domingo, 12 de novembro de 2017

S.H. Figuarts Biorider

Saudações.

Desta vez vou falar da versão S.H. Figuarts da forma Biorider do Kamen Rider Black RX, feita pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação





1. Informações



O Biorider é uma forma em que RX tem mais velocidade e agilidade, mas menos força física. Mesmo assim ele conta com vários poderes especiais, como a de se liquefazer, a de criar antídotos usando seus anticorpos, entrar no corpo de outras pessoas, reduzir de tamanho até o microscópico além de muitos outros. Um que ficou só nos conceitos é o de poder ficar debaixo da água indefinidamente, sem a necessidade de tomar ar.

RX consegue esta forma no episódio 17, quando ele, o menino Shigeru e seu novo amigo Joe Kasumi são capturados pelo Império Crisis. Shigeru e Joe são feitos de reféns e RX é arremessado para uma caverna por um alçapão. Lá, duas paredes se fecham para esmagá-lo e por cima é despejada lava derretida que se aproxima em poucos instantes. RX tenta assumir a forma Roborider para tentar quebrar a parede, mas ela é magnetizada e prende o herói. Devido à covardia de Crisis por usar seus amigos como reféns, a fúria toma conta do coração de Minami e algo misterioso acontece. Essa fúria reage com a Kingstone e com isso RX muda para a forma do Biorider e consegue escapar por uma fresta de onde mina água usando seus poderes de liquefação.

Nesta forma, RX se apresenta como o "Príncipe da Fúria" e ela será a chave para a vitória em diversas ocasiões.


O dublê que vestia o traje do Black e de todas as formas do RX era Jiro Okamoto, da Japan Action Club (atual Japan Action Enterprise) que na época fazia o papel de herói em shows no Parque de Diversões Kourakuen. Ele conta que recebeu a proposta de repente e esse foi seu primeiro grande papel na televisão. Para compor os movimentos do personagem, Okamoto conversava muito com os diretores de ação Osamu Kaneda e Jun Murakami. No começo de RX, não estava definido se cada forma teria um movimentação diferente e Okamoto disse que queria que fosse assim. Com isso, o Roborider ganhou movimentos mais pesados, com a coluna reta e o Biorider era mais fluido, curvando as costas.

Okamoto conversava também com o ator principal, Tetsuwo Kurata e eram bons amigos. No começo, Okamoto fazia algumas cenas em que Minami andava ou corria, e nesse meio tempo, Kurata estudava os movimentos de Okamoto e tentava representá-los. Okamoto comenta que Kurata tinha um bom condicionamento físico e na segunda metade de BLACK, o ator já conseguia fazer as cenas de ação ele mesmo, embora as mais arriscadas ficassem por conta do dublê. Segundo Okamoto, não é que Kurata aprendeu a fazer essas cenas, mas sim que tinha conseguido discernimento para saber qual delas ele poderia fazer sem se machucar. Foi essa sinergia dos dois que compôs o personagem de Koutaro Minami/Kamen Rider Black/RX fazendo parecer com que todos fossem um só.

O conteúdo da caixa. Vem com várias mãos intercambiáveis, como que para compensar a falta delas no Roborider. Nesse caso, recomendo comprar os dois juntos para equilibrar o preço.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. Eu achava que ele era mais magrinho e por isso achei que o corpo era muito grosso. Mas ao ver fotos da época, vi que era assim mesmo. Pudera, Jiro Okamoto também usava os trajes do RX e do Roborider. Só em Ultraman Tiga seria usado um ator diferente para representar a forma que dava mais ênfase à força.

Close da cabeça. A representação é perfeita, com os detalhes e delineamento no alto da cabeça. O nariz definido chama a atenção. As antenas, novamente, são de material rígido, propenso a quebra.

Assim como no RX e no Roborider, o símbolo do peito é esculpido e usa pintura metálica. É o símbolo do RX com uma ponta que lembra um fluido. Também lembra um Nº "3" ou um "B".

A ombreira tem um formato bem diferente das outras formas, mais integrada ao traje.

As cotoveleiras são ovais, como que em contraponto ao Roborider, que tinha formas retilíneas.

No pulso está presente o Wrist Bit, peça comum a todas as formas.

O cinto é este. A janela é transparente e no fundo é possível ver algo que se parece com uma ventoinha.

