhorita! (Puxa! Ela usa melhor do que eu!)
Alice é educada e devolve a Leangle Rouser dobrada e com as duas mãos.


Alice tem brevê de piloto e já foi para a estratosfera com um jato. Sendo assim, pilotar uma moto é fácil para ela.



É só que na figura a saia interfere para sentar. E o braço não chega no outro guidão. Sendo assim o negócio é colocar fazendo acrobacias e usando ângulos e peças de efeito para enganar.


Com isso estão todas reunidas. No Coração a Espada, a Coragem Brilhante.


Se uma amiga estiver em apuros, queremos dar uma força. Isso é o normal, não é?


Não ser só bonitinha é a promessa de nós garotas!



Eu luto para acreditar em você.


Juntando a Bondade Invencível! (YEAH) Precure!


Trívia: a disposição dos naipes na parte final da abertura é exatamente a mesma de Kamen Rider Blade. Só que os Riders ficam de costas.




Time completo...?



E esta foi a apresentação da versão S.H. Figuarts da Cure Rosetta, feita pela Bandai. Assim como nas outras Doki Doki!, a modelagem é muito boa e foram implementadas várias melhorias, especialmente no cabelo, agora feito de material leve. Mas mais uma vez, o controle de qualidade é um problema, uma vez que existem articulações muito duras ou frouxas nos lugares errados. Os ombros em especial demandam bastante cuidado. A figura vem com vários acessórios, mas no caso da Rosetta, ficou faltando justo o item que mais simboliza a personagem: peças em PET representando os escudos de energia. Mesmo assim, sinto que é bom saber que ao menos estão lançando modelos de Precure de modo consistente, ainda que para venda exclusiva. Vou continuar comprando e torcendo para que melhorem. Quanto ao modelo, recomendo para os fãs, mas com as ressalvas mencionadas.



Tem mais uma aqui... aru.
- (Aru?!)

4 comentários:

  1. Nobre Usys!

    Sempre curto a ambientação dos personagens apresentados aqui! E a gente vai vendo meio que um padrão nos tipos de personalidades de cada um! Essa da vez, por exemplo, nos lembra um pouco o Shun - que não gostava de lutar, apesar de ser muito forte!

    A figura até que tem uma quantidade bem grande mãos! As articulações são bem consideráveis e a modelagem também é muito bacana.

    As cenas de ação ficaram maneiras! Elas nos lembram realmente um episódio da TV! Todas elas juntas e muitas cores unidas me fazem lembrar The Flash, Changeman quando se juntavam pra dar aqueles tiros coloridos nos monstros! A cena de motoca ficou muito legal!

    Até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Ouvi falar uma vez que todo grupo tem um "catalizador", um "apoiador", um "analítico" e um "controlador". É bem o caso aqui, embora uma às vezes pegue dois ou mais papéis de acordo com a situação.

      As séries Precure têm vários elementos de seriados e desenhos de heróis para meninos. Uma delas é Super Sentai e daí vem os ataques em grupo. É só que dá bastante trabalho para montar. Se algo der errado, cai tudo que nem dominó! A gente tenta ajustar uma para que fique melhor e acaba derrubando a que já estava boa! Todo mundo deve passar por isso.

      Excluir
  2. Show de review!

    Pô, essa menina é super tudo hehehe! Cheia de habilidades e recursos! Ah, mas tá explicado, o tutor dela é ninguém menos que o Sebastian, o mordomo demoníaco mais habilidoso do mundo. Onde será que a Alice esconde o símbolo do contrato?

    Já estava achando coincidência demais essas datas de aniversário entre personagens e dubladoras hahahaha! Então eles decidem o aniversário das personagens após escolherem as dubladoras, tá explicado.

    Essa tem um visual bem delicado, e com cores bem sóbrias. Bem bacana! Interessante o detalhe do cabelo formar um naipe de Paus com a saia, deve ter dado um trabalhão para o designer.

    Putz, é tenso quando a figura vem com alguma marca, ainda mais sendo no rosto. Pelo menos é uma figura com rostos adicionais, então qualquer coisa dá pra trocar. Mas é triste mesmo assim.

    Bacana essas mãos formando o naipe de Paus, bem diferente. Esses mascotes, se não tivesse a informação de que alguns são machos eu pensaria que é tudo fêmea hahahaha!

    Usar o escudo quebrado para lutar é badass! E pelo visto fuciona muito bem! Esse Rosetta Baloon parece ser um golpe bem divertido, e perigoso! Vai que aparece um monstro...

    Essa do aru parece ser perigosa! É bom chamar o Ultraman Ginga para supervisionar ela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Então está explicado por que o Sebastian consegue fazer todas aquelas coisas. Decidiu ficar com a Alice depois de envelhecer. Mas se for assim, o que aconteceu com o Ciel? Pelo que eu sei, no final ele... Ah, na verdade é o Sebastian que tem um contrato com a Alice. O símbolo é uma marca em forma de trevo no antebraço direito.

      Sinto que a Alice seria o que aconteceria se a Tomoyo de Card Captor Sakura se tornasse uma Menina Mágica. Até o jeito dela descobrir foi parecido. Só que foi muito mais assustador. E me espantei ao ver ela fazendo o naipe de Paus com as mãos. Muito criativo! E vendo bem, nos dois times a Rosetta e o Leangle são os que têm maior integração com seus motivos.

      Essa cena de luta com os escudos é muito bonita. Acho que é a melhor do desenho, mostrando que um escudo pode ser uma arma poderosa. E quem sabe usar consegue aproveitar até mesmo quando quebra.



      Só o Ginga não vai adiantar para segurar a onda. Por isso vou ter chamar uma outra pessoa para ajudar...

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html