domingo, 15 de outubro de 2017

figma Miku Hatsune: Cheerful Ver.

Saudações.

Desta vez vou falar da versão figma da Miku Hatsune, lançada em uma campanha de apoio às vítimas do grande terremoto de 2011 no Japão, feita pela Max Factory.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação



1. Informações



Em 11/03/2011, um enorme terremoto assolou a região Tohoku do Japão, que engloba as províncias de Miyagi, Fukushima, Iwate e Ibaraki. A magnitude foi a maior de todos os abalos sísmicos que o país enfrentou e como consequência, surgiu uma onda gigante de mais de 40 metros que inundou as áreas litorâneas dessas províncias. E o pior ainda estava por vir, com o incidente da Usina Nuclear Nº 1 de Fukushima, que sofreu um derretimento nuclear devido ao abalo.

Toda essa sucessão de eventos ficou conhecida como 東日本大震災 (Higashi Nippon Daishinsai, algo como "O Grande Terremoto do Leste do  Japão") e é considerado um dos maiores desastres que o Japão já enfrentou.


Para ajudar as pessoas que sofreram com essa catástrofe, foram organizados vários movimentos de apoio, dentro e fora do Japão. Uma delas foi feita pela Tsuburaya Productions, que para isso instituiu a Ultraman Foundation, até deixando de lado as tradicionais brincadeiras de Primeiro de Abril. Também foi criada uma conta no Twitter, em que atores de séries de super heróis deixam mensagens de apoio às vítimas do desastre, organizada por Teruaki Ogawa, o Ninja Red em Kakuranger. E outra iniciativa foi a Cheerful JAPAN!, pela Good Smile Company, que comercializou vários produtos destinando parte do dinheiro para instituições de auxílio, como a Cruz Vermelha.

Um desses produtos foi uma reedição da versão figma da Miku Hatsune, com uma expressão extra e mais acessórios. Ela esteve disponível por tempo limitado até 27/07/2011.

O conteúdo da caixa. Ela vem com os mesmos acessórios da primeira versão mais alguns adicionais.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. É exatamente igual à primeira versão e à Live Stage Ver., sem mudanças na escultura básica.

O grande diferencial é esta expressão de alegria e entusiasmo, como se estivesse tentando passar essa energia positiva para as pessoas.

As outras expressões sãs as mesmas da primeira versão.

Não houve mudanças na escultura nas três versões. Esses aspectos podem ser vistos na apresentação da Live Stage Ver., cujo diferencial é a pintura metálica da roupa.


3. Articulações


Sendo assim, nesta apresentação vou abordar as articulações, que não tiveram tanto destaque nas outras. O pescoço se move bem, embora pareça limitado para os padrões de agora. Ele não se move muito para cima e pende pouco para os lados.

Os rabos de cavalo possuem articulações nas raízes e podem ser giradas e colocadas em vários ângulos.

A abertura dos ombros é boa, mas é preciso tomar cuidado com a protuberância do antebraço, encaixando-o na cavidade do tronco. O antebraço pode ser girado no conector da articulação do ombro. O fechamento do cotovelo é razoável.

As mãos só possuem uma articulação em dobradiça e por isso só podem ser dobradas para baixo e giradas. O formato das mangas faz bastante interferência. Para compensar isso o melhor é puxar um pouco  a mão para fora.

Os movimentos do tronco dependem totalmente da conexão esférica da cintura, na altura da saia. Por isso não é muito flexível.

A abertura das pernas é boa. A saia é dividida em duas partes, o que reduz a interferência nesse sentido.

Sistema de articulação das pernas. Os joelhos se dobram bem, mas a saia acaba interferindo nos movimentos para a frente e para trás.

Os tornozelos até giram na ligação com o pé, mas não tanto.



4. Acessórios


Os pares de mãos são as mesmas de outras versões. É só que os conectores das mãos são por pinos, sem a bolinha na ponta que tinha no primeiro modelo. Essa foi uma boa melhoria.


A figura vem com os mesmos acessórios da primeira versão, como as cebolinhas e o microfone com suporte.


A bolsa com um fecho e a base com suporte, comum a todas as figmas.

Um dos diferenciais é esta bandeira da Cheerful JAPAN!, modelada de forma que pareça tremular.

A bandeira pode ser segurada pela mesma mão usada para as cebolinhas. Entra com facilidade e não é apertado.