As joelheiras tem o mesmo formato das cotoveleiras.

Os pés possuem sulcos, como sapatos esportivos.

O que esta figura tem de incrível é a escultura de detalhes que fazem parecer dobras e rugas do material usado para fazer a fantasia. Desta vez ficou bem convincente.


3. Articulações




O pescoço é um pouco limitado para se mover para cima e para baixo. Mas por alguma razão se move bem para os lados.


A ombreira poderia limitar em muito os movimentos, mas foram implementados sistemas nos ombros que permitem que eles sejam movidos em várias direções.

Vendo mais de perto. A articulação é um pino fino, bem distante do resto do corpo. Como é coberto com a ombreira, não parece estranho.


As ombreiras são presas por uma conexão esférica dupla, com dois lados, para reduzir a interferência.


O ombro até consegue girar até esta altura, mas ainda assim as ombreiras escapam. Isso é comentado no folheto de instruções, mostrando como reinstalar.

Assim como nos outros modelos de RX, existe uma articulação extensível no ombro.

Com isso a figura consegue juntar ao menos as mãos à frente do corpo.

O antebraço pode ser girado e desta vez não é tão duro. O cotovelo se dobra a pouco mais de 90 graus.



Os pulsos se movem bem.


Biorider também tem a articulação extensível no tronco.



Com isso o tronco se move bem. A inclinação para a frente é maior do que para trás.


As coxas possuem articulações extensíveis, mas a abertura das pernas não é muito boa.


Isso é devido à parte em azul, que é muito comprida e acaba interferindo com a parte de dentro do corpo. Mesmo estendendo, esse é todo o espaço que é possível conseguir.


No RX a peça da coxa é menor, dando maior margem de movimentação.


As coxas podem ser giradas levemente na conexão com a articulação.


Sistema de articulação das pernas. As coxas se movem até bem para a frente e os joelhos podem se fechar até o ângulo da foto.


A articulação do tornozelo tem bastante liberdade, mas como a figura não abre muito as pernas, ela acaba sendo subaproveitada.


4. Acessórios


Estão incluídos estes três pares de mãos com poses mais genéricas.

E este par com os dedos em uma posição característica.

Comparando com a mão genérica. Dá para ver que a posição dos dedos é diferente.

Estão incluídos dois pares mãos para segurar a espada, sendo que um deles é para segurar em riste.

A espada, Bioblade, tem um formato bem simples.

A lâmina é representada no modo energizado, com material transparente e pintura em gradação, muito bonita.

O cabo é detalhado, até com o botão de carga de energia.

Aqui dá para ver melhor a diferença entre as duas mãos de segurar.



5. Ação



O Império Crisis captura Joe Kasumi e Shigeru como reféns e jogam RX por um alçapão, fazendo-o cair em uma caverna com duas paredes que se fecham para esmagá-lo e jogando lava derretida por cima.

Não adianta se transformar no Roborider, pois as paredes são magnetizadas e prendem o herói quando assume essa forma. Aparentemente é impossível escapar dessa armadilha.

Nisso, algo misterioso acontece e a energia da fúria faz com que RX assuma uma nova forma: o Biorider.

O poder mais icônico do Biorider é o de se liquefazer, se tornando algo parecido com um gel. Com isso ele consegue escapar por uma fresta que dá para a superfície.

Nesta forma, ele consegue atacar vários inimigos sem ser atingido. Isso mais tarde foi chamado de "Bio Attack".

- Sou o Príncipe da Fúria!

- R!X!

- BIORIDER!

A pose básica de luta é com o corpo arqueado e as mãos em garra, como um felídeo.

- BIOBLADE!
Após fazer uma sequência de movimentos, RX saca a Bioblade.

Dali ele consegue desferir um poderoso ataque, o Spark Cutter.

Além de atacar, a espada consegue deter e dispersar ataques de raios.

Outro poder do Biorider é o de usar seus anticorpos para produzir antídotos.

O ponto fraco do Biorider é o calor. Shadow Moon o venceu aquecendo o solo e causando fogo e explosões com o Shadow Beam.

Outro  de seus poderes é o de se reduzir para um tamanho microscópico. Isso foi vital na luta contra o monstro mais poderoso de Crisis, Granzairas.

