domingo, 17 de dezembro de 2017

S.H. Figuarts Dan Moroboshi

Saudações.

Desta vez vou falar da versão S.H. Figuarts do herói Dan Moroboshi, o Ultra Seven, feita pela Bandai.


1. Informações
2. Modelagem
3. Articulações
4. Acessórios
5. Ação





1. Informações



Ao ver um jovem humano chamado Jiro Satsuma se sacrificar para que um amigo sobrevivesse, o Observador Espacial Nº 340 o salva da morte certa. Tocado pelo coração de ouro de Satsuma, o alienígena de M78 assume uma forma humana com a mesma aparência do jovem, assim como o nome de "Dan Moroboshi" e passa a vagar pela Terra. Um dia, ele se encontra com membros do Esquadrão Ultra, a tropa de elite composta por cinco dos melhores dos 300 soldados da TDF (Terrestrial Defense Force, algo como "Força de Defesa da Terra") e abrigada em uma base subterrânea, feita para rebater as ameaças do espaço.

Moroboshi ajuda o Esquadrão Ultra a impedir os planos dos Alien Cool, inclusive revertendo para a sua forma original, como um alienígena vermelho. Por seus feitos, ele é aceito no Esquadrão Ultra como seu sexto membro, para lutar pelo planeta que ele passou a amar. E sua forma original foi considerada o sétimo membro do Esquadrão Ultra e por isso chamado de "Ultra Seven".

Nota: a cena em que Ultra Seven ganha um "nome" consta do roteiro original do primeiro capítulo e não foi feita na versão final.


Dan Moroboshi foi interpretado por Koji Moritsugu, ator iniciante na época. Anteriormente, ele trabalhava em um papel menor na novela 天下の青年 (Tenka no Seinen, algo como "O Jovem da Glória"), que tinha no elenco Yuriko Hishimi, que acabou se tornando a heroína Anne Yuri em Ultra Seven, pois a atriz que havia sido escolhida para esse papel, Yoshiko Toyoura, havia desistido na última hora para participar do filme クレージーの怪盗ジバゴ (CRAZY no Kaitou ZIVAGO, rudimentarmente "O Grande Ladrão Zivago, pelos Crazy") com o então famoso grupo musical Crazy Cats. O cinema estava em alta na época e Ultra Seven era apenas um programa infantil e por isso Toyoura achou que participar do filme seria mais útil para sua carreira.

Sendo assim, por já se conhecerem, Moritsugu e Hishimi passavam bastante tempo juntos, uma vez que eles não tinha familiaridade com os outros membros do elenco. Mas o entrosamento veio e em uma das locações, Moritsugu e Shinsuke Achiha, o oficial Soga, montaram um bar gay de brincadeira, com os dois falando de modo efeminado, arrancando risadas dos colegas. Esse seria o chiste favorito de Moritsugu, que ele usaria na paródia Uchimura Seven.

Em uma conversa com Yuriko Hishimi e o diretor Kazuho Mitsuta, Moritsugu comenta que o trabalho em equipe era muito bom e conta suas impressões sobre seus colegas. Shoji Nakamura, o capitão Kiriyama seria de fato o líder, mesmo fora das filmagens. Shinsuke Achiha teria predileção por bebidas e ao se encontrar com Moritsugu por acaso no bairro de Shinjuku 30 anos depois de Seven, disse "E aí, Dan?" e o levou para beber em vários bares mesmo já estando bêbado. Bin Furuya, o oficial Amagi não saía para beber e por isso achavam  que ele era uma pessoa distante, fechada, mas não era assim. Na verdade ele era bem afável e cordial. Já Iyoshi Ishii (atualmente Sandayu Dokumamushi), o Furuhashi era o "palhaço" do grupo e ao começar a falar não parava.

Moritsugu conta que se empenhou bastante no papel, pois era era iniciante e Dan Moroboshi foi seu primeiro trabalho como protagonista. Ele não era um ator filiado à Toho como Hishimi era e fez seu papel tendo em mente que se conseguisse ir até o fim, poderiam surgir novas oportunidades. Para isso, ele também fez várias cenas arriscadas, como correr em um campo cheio de explosivos. Nos ensaios eram colocadas bandeiras marcando os pontos onde haveriam explosões. Mas na hora de filmar, tinha que ser sem e às vezes ficava desnorteado.

Todos os esforços da equipe deram frutos, mesmo com orçamentos apertados, e Ultra Seven comemorou este ano seu cinquentenário, se mantendo vivo na memória das pessoas.

O conteúdo da caixa. São poucos acessórios, mas a escultura da figura compensa tudo.