Outros acessórios adicionais são esses pompons de torcida.

A escultura é esmerada, uma vez que agora representam modelos mais reais.

Eles são conectados nos pulsos como as mãos intercambiáveis.

O conector é preso por uma conexão esférica e permite pequenos ajustes de ângulo.


E finalmente, está incluído este cartão postal, com uma ilustração feita pelo desenhista Milo.


5. Ação


Apesar de ser um modelo antigo, é possível fazer várias poses com os pompons. A cebolinha pode até ser usada como um bastão de torcida.



Só que ela não consegue levantar muito as pernas para a frente. Mas dá para dar o clima.


Dá até para segurar a bandeira com as duas mãos e fazer uma pose parecida com a do cartão postal.


A figma Miku 2.0 tem retrocompatibilidade de expressões e consegue usar essa, embora pareça pequena demais. E a mão consegue segurar a bandeira.


Junto com a Nendoroid Miku Cheerful Ver. Foi a partir daí que começou a Cheerful JAPAN!.


Ela continua até hoje e recentemente deu apoio às vítimas do terremoto em Kumamoto.


A Ultraman Foundation também continua as atividades, assim como a conta @tokusatsuhero no Twitter, sendo que um dos atores que escreveu lá foi Seikou Senoo, que foi o Metalder. E também há as doações de várias pessoas que preferem permanecer incógnitas sob o pseudônimo de "Naoto Date", o primeiro Tiger Mask.


E esta foi a apresentação da versão figma de Miku Hatsune, em uma versão beneficente, feita pela Max Factory. Trata-se do relançamento de um produto para uma campanha de caridade com acessórios e uma peça de expressão extras. Sendo assim, não há muito o que dizer de uma figura que já era boa e foi relançada várias vezes em diversas ocasiões. O importante aqui é o valor simbólico e o seu propósito. Admito, comprei um exemplar usado pois na época não contava com os fundos para conseguir uma. Peguei agora pois seu intento já foi cumprido. Recomendo que ela seja adquirida só se o preço for baixo, pois já vi gente(?) que colocava no mercado de usados a preços muito superiores ao original, visando lucro com um produto que deveria ser beneficente.

4 comentários:

  1. Show de review!

    Nossa, esse terremoto de 2011 foi terrível! Lembro das notícias pipocando aos montes na época, dava um baita aperto no coração. Que bom que o povo se uniu para ajudar na situação, e surgiram boas ideias como essa Cheerful JAPAN! para dar um apoio.

    Apesar de ser basicamente a mesma figura que as versões anteriores, esse novo rosto de sorriso solidário já vale a pena e com certeza é bem representativo. Essa bandeira ficou ótima e é bem chamativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Esse acontecimento foi um tremendo choque para mim. Por um momento, senti até o chão sumir dos meus pés. Não era a região onde morei, mas ainda assim foi bem duro.

      Trata-se de um item simbólico e por isso o que vale é contribuir. Pena que na época eu não consegui essa, embora tenha várias outras figuras.

      Excluir
  2. Olá!
    Muito bonitinha essa figure! Desconhecia este modelo. Mais que isso é a representação que ela teve para a população. Lembro perfeitamente do ocorrido, quando transmitido simultaneamente pelo canal NHK. Foi doloroso ver aquelas cenas. Imagino a tamanha dificuldade das pessoas afetadas do qual as marcas ficarão para sempre na história, nas memórias deles e de tantas outras que foram atingidas indiretamente. Fez certo em apoiar o projeto! Um gesto nobre da Industria em arrecadar fundos para reverter numa ação de auxilio as famílias. Os itens especiais podem ser aproveitados para outros fins, principalmente os pompons. Acho que a Yell seria perfeita para ajudá-la a enviar boas vibrações e trazer  conforto para as pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Melissa!

      Tem várias figuras dessa iniciativa da Cheerful Japan!. E foi legal da parte da Good Smile Company e da Max Factory terem feito essas figuras e dado o lucro para a caridade. E foi uma quantia considerável.

      Foi desesperador ver aquilo acontecer. Por um tempo deu uma sensação de que o mundo havia acabado. Mas o pessoal reagiu e se reergueu. E enfrentamos tempos difíceis mais uma vez. Agora seria preciso as energias da Yell, da Happy, da Star e da Grace para ajudar todo mundo a se levantar. Mas sei que as Precure All Stars iam comparecer em peso para isso.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html