Com isso, ele entrou no corpo do monstro e destruiu seus mecanismos por dentro.

Isso fez com que o monstro explodisse e aparentemente RX não conseguiu escapar, morrendo junto com ele.

Os Riders antecessores então têm de enfrentar monstros ressuscitados pela magia de Maribaron e têm problemas, pois eles são imortais.

Nisso, RX consegue roubar a Pena Dourada que dá vida aos monstros. Ele não tinha morrido.

RX usou os poderes de liquefação do Biorider para escapar na forma de gotas que se espalharam. Mas se reunir e se recompor consumiu toda a sua energia e ele não tem mais forças para lutar.
Curiosidade: na cena em que é mostrado Granzairas explodindo, essas partículas não aparecem, mas na recordação sim.

- RIDER KICK!!!

Mas graças aos esforços de RX, os Riders antecessores conseguem derrotar os monstros.
Faz uns 20 anos desde que eu vi esse capítulo e não me lembro se foi assim...😏
Bom, se não foi fica sendo. Não tenho mais energia para refazer.

RX em suas três formas. É incrível como Jiro Okamoto conseguiu dar movimentos diferentes para cada uma delas. Mas ele credita isso aos diretores de ação, Osamu Kaneda e Jun Murakami.

Todas as formas de Black e RX se reúnem e lutam juntas no mesmo lugar e ao mesmo tempo no especial de cinema em 3D 仮面ライダー世界に駆ける (KAMEN RIDER Sekai ni Kakeru, algo como "Kamen Rider parte para o mundo"). O roteiro foi de Yoshio Urasawa, que foi roteirista principal em Estrela Fascinante Patrine e Carranger.

O meu Ideal (na época).

O meu Ideal (atualmente).

E esta foi a apresentação da versão S.H. Figuarts da forma Biorider do Kamen Rider Black RX, feita pela Bandai. De todos os modelos, creio que este seja o melhor, considerando o número de acessórios e o sistema de articulações. Vários problemas foram sanados, como as articulações muito duras no antebraço, mas surgiram outros, como a falta de mobilidade no pescoço e nas pernas. Fazer o modelo se agachar é um pouco difícil devido à abertura limitada das coxas. Isso decepciona, pois o modelo deveria representar uma forma mais ágil e que ficava agachado em várias ocasiões. Em compensação, ele consegue arquear bem o corpo para a frente e assim é possível fazer algumas poses características. As mãos para segurar a espada em riste são outro ponto digno de nota, pois ajuda muito em cenas de luta. E a modelagem que simula as rugas da roupa é bem feita, convincente. Recomendo para os fãs do seriado e também aos da própria franquia Kamen Rider, devido à importância histórica do personagem, que deu as bases para os heróis subsequentes. Nesse caso aconselho pegar em conjunto com as outras formas.







"Superando o céu estrelado..."

"...eu virei te buscar."

- Ei! Essa música é do BLACK e não do RX!
- Pois é. Mas é que não sobrou mais nenhuma.

12 comentários:

  1. De: LucianoMT

    Show de review, Usys!

    Os poderes de liquefação total (inclusive protegendo as partes vitais), utilização um outro corpo como hospedeiro, produção de vacinas, diminuição de volume, integração com a água, tornam Biorider virtualmente indestrutível é um dos mais apelões Kamen Rider de todos.

    Apesar de achar o Roborider visualmente melhor, o traje do Príncipe da Ira é de uma verossimilhança incrível: o aspecto esportivo, a integração da roupa no corpo com partes com protuberâncias raras, transmitem bem o aspecto dinâmico e fluído da forma: creio que é uns dos uniformes de Tokusatsu que mais transmitem a ideia do conceito do herói. A ponto de achar que se houvesse um Biorider na vida real seria aquilo mesmo.

    Devido às diferentes concepções nas formas, eu não me incomodei com a limitação da figure do Roborider. Mas o do Biorider causou um bom estranhamento, de que a figure não transmiti o aspecto plástico que representa esta forma, apesar do bom acabamento habitual da linha SH Figuarts. Fora isso, eu também me incomodei com as estrias nos uniformes. Geralmente, acho muito interessante e legal de mostrar essas nuances. Mas na figure do Biorider e do RX eu achei um tanto exagerado. Pode ser coisa só minha mesmo, visto que vc gostou disso neste colecionável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, LucianoMT!

