segunda-feira, 9 de outubro de 2017

S.H. Figuarts Tiger Mask & S.H. Figuarts Tiger The Dark

Saudações.

Desta vez vou falar das versões S.H. Figuarts do Tiger Mask e do Tiger The Dark, do desenho animado Tiger Mask W, feitas pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação



1. Informações



Quase meio século se passou desde que o primeiro Tiger Mask derrotou Tiger The Great, o campeão da organização secreta Covil do Tigre e desapareceu misteriosamente. Naoto Azuma e Takuma Fujii eram aspirantes a lutadores de Luta Livre em uma pequena academia, a Zipang Pro-Wrestling, administrada pelo campeão Daisuke Fujii, pai de Takuma. Mas um dia, Daisuke enfrentou um poderoso lutador mascarado, o Yellow Devil, do grupo GWM (Global Wrestling Monopoly) e foi derrotado. E mesmo com a luta terminada, Yelow Devil agrediu Daisuke de forma brutal e sanguinária, incapacitando-o e fazendo um enorme corte no rosto de Takuma, deixando uma cicatriz. A Zipang é dissolvida, mas Naoto e Takuma juram vingança contra o Yellow Devil e a organização que está por trás dele e da GWM, o Covil do Tigre.


Naoto se encontra com Kentaro Takaoka, que foi o Yellow Devil antecessor e depois se regenerou, assumindo o nome de Ken Takaoka, se tornando o parceiro de Naoto Date, o primeiro Tiger Mask. O velho lutador passa a administrar rigorosos treinamentos, envolvendo lutas com um gigantesco autômato e enfrentar e matar ursos, que rendem carne para comida. Ao ver que chegou a hora, Takaoka entrega a Naoto a máscara e o nome que lhe foram confiados pelo lendário lutador Tiger Mask pouco antes de seu desaparecimento. Naoto então declara guerra diretamente ao Covil do Tigre para enfrentar o algoz de seu mentor.

Há muitos anos, Naoto teve que morar em um abrigo depois de perder sua família em uma catástrofe. Ele decidiu se tornar lutador ao ver Daisuke no ringue, demonstrando um ardente espírito de luta e isso fez com que ele ganhasse ânimo para viver. Naoto quis ser alguém como Daisuke e para isso entrou na Zipang Pro-Wrestling, onde treinou arduamente.

Impulsivo, Naoto às vezes toma decisões erradas em  seu caminho para lutar contra o Yellow Devil. Mas tem o apoio de Takaoka e de Haruna, sobrinha de seu treinador, que também faz as vezes de agente do Tiger Mask. Outro aliado valioso é o enigmático Fukuwara Mask, que tem uma aparência e um estilo de luta altamente escrachados, mas que às vezes demonstra ser um lutador poderoso. Naoto também é um pouco desajeitado com mulheres e por isso tem bastante dificuldade de conquistar Ruriko Yamashina, a enfermeira que cuida de Daisuke. Mas o amor estava bem mais próximo do que ele imaginava.


Takuma Fujii é grande amigo de Naoto desde sua entrada na Zipang Pro-Wrestling. Ele também quer vingar seu pai e ingressa no Covil do Tigre a fim de aprender suas técnicas e destruí-lo por dentro. Ele passa por treinamentos totalmente desumanos, que não dão lugar para solidariedade ou amizade, em que só sobrevive quem é mais forte. Mesmo assim, ele conta com a ajuda de Kevin Anderson, que se torna seu amigo e fiel escudeiro.

Assim como Naoto, Takuma é impulsivo e perde a calma quando o Yellow Devil está envolvido. Seu estilo de luta, diferente do que se pode imaginar, usa mais a força, que é reflexo do que ele aprendeu no Covil do Tigre.

Takuma passa por provações inimagináveis, longe do cotidiano de uma pessoa comum. Isso cria uma boa oposição a Naoto, que tem o apoio de amigos e da família Takaoka, além de um interesse amoroso. Mas essa situação mudaria...


Tiger Mask W foi exibido no Japão pela primeira vez em outubro de 2016, com transmissão no Brasil pela Crunchyroll. Trata-se de uma continuação da primeira série em animação de 1969, por sua vez baseada na série em quadrinhos escrita por Ikki Kajiwara (de Kyojin no Hoshi, Ashita no JoeSawamu - O Demolidor), e desenhada por Naoki Tsuji. Ou melhor, uma ramificação, uma vez que desconsidera os acontecimentos de Tiger Mask  II, de 1980, que seguia a continuidade da versão em quadrinhos.