2. Modelagem


Visão de corpo inteiro. Ao ver pela primeira vez fiquei surpreso. Finalmente tinha uma figura, não do Ultra Seven, mas do Dan Moroboshi em minhas mãos. E sem gastar tanto quanto um modelo da linha Real Action Heroes, bem mais cara (mas maior).

Close da cabeça. Ao ver pela primeira vez fiquei surpreso (parte 2). É o próprio Dan Moroboshi! Foi usada colorização digital e por isso é uma réplica infinitamente próxima ao original.

A escultura é tão perfeita que tem até rugas na testa.

Está incluída uma cabeça extra para representar Dan com o capacete, como ele costuma aparecer em fotos.

A cabeça tem uma escultura impressionante. Mais uma vez é o próprio Dan Moroboshi quem está aqui diante de mim.

O visor pode ser baixado, para representar o modo capacete espacial. A peça com pintura metálica seria um conector para um tubo de oxigênio, mas essa característica não foi reproduzida. E uma pena que no meu exemplar tem uma marca de dedo do lado de dentro.

O uniforme é feito de forma extremamente fiel ao original, inclusive com moldes para representar dobras.
O uniforme foi desenhado por Tohl Narita, artista plástico que criou os visuais de Ultraman e Ultra Seven, incluindo os monstros, os equipamentos e os veículos. Dizem que Narita teria ficado decepcionado com o fato do ator Bin Furuya não querer mais usar a fantasia do herói como em Ultraman e sim aparecer como um ator, mostrando seu rosto. Sendo assim, Narita teria feito o uniforme do Esquadrão Ultra para que Furuya ficasse o mais elegante possível.

Existem detalhes representando o distintivo do Esquadrão Ultra. O botão vermelho seria um conector para o tubo de oxigênio que se ligaria ao capacete.

Dos lados existem essas partes sanfonadas, que no original eram feitas de couro sintético. A representação é muito boa.

As mangas têm os detalhes em X esculpidas.

Na manga direita existem moldes que representam abotoaduras.

E no pulso direito está o Video Ceiver, o sofisticadíssimo equipamento de comunicação do Esquadrão Ultra, com vídeo e áudio em tempo real.

Detalhe do cinto, com o símbolo da TDF na fivela. "UG" significaria "Ultra Garrison", o nome do Esquadrão Ultra.

Dos lados existem essas cintas com ilhoses, representadas por moldes com pintura metálica.

Do lado direito está o coldre com a Ultra Gun, equipamento padrão do Esquadrão Ultra.

Nas pernas também estão presentes os detalhes em forma de "X" esculpidos. As botas são moldadas com esmero, até mesmo com dobras.


3. Articulações


O pescoço se move bem.

A cabeça com capacete tem certas limitações devido ao formato,  mas ainda assim tem boa liberdade de movimentos.

A articulação do pescoço é este pino com conexões esféricas nas duas pontas.

O ombro possui sistemas que permitem erguê-lo bem, sem sacrificar a silhueta. O antebraço gira na conexão com a articulação do ombro. No meu exemplar essa parte é um pouco dura.

Sabendo usar, é possível fazer esta pose com o braço.

Os pulsos se movem surpreendentemente bem.

O tronco não se inclina muito para os lados, mas gira o suficiente e se curva bem para a frente e para trás.

A abertura das pernas é ótima, com um ângulo que o próprio Koji Moritsugu não conseguiria.

O sistema de articulação das pernas é competente. Os joelhos podem ser dobrados até o ângulo da foto e as pontas dos pés podem ser dobradas.

O tornozelo é preso por uma conexão esférica, mas ainda assim permite manter uma boa área de contato com o solo.


4. Acessórios


Estão incluídos três pares de mãos. O mínimo necessário.

E está incluída esta mão segurando o Ultra Olho, o item de transformação do Ultra Seven.

É preciso um pouco de jeito para que a figura consiga colocar o Ultra Olho no rosto.

E há esta réplica do Ultra Olho solto. Os visores são feitos de material transparente e têm os detalhes esculpidos iguais aos do original.

A Ultra Gun é removível e é esculpida com primor.

A arma pode ser colocada em uma mão específica e o dedo entra no gatilho. Mas é um pouco dura de tirar.

Está incluída uma peça intercambiável para o pulso para representar o Video Ceiver aberto.


Desta vez não é preciso remover a articulação do pulso e sim a mão e a peça. Existe uma guia para indicar o lado e a posição certos para colocar.


5. Ação



- DYUAH!
Nas horas de maior perigo, Dan Moroboshi coloca o Ultra Olho...









... e se transforma no Super Herói Ultra Seven!


Mas esta apresentação vai focar mais no "Dan Moroboshi". Aqui imitando umas fotos promocionais.

No primeiro capítulo, Anne guia Dan dentro da base do Esquadