domingo, 19 de novembro de 2017

S.H. Figuarts Kamen Rider Fourze Module Set 02

Saudações.

Desta vez vou falar do conjunto de expansão de módulos para a versão S.H. Figuarts do Kamen Rider Fourze, feito pela Bandai.


1. Informações


Obs.: Necessária a versão S.H. Figuarts do Kamen Rider Fourze, vendida separadamente.


1. Informações



O Kamen Rider Fourze tem como característica especial os Astro Switches, pequenos aparelhos carregados de energia cósmica que se acoplam ao seu cinto, possibilitando equipar armas e equipamentos nos braços e pernas.


Alguns deles não parecem ter alguma utilidade prática, mas possuem várias habilidades dependendo da criatividade de quem o usa. Existem 40 Astro Switches, pois Kamen Rider Fourze seria a série comemorativa dos 40 anos da franquia. Há outros conjuntos, sendo que a maioria saiu por venda aberta, mas o último ficou na comercialização exclusiva.

O personagem principal, Gentaro Kisaragi foi interpretado por Souta Fukushi, que havia estreado no mesmo ano como ator em um papel menor na novela 美咲ナンバーワン!!(Misaki NUMBER ONE!!) e era membro do grupo musical MEN ON STYLE. Gentaro/Fourze foi seu primeiro trabalho como protagonista e daí sua carreira decolou e Fukushi atualmente é um ator de grande prestígio. Um de seus papéis foi como Ichigo Kurosaki na versão em live-action de BLEACH. Ele retomará seu papel como Gentaro/Fourze no especial de cinema Kamen Rider Heisei Generations FINAL Build & Ex-Aid, com estréia prevista para 09/12/2017 no Japão.

O conteúdo da caixa. Desta vez está incluída uma base com suporte personalizada.


2. Chainsaw Module


Instala uma motosserra na perna direita do Fourze. É bem útil para ataques. Uma arma dessas normalmente seria instalada no braço, mas sendo um Kamen Rider, Fourze consegue usar as pernas para aproveitar todo seu potencial.

Está incluído um pé intercambiável com a lâmina estendida.

Ficaria assim. Esse é o modo de ataque deste módulo.

A ponta do pé tem uma dobradiça, como no modelo original.

As peças para representar o Switch desativado (A) e desativado (B). Para instalar no cinto é preciso  remover a etiqueta plástica. Nesse caso deve-se tomar cuidado para não cortar o conector.

Colocado no cinto fica assim. O Switch é do tipo em que se levanta uma tampa.


3. Smoke Module


Unidade que cria uma cortina de fumaça. Tem o formato de quatro tubos, mas eles não se abrem. No meio existe uma marca em forma de "X" para indicar em que perna ela se acopla, nesse caso a direita.

Os Switches são do tipo "botão", de apertar.


4. Hopping Module


Módulo para a perna esquerda, que lembra um brinquedo Pula-pula e serve para aumentar a força de impulso para saltos. Como dá para imaginar, no começo Gentaro (Fourze) não conseguia controlar direito.

Para instalar é preciso primeiro tirar a parte rosa e instalar o pé na perna, para depois colocar de volta.

A ponta não tem nenhum mecanismo de mola. Ia ser interessante se tivesse.



Os Switches. Esse é do tipo de puxar.


5. Parachute Module + Tamashii Stage



Este módulo permite que Fourze use um pára-quedas, instalado no braço esquerdo. Não é usado para ataques, mas já salvou o herói em várias ocasiões.

Primeiro é preciso instalar os pinos nos conectores do pára-quedas, seguindo o esquema das instruções. Existe um sentido correto para os pinos.

O módulo do braço. O fio é feito de material maleável e na teoria seria removível, mas no meu exemplar estava muito duro e não consegui remover.

Está incluída esta base com suporte, para ser usada em conjunto com o módulo.

A base é personalizada, com o logo do Clube Kamen Rider, do Colégio Amanogawa, o grupo do qual Fourze faz parte.

A garra incluída é do tipo que se fixa na haste e não no conector da ponta articulada.

Comparação com uma Tamashii Stage comum. Aqui dá para ver melhor a diferença. Esse tipo de garra está incluído também nos conjuntos de Tamashii Stage, mas aqueles que vem incluídos com figuras normalmente vêm com as garras que se ligam aos conectores.

Estão incluídas extensões para colocar o pára-quedas.

A garra prende o corpo da figura.

No pára-quedas existe um conector para a articulação da base. O pára-quedas é pesado e por isso precisa dessa sustentação.


6. Ação


A Chainsaw Module é uma arma bem útil, com boa liberdade de movimentos.

A Smoke pode ser usada para confundir inimigos...

... e atacá-los enquanto estão no meio da fumaça.

Uma utilidade da Hopping é se desviar de ataques com um pulo...

... e revidar.

A Parachute é útil para situações especiais, como quando Fourze leva o inimigo para o espaço e precisa voltar à Terra sem se machucar. Achei essa peça um pouco difícil de se manipular, mas fica bonita se bem utilizada.