Em W surgem os sucessores de oponentes da série clássica, como Black Python, Red Death Mask e Mister ? (Question). E também participam personagens da primeira série, interpretados por seus dubladores originais, como Kentaro Takaoka, com a voz de Ryoichi Tanaka (Máscara da Morte em Saint Seiya) e um inexplicavelmente ressuscitado Mr. X, por Hidekatsu Shibata (Mars em Saint Seiya Omega).

Assim como nas séries anteriores, Tiger Mask W contou com o apoio de associações de Luta Livre japonesas, como a All Japan Pro-Wrestling e a New Japan Pro-Wrestling. E todas elas tiveram a participação de lutadores de verdade, inclusive lendas como Giant Baba e Antonio Inoki, em papéis proeminentes, embora não fossem interpretados pelos próprios. Tiger Mask W teve apoio da New Japan, com a participação de Yuji Nagata, do campeão peso-pesado Kazuchika Okada e do carismático Hiroshi Tanahashi, fã das séries Kamen Rider, que foi vilão no filme Kamen Rider Heisei Generations, junto com Chihiro Yamamoto.

O desenho foi feito pela Toei Animation e teve em sua equipe pessoal que trabalhou nas séries Precure, como o diretor Toshiaki Komura, de Futari wa Precure Splash Star, Yes! Precure 5 e Yes! Precure 5 GoGo e até mesmo do próprio criador da franquia, Takashi Washio, que fez o projeto inicial de Tiger Mask W. O desenho de personagens ficou a encargo do mestre Hisashi Kagawa, de Fresh Precure! e Bomberman Jetters, que também foi diretor de arte em Sailor Moon. A música foi feita por Yasuharu Takanashi, o criador do chamado "Cure Metal", que fez a trilha sonora de Fresh! até Smile!, tanto as séries de TV quanto os especiais de cinema, e de Precure All Stars desde DX até Haru no CARNIVAL. Outros de seus trabalhos são em NARUTO e Fairy Tail. Também foi chamado o veterano Junichi Hayama como diretor de animação de ação.

Tiger Mask W tem um teor parecido com os desenhos dos anos 1970 a 1980, em que os personagens principais passam por árduos treinamentos para enfrentar seus oponentes. Mas foram incluídos elementos de séries recentes, como a presença de dois protagonistas, um de "luz" e outro de "trevas", e participação mais ativa das personagens femininas. Houve episódios cômicos, escritos pelo gênio Yoshio Urasawa e até mesmo alguns, com artistas de verdade em que o próprio Tiger acabava ficando para escanteio. A série, exibida de madrugada no Japão, não teve tanto sucesso, terminando em 38 episódios. O começo é irregular, mas o desenvolvimento a partir do episódio 23 é de tirar o fôlego, culminando em uma luta final intensa e emocionante do Tiger Mask contra seu inimigo mais poderoso.

O conteúdo das caixas. Vem com pouquíssima coisa, mesmo considerando  que os personagens não usam armas. É só que, pode parecer estranho dizer algo assim, mas a figura compensa tudo.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. A figura é altamente volumosa, representando de forma fiel o personagem. É usada uma nova protoforma, a Fighting Body, feita especialmente para personagens lutadores, com ênfase na modelagem dos músculos e com um intrincado sistema de articulações para representar os golpes.



O Tiger The Dark é quase uma remodelagem/recoloração do Tiger Mask, com alguns detalhes diferentes.





Close da cabeça. A máscara tem uma camada brilhante que realça a pintura dourada, fazendo parecer metálica. A tampografia das listras é precisa. Na parte de trás é possível ver parte do cabelo de Naoto.





A máscara do Dark também tem a camada brilhante e é uma recoloração do Tiger Mask.


O grande diferencial do Dark é o cabelo comprido.


A escultura do pescoço é caprichada, com uma traqueia definida.


O mesmo pode ser dito do corpo, musculoso, com uma hipertrofia impressionante. Naoto lutava com ursos e os matava com as mãos, o que rendia carne para a mesa. tanto que Haruna até chegava a enjoar.

O corpo do Dark é uma repintura para representar o collant. O físico de Takuma é fruto de treinamentos desumanos, como escalar uma montanha no meio de uma nevasca.



A hipertrofia dos braços também é magnífica. As articulações são visíveis, mas também dá para notar que houve um esforço para que elas não chamassem tanto a atenção.