      Acho que os modeladores passam por um tremendo dilema ao fazer essas figuras: se eles devem mostrar o real ou o ideal da aparência do personagem. No meu caso, por alguma razão essas dobras ficaram na minha memória e vê-las me remete à época, como se eu estivesse diante do personagem mesmo. Por isso acabei gostando. Só no RX não ficou muito natural.

      Bem notado. O Biorider tem um visual bem limpo, talvez para remeter ao aspecto de fluidez, de agilidade. Só acho uma pena que tenham dado muitos poderes para essa forma, que acabou se tornando um instrumento de conveniência para resolver problemas que normalmente não teriam solução.

      Excluir
    2. De: LucianoMT

      De fato. Eu não costumo decorar o nome dos monstros, mas em RX a Mariebaron lançou um monstro chamado "Virus K" para matar o Issamu por dentro. Chegou uma parte do capítulo onde o monstro meteu a lança no coração do herói que aparentemente morreu. Mas aí foi mostrado que antes da morte, o coração dele virou aquele fluido azul e no fim ele sobreviveu. Depois dessa, se fosse Crisis já tinha pedido pra sair :-D

      Excluir
    3. Eu me lembro dessa! O inimigo era parecido com um diabinho, não era? Tinha uma foto dele na revista que comprei. Seria pior se ele tivesse virado o Biorider por inteiro e feito seus anticorpos devorarem o micro monstro.

      Digo e repito que o pessoal de Crisis não foi muito inteligente. Shadow Moon mostrou direitinho como derrotar cada forma, mas ainda assim não fizeram nada como mandar um monstro que controlasse o calor. Devia ter um desses nas tropas de Mariebaron.

      Excluir
    4. De: LucianoMT

      Hahahaha era um diabinho! Mas se usassem um monstro de poderes térmicos, aí o Black RX ia virar Roborider e absorver as chamas hehehe

      Excluir
    5. É. Aí não tem mais o que fazer. Melhor o Imperador Crisis ir procurar outro planeta ou outra dimensão.

      Excluir
  2. Fala, Usys! Eu realmente gostava mais do Biorider. Inclusive, achava que o Biorider parecia mais uma forma variante do BLACK, nem tanto do RX. Os poderes eram muito legais também. Mas, pelo que me lembro, enquanto os Riders veteranos estavam tendo trabalho com o exército de monstros, o Biorider chegou com sua espada e destruiu todos sozinho. Eu lembro que fiquei com a impressão de que a aparição dos 10 Riders não acrescentou muita coisa, e achava estranho eles ficarem o tempo todo transformados.

    Voltando ao Biorider, ele ficou conceitualmente melhor resolvido que o Roborider, que era meio Robocop e não teve a parte tecnológica muito explorada. Olhando em perspectiva, RX foi uma boa série sim, mas padeceu de não ter um planejamento de série bem definido, coisa que já tinha prejudicado o BLACK. Hoje em dia, acho que as coisas seriam muito diferentes. Sobram alguns episódios e momentos muito legais.

    E que bela figura saiu. A série SH Figuarts é sensacional mesmo! Isso de reproduzir até falhas no traje, fora a proporção bem executada, dá a sensação de que miniaturizaram o herói, com dublê dentro e tudo, ah ah.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nagado!

      Eis um aspecto bem interessante que nunca me passou pela cabeça: a do Biorider se parecer mais com o Black. Acho que o visual sóbrio, orgânico dessa forma ajuda nesse aspecto. É como se o Biorider fosse a evolução direta do Black.

      E pensar que no começo as S.H. Figuarts não eram tão fieis, vide as primeiras versões do Black e do RX. Mas as técnicas melhoraram e agora dá para ter uma miniatura quase perfeita na estante. Gosto quando reproduzem as imperfeições, como fizeram nos alienígenas das séries Ultra.

      Estava mesmo esperando que alguém apontasse que aquela cena não foi daquele jeito. Era essa a reação que eu queria causar. De vez em quando coloco umas dessas, como que eu gostaria que tivesse sido, mas dando uma pista de que não foi assim. E também para mostrar mais possibilidades dessas figuras.