Outra utilidade é como um freio de emergência para a moto.

Combinando dois ou mais módulos é possível criar ataques poderosos, com este aproveitando o impulso da Hopping para aumentar a força da Chainsaw.

Pulando com a Hopping e usando o Parachute para retardar a queda, enquanto se fustiga os inimigos com a Launcher (de outro conjunto).

Outra combinação possível: primeiro é usar a Smoke para limitar o campo de visão dos inimigos. O problema é que não dá para vê-los.

Nesse caso se usa o Radar para localizá-los...

... e daí é disparar a Gatling.

Hopping + Magic Hand, usada em um especial de cinema. Foi útil para varrer hordas de inimigos.

Chainsaw + Gatling. Também usada no filme para controlar multidões de soldados. Essas duas combinações foram imaginadas pelo grande Koichi Sakamoto, um dos melhores diretores de ação do Tokusatsu, atuante em várias obras do gênero.

Desviando do assunto, um pouco sobre o visual do Fourze. Nessa época, o desenho dos Kamen Riders passou a ser feito por Hideki Tajima, da Ishimori Production, sendo que até então muitos eram feitos por Masato Hayase, o último assistente do Mestre. Fourze seria exibido em 2011, depois do Grande Terremoto que ocorreu em 11 de março desse ano. Os japoneses, especialmente as crianças, ainda sentiam os efeitos dessa catástrofe e nisso, foi decidido eliminar as "linhas de lágrimas" características de heróis de Shotaro Ishinomori, incluindo os Kamen Riders. Porque um herói melancólico não condizia com a situação da época e era preciso um que trouxesse o sorriso e energias positivas a todos.


E esta foi a apresentação do conjunto de módulos para o Kamen Rider Fourze, feito pela Bandai. Este é um bom kit de expansão, que aumenta em muito as possibilidades da figura do herói, com um acessório usado para ofensiva (Chainsaw), outro para defensiva (Smoke), mais um para apoio (Hopping) e finalmente um para situações especiais (Parachute), que fica bem vistoso se exposto com ele. A base com suporte é outro atrativo, personalizada com o logo do Clube Kamen Rider, embora vários conjuntos venham com alguma dessas. Tendo todos esses acessórios já dá para brincar bastante e são vendidos a preços extremamente reduzidos no mercado de usados.

8 comentários:

  1. Salve, Usys!

    Quando o Fourze foi anunciado, o protagonista me pareceu tão bizarro com seu cabelo, que eu pensei: "Ou vai ser muito legal, ou vai ser uma bomba, não tem meio termo." Daí, eu vi o primeiro episódio e... gostei! Totalmente inesperado, com um senso de frescor, de coisa nova e não coisa requentada. Uma hora preciso ver mais episódios. Claro que, como já mencionei antes, fico com a sensação de que mesmo usando o nome Kamen Rider e tendo elementos soltos que remetem a algum clássico, só usam o nome para vender mais. Algumas séries nem precisavam ser Kamen Rider, mas isso sem dúvida é um gancho de marketing poderoso. No caso do Fourze, um personagem bacana que ia funcionar de qualquer jeito, sendo ou não ligado à franquia.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nagado!

      O Fourze tem um impacto visual bem grande, tanto na forma humana quanto transformado. Mas passando isso, se tem uma série bem legal, agradável. O Clube Kamen Rider é um bom time de apoio, com membros bem característicos.

      O Fourze até podia ser um herói independente, talvez um "Astro Knight Fourze" ou coisa parecida. Mas para mim ele se parece mais com uma evolução do conceito do Super 1, de ser feito para exploração espacial e de poder colocar equipamentos nos braços e também nas pernas. Isso tudo sem precisar de uma cirurgia ciborgue.

      De fato, tem um depoimento do produtor Shinichiro Shirakura de que não havia uma intenção de se ressuscitar a franquia Kamen Rider com Kuuga, mas sim trazer programas baseados em obras de Shotaro Ishinomori, em continuação a Robocon, do ano anterior, junto com a Ishimori Production. Mas aí o ano seguinte era o comemorativo dos 30 anos de Kamen Rider e por isso fizeram o Agito. Só que a coisa pegou e Ryuki, que era para ser baseado no Crossfire, acabou se tornando Kamen Rider. E agora, aqui estamos. É bem curioso saber como as coisas tomam seus rumos e às vezes isso não é planejado.

      Excluir
  2. Show de review!

    Quanta coisa (e ainda tem mais um monte do conjunto anterior!)! Motoserra na perna é novidade, acho que requer bastante habilidade para lutar com isso, e pelo visto tem golpes interessantes.

    Esse pula-pula parece bem radical! Me lembrou o episódio do Reginaldo em Pica-Pau, esse usava o pula-pula com brutalidade também, ainda mais se fosse por um lanche hehehe.