Naoto tem as mãos nuas, enquanto Takuma usa luvas. Em Takuma, os braceletes são peças separadas do pulso.


A sunga é feita de material brilhante. A de Naoto tem estampas em forma de listras.



As coxas possuem musculatura bem definida, com uma escultura esmerada. Tanto Naoto quanto Takuma consegue correr em uma esteira dentro de uma sala com oxigênio reduzido.



Visão geral das pernas. Takuma tem joelheiras e caneleiras nas botas, enquanto que as de Naoto são mais simples.


3. Articulações


O pescoço tem uma boa liberdade de movimentos, embora nada muito excepcional.

O cabelo não influencia em muito os movimentos da cabeça de Takuma.

Os ombros possuem intrincados sistemas de articulações que dão bastante mobilidade.

Detalhe da articulação do ombro.

Existe ainda um sistema extensível...

... que permite que a figura junte os pulsos à frente do peito, apesar de ser bem grosso.

As articulações dos cotovelos podem ser giradas no meio e elas têm um fechamento quase total.

Os pulsos têm bastante liberdade de movimentos.

A movimentação do tronco é muito boa, apesar da musculatura. E no caso de Takuma, o cabelo não interfere na movimentação.

A região ventral serve como uma "capa" e inclinando o corpo faz aparecer outra placa ventral por baixo, como se fosse uma camisa. Talvez uma forma de esconder o vão que se formaria, mas fica estranho no Tiger Mask. No Dark a parte de baixo tem a mesma cor da camisa.



As coxas podem ser giradas levemente e são extensíveis, dando uma boa abertura para as pernas, apesar do tamanho e do formato das coxas.


As articulações das pernas são excelentes, com um bom fechamento nos joelhos e grande gama de movimentos nas coxas.


Os tornozelos dão boa estabilidade à figura. Só que a ponta do pé não tem uma articulação em dobradiça, típica de outras figuras de heróis da linha.


4. Acessórios


Em ambos os modelos só estão incluídos dois pares de mãos. Um com os punhos cerrados e outro com as mãos abertas.

A mão aberta tem uma articulação em dobradiça no meio, em que todos os dedos, exceto o polegar, se movem juntos. Adequado para figuras de Luta Livre, em que são usados agarrões e arremessos. Só que podiam ter incluído uma em "lâmina" e outra com o dedo apontado, indispensável para a cena de entrada do Tiger Mask.

No Tiger Mask está incluído este manto, usado no começo e na abertura. Não colocaram o que ele usa a partir do capítulo 09 e no Tiger The Dark não vem o robe com capuz.

O manto não tem articulações, mas em compensação a modelagem é muito bem feita, com as dobras de tecido e o nó do pescoço. A pintura tem a mesma camada  brilhante da máscara.

Na parte de dentro existe um conector para ser encaixado em outro nas costas de Naoto. Não foi incluída nenhuma peça para tapar esse buraco.

Ficaria assim. Dá bastante imponência e é assim que a figura vem embalada de fábrica.

Para colocar o manto é preciso  tirar a cabeça. A do Dark também é removível, mas o cabelo comprido interfere e não é possível colocar o manto nele. Em teoria daria para incluir cabeças representando "Naoto" e "Takuma", assim como a máscara usada no último capítulo, mas isso não foi possível.


5. Ação




- No Canto Azul, pesando 102 quilos...


- TIGER MASK!!!
Nessa hora que era preciso uma mão com o dedo apontado.


- No canto vermelho, com 105 quilos, TIGER THE DARK!!!
E também era necessário o robe com capuz para fazer a cena de entrada do Dark.


Tiger Mask usa mais a velocidade e a flexibilidade.


Para isso, ele usa bastante o "footing", andando ao redor do oponente.


Um de seus golpes favoritos é o chute giratório de calcanhar.


E é claro que ele também usa a submissão no solo.



Para o golpe especial, Tiger primeiro joga o oponente para o canto do ringue.




Daí é correr, usar o oponente como plataforma e dar um salto lunar...



... para descer com uma joelhada dupla no peito.



Daí é agarrá-lo pelo pescoço, jogar o corpo para trás e...



... bater com as costas no tablado, fazendo o oponente cair em  cima dos joelhos...


... e arremessar. Se der tudo certo, é nocaute. Naoto demorou vários episódios para desenvolver esse golpe, inclusive passando por um treinamento usando bastões com a ponta em chamas. No fim o golpe ficou sem nome, embora Takaoka tenha sugerido 猛虎重爆 (Mouko Juubaku, algo como "Bombardeio do Tigre"), mas foi recusado por Haruna por soar muito antiquado.