      E RX foi bem isso mesmo, com um monte de arranjos de última hora e sem uma organização firme. Os depoimentos mostraram bem isso. Felizmente os atores e as equipes de filmagens e designs se esforçaram bastante, dando shows de técnica com lutas muito bem feitas. O Kurata e o Okamoto, assim como o Rikiya Koyama fizeram um bom trabalho.

      Excluir
  3. Show de review!

    Hehe esse me lembrou direto a Juvia de Fairy Tail. Mas o cara pode criar até antídotos? Isso é bem útil! Parece ser uma forma com vários recursos além de apenas combate, bem diferente do Roborider. Mas vejo que essa forma tem um ponto fraco grave, então isso faz com que ela não seja tão apelona, pois o Bio Attack já estava parecendo "cheat" hehehe.

    Ser dublê não deve ser nada fácil, além do risco das cenas de ação ainda tem que pegar os trejeitos do ator para fazer um papel convincente. É uma profissão que requer bastante dedicação!

    Esses detalhes de dobras e rugas foram exatamente o que me chamaram a atenção logo de cara, e ele tem esses detalhes até no pescoço! Gostei desse visual com essas "placas flexíveis". As cores dele lembram o Capitão América hehehe.

    Ótima ideia essa articulação da ombreira, com certeza ajudam muito nas poses! E o cara ainda é cheio de articulações extensíveis escondidas!

    Nossa, essa foto de transformação com iluminação em partes do traje ficou show demais! A foto da redução também está show, tudo alinhado be direitinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Na verdade ele é "cheat" mesmo. É sempre essa forma que tem algum poder conveniente para salvar a pátria. Tudo bem que ela tem um ponto fraco, mas só o Shadow Moon foi inteligente o suficiente para explorar isso.

      Nesse caso o ator e o dublê se estudaram um ao outro para compor o personagem e isso deu resultado. Foi uma integração, uma sinergia muito forte e muito bonita.

      Agora que falou, é verdade. Nunca pensei nisso sobre o esquema de cores. Pior que não falam se isso foi intencional ou qual era a finalidade, se é que havia uma. E o interessante é que em ambas não fica muito espalhafatoso.

      A ombreira não é perfeita, já que escapa em alguns movimentos. Mas deu para sentir o esforço dos projetistas nisso e no sistema de articulaçõe. Só isso acho que já vale a compra.

      Esse foi provavelmente um dos que me deram mais trabalho para bolar efeitos. Fiquei um tempão quebrando a cabeça sobre como fazer a liquefação. Para a transformação foi ver fotos sequenciadas e tentar reproduzir, mas nunca ficava bom. A miniaturização já foi mais trabalho braçal. Mas foi divertido!

      Excluir
  4. Nobre Usys!

    Esse Bio Rider é ainda mais incrível quando visto por imagens tão aproximadas da figura! Eu sou meio desligado, então nunca tinha reparado para os detalhes do símbolo do peito, como fora comentado nas outras Formas do Rx e também do Black e Shadow Moon.

    A quantidade de mãos realmente compensou o fato de o Robô Rider ser mais pobre de acessórios. Também achei a espada dele bem semelhante à do Jaspion! Eu gostava mais do Robô Rider, mas a cor do Bio sempre foi a minha favorita. Vi também que há um certo travamento nas pernas dessa figura, então o jeito é aceitar, mesmo!

    Esses detalhes do material enrugado eu tinha visto. No início achava meio sem graça por tirar o realismo da forma, mas descobri que a real intenção é parecer o máximo com o herói emborrachado da TV, com ator dentro e tudo, como você citou. Dá pra ver no pescoço, também.

    As cenas de ação ficaram incríveis, como sempre! Dá vontade de ter todos eles na coleção!

    Até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      Pior que parece mesmo com uma espada de Metal Hero. Tem até um botão como no Jaspion. Fico pensando se reaproveitaram o modelo nas filmagens.

      Eu até tinha notado o símbolo, já que tinha revistas na época, mas nunca soube exatamente o significado. Deve ter um livro que explica, só que nunca consegui.

      Para mim essas imperfeições são um dos grandes atrativos na figura. Com isso dá a impressão de que os modeladores viram e estudaram o traje de perto para fazer. De fato, para mim ficou até mais real, como se o Jiro Okamoto estivesse dentro da figura. Gostei mesmo!

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html