    Legal esse pára-quedas, dá pra fazer várias cenas diferentes. Interessante que o dispositivo é no braço ao invés de ser nas costas, é mais no estilo Mary Poppins, me lembrou até Guardiões da Galáxia. Pô, e pára-quedas me lembra da época dos Comandos em Ação, que a galera amarrava umas sacolas nas costas deles para brincar de pára-quedas, e pior que funcionava, as figuras até que caiam em segurança!

    Interessante essa história das linhas dos olhos! Os caras pensam em tudo mesmo, e tudo tem um significado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Em Fourze aparecem acessórios que a gente fica pensando em por que eles ficam nas pernas ou até mesmo por que existem, mas logo dá para ver que existe uma razão e uma utilidade. Depende bastante da capacidade de improvisação. Basta saber usar.

      Eu me lembro desse episódio do Pica Pau! Acho até que tirei esse ataque daí. E essa do para-quedas me lembrou também do Comandos em Ação. Esses brinquedos com pára-quedas eram o sonho de todo menino e era até algo romântico. Essa foi uma das razões para eu ter comprado esse conjunto.

      Shotaro Ishinomori era um gênio e às vezes soltava uns visuais e ideias estapafúrdias que surpreendiam os produtores, mas sempre funcionavam. Exatamente como os Modules do Fourze. Foi assim com o primeiro Kamen Rider. E o Mestre sempre dizia que nunca se deve repetir ideias e que às vezes é preciso ousar para inovar. Fico pensando no que ele diria dessa ousadia de remover as "linhas de lágrimas". Se ele ia repreender ou se ia parabenizar o Hideki Tajima.

      Excluir
  3. E aí Usys, como vai?

    Não sabia dessa questão relacionada ao terremoto de 2011. Por essa ótica conseguimos entender porque Fourze ficou como ficou. Muita gente criticou muito o visual inicial e ainda hoje tem pessoas que fazem chacota da temática colegial, mas sempre me surpreendo com o fato de como julgar as coisas e as pessoas superficialmente tem todos os deméritos.

    Aos invés de focarem em agradar gregos e troianos, os produtores preferiram fazer algo que elevasse a moral e transmitisse energia positiva para as pessoas da época, especialmente crianças. Isso foi algo muito bom de se fazer. No fim das contas, Fourze conseguiu ser uma série boa para todos. Eu mesmo tive que vencer o preconceito pra ver tudo e acabei me empolgando mais do que imaginava.

    Mesmo considerando que gosto mais das histórias de alguns outros Riders, ainda vejo os méritos de Fourze. Os efeitos especiais mesmo eu considero muito bons até comparando com séries mais recentes.

    Quanto aos modules, gostava bastante deles e era da hora quando o Fourze ia testá-los. Não conheço muito bem a linha, mas foram lançados todos os gadgets do Rider? Tipo, tem todos pra comprar?

    Até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Kakughost!

      Sempre acreditei que é preciso ver as coisas dentro do contexto ao avaliar. Só com isso é possível entender por que elas são como são. Acompanhei as notícias sobre o terremoto e o derretimento nuclear e vi que realmente não dava para fazer algo muito sombrio naquela época. E isso continuou nas obras subsequentes.

      No começo eu achava estranho também, um pouco pelo que eu chamo de "síndrome do sucessor", uma vez que foi o segundo seriado dos Riders da Nova Geração que eu acompanhei assiduamente. E gostei muito. As interações entre os membros do Clube Kamen Rider são muito boas, assim como as mudanças pelas quais cada um deles passa através da amizade com o Gentaro.

      Os Modules parecem bem esdrúxulos no começo, mas nas mãos de alguém criativo (ex: Koichi Sakamoto), dá para fazer um tremendo espetáculo visual com eles. Contado as formas, todos os Modules foram lançados, sim. Só o conjunto 05 foi por venda exclusiva, mas ainda assim dá para encontrar por preços bem baixos.

      Excluir
  4. Nobre Usys!

    Tá aí mais um review incrível! E quanto acessório vem nessa caixa, meu amigo! Como sempre, admiro bastante a parte das curiosidades, e não fazia ideia da profundidade do planejamento ao tornar uma série cômica ou mais sombria, levando em consideração a situação do Japão naquele momento.

    São muitas peças pra deixar o boneco ainda mais incrível! É praticamente um Kamen Rider Bugiganga! Essa série aí vai entrar na fila, pois estou tirando o atraso de vários filmes e ainda há o Amazons em andamento!

    Abração e até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Adelmo!

      O pessoal faz várias pesquisas para saber o que vai "pegar" ou não no momento. É bom saber sobre a conjuntura atual. Isso não é garantia de sucesso, mas eles sempre tentam.

      É bem por aí. Como o Inspetor Bugiganga (ou Gandaia, como alguns conhecem). A diferença é que o Fourze não é ciborgue e ele tem que conseguir os Switches para ter acesso aos acessórios. E se Amazons te deixar com uma nuvem escura na cabeça, esse é bom para relaxar. E o melhor, dá para ver com o filho. Esse vai ensinar um monte de coisas sobre amizade e tem um momento bem forte nesse sentido.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html