O outro golpe fatal também demorou para ser desenvolvido. Primeiro Naoto usa as cordas para ganhar impulso...



... para então dar um salto e...




... dar uma descida de calcanhar na cabeça...



... e no fim emendar uma joelhada na mandíbula. Esse é o Tiger Fang, baseado em um golpe do oponente King Tiger e graças a uma dica de Takuma.



Existe uma variante do golpe, dada de lado, pegando as costas. Essa me lembrou de quando Sawamu o Demolidor usou o Salto no Vácuo com Chute Lateral ao invés da Joelhada.


Tiger The Dark usa mais a força, assim como várias técnicas.


Isso pode ser visto em seus golpes com o cotovelo.


Ele também faz arremessos, como a "ponte".


Seu golpe fatal é o Darkness Driver, uma variante do "pilão".


Depois de agarrar o oponente, ele prende sua cabeça com os joelhos...


... pula e...


... bate a cabeça dele no tablado.


Takuma também contava com um golpe especial de submissão, o Darkness Hold.


Próximo do último capítulo, Takuma desenvolve um novo golpe fatal, o Crossbow.



Takuma pula com os punhos em cruz, acertando a garganta do oponente, nocauteando-o. Não parece, mas esse ataque é extremamente poderoso e decidiu a sua luta final.


O Tigre mais forte sou eu ou você?


Hum... É. Sem isso aqui parece que está faltando alguma coisa.





Mostrando a persistência de um Homem!


A Fighting Body tem um excelente sistema de articulações. Pena que não ergue muito a cabeça.


Tiger Mask é um ícone da Cultura Pop Japonesa que teve muita influência em vários campos. Como exemplo, há pessoas que fazem doações a orfanatos e escolas sob o nome de "Naoto Date", em referência ao primeiro Tiger Mask, que fazia o mesmo com o dinheiro que ganhava em lutas.


Não tanto quanto Ultraman ou Kamen Rider, mas Tiger Mask fez parte da minha infância. Quando era menor, um colega japonês de meu pai deixou uma caixa de brinquedos usados. Entre eles havia um do Ultraman, do Kamen Rider V3 e do Tiger Mask. Tem certas coisas que nunca mudam...



Também consegui um livro de colorir e uma revista com o Tiger Mask II. Ainda, foi nessa época que pude ver um especial de cinema do primeiro Tiger Mask no antigo Cine Niterói. Foi uma história bonita, mostrando o amor e auto-sacrifício do Herói pelas crianças desamparadas e uma belíssima amizade de homem para homem.


Há quem diga que Tiger Mask influenciou Kamen Rider. De fato, o primeiro Tiger Mask era um fugitivo do Covil do Tigre, que o havia treinado, e passou a lutar para destruir a organização. Ambos usam máscaras e ainda existe a referência para o cinto de campeão.

O que eu queria fazer desde o começo:
Tiger Mask & Cure Peach VS Tiger The Dark & Eas
Ambas as obras foram desenhadas por Hisashi Kagawa.

Eas ataca com seu novo golpe, o Devil Mother Chop!

Tiger The Dark tenta atacar, mas é detido por Cure Peach, que o rechaça, ficando parada e colocando o punho em riste.

Golpe combinado: Tiger Peach Fang! Naoto manda uma descida de calcanhar e ao mesmo tempo, Love desfere uma joelhada por baixo.

Dark Labyrinth Hold. Como seu nome diz, é impossível escapar dessa.

Ambos os times lutam com todas as suas forças.

Mas...

Eles não são inimigos, mas sim rivais.

A luta é para que todos aperfeiçoem suas técnicas e fiquem mais fortes.

Já que é assim, vamos colocar o time inteiro.
Digo e repito: todos os personagens foram feitos pelo mesmo desenhista, por incrível que isso possa parecer!

Aqui na Casa, Love e Bukky são fãs do Naoto, enquanto Miki e Setsuna torcem para o Takuma.



E esta foi a apresentação das versões S.H. Figuarts do Tiger Mask e do Tiger The Dark, feitas pela Bandai. A protoforma Fighting Body é esplêndida! A modelagem é magnífica e o sistema de articulações é formidável. O uso de articulações extensíveis nos ombros permite uma enorme gama de movimentos, mesmo com o volume dos braços e do peito. A presença de uma articulação giratória no cotovelo dá bastante mobilidade e com isso é possível fazer vários golpes. O uso de articulações extensíveis nas pernas foi uma decisão acertada, pois o modelo usado atualmente, com enormes articulações esféricas na coxa acabaria quebrando a silhueta dos músculos. O problema é que isso aparentemente é muito custoso e por isso a figura não vem com muitos acessórios a não ser mais um par de mãos intercambiáveis e a capa no caso do Tiger Mask. Talvez se lançarem o Tiger The Third incluam pelo menos a máscara da luta final. Mas eu mesmo iria querer uma Spring Tiger/Springer. No total, a construção da figura compensa a falta de acessórios. Recomendo para os fãs do desenho. Ou melhor, digo até que é obrigatório.

4 comentários:

  1. Grande Usys! Tá ai um review show de bola! Eu não conhecia nada desse desenho, mas sempre vi as figuras anunciadas é uma foto ou outra por aí, e tinha a errada impressão que os personagens eram híbridos de homens e animais! Também não tinha ideia de que são de origem bem antiga! Essa comparação de Kamen Rider tem tudo a ver, mas não sei nada a respeito.

    Curti as articulações, mas a Bandai poderia ter incluído mais algumas mãos ou adaptar melhor essas com dobradiças nos dedos. Outro ponto fraco foi a falta da cabeça normal do personagem, pois dariam ótimos figurantes em algumas de minhas ideias malucas! Arrasou também nas cenas de ação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Na verdade trata-se apenas de lutadores mascarados, como nos antigos programas do tipo Gigantes do Ringue ou Telecatch. As cenas de treinamento do Takuma no Covil do Tigre vão te lembrar bastante as de Saint Seiya, no Santuário dominado pelo Mestre Ares. Se tiver uma chance, recomendo.

      O Naoto tem uma cara meio genérica, mas o Takuma tem a cicatriz. O duro ia ser o físico que é bem hipertrofiado e por isso chama bastante a atenção. Talvez como um brutamontes...

      A protoforma é muito boa e com isso dá para fazer um monte de poses de ação. Assim, foi relativamente fácil fazer as fotos. E ainda fiz a minha homenagem a um de meus ídolos: o desenhista Hisashi Kagawa. Só isso me deixa realizado.

      Excluir
  2. Show de review!

    Esse está na minha lista de animes para assistir, mas ainda não consegui encaixar. A história parece bacana, e um pouco diferente do que eu pensava. Quando vejo esses caras sempre me lembro do King de Tekken hehehe.

    Pensei que as figuras teriam pelo menos mais uns 3 pares de mãos, não esperava tão pouco assim. Ainda bem que eles são bem legais mesmo assim, e a escultura já compensa. Bem legal que dá pra ver a profundidade na parte dos olhos, deixando a máscara mais realista. Nas imagens promocionais eu achava que os olhos eram apenas tampografia, sem essa profundidade que representa as aberturas da máscara. Outro detalhe que achei interessante é que mesmo o corpo sendo praticamente um repaint o Dark ainda tem umas dobras no traje.

    Dá pra ver que as articulações são muito boas, dá pra fazer várias poses de luta e até uma pose de braços cruzados que fica bem natural.

    Show essa luta de duplas! Mas tive a impressão de que os tigres pegaram leve com as garotas hehehe. Bom, eles devem ter ensaiado a coreografia antes.
    Ah, e esse ringue aí é maneiríssimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      O King é inspirado no primeiro Tiger Mask. Me esqueci de mencionar isso. A ligação com órfãos é o ponto em comum.

      Essa protoforma Fighting Body é muito boa! Fiquei encantado! Por um lado fiquei chateado por ter tão poucas mãos, mas por outro, percebo que os custos de se fazer algo tão complexo devem ser bem altos. Um erro de medida, mesmo que milimétrico em uma peça pode ser desastroso. E poder cruzar os braços é um grande feito, ainda mais com os braços e o peito tão grossos.

      Bem notado! Os olhos têm profundidade, como se fossem de verdade. Até pensei que havia um mecanismo para mover, mas não tinha. E de fato tem as remodelagens para diferenciar um do outro.

      Na verdade quem pegou leve foram as Cures, já que elas têm superforça. Mas o Naoto e o Takuma resistiram bem. Todo aquele treinamento de Cavaleiro valeu a pena. E o desenho é legal. Arrastado no começo, mas depois do 23 a coisa engata. Só que tem que ver desde o início para entender pois tem uma reviravolta grande no meio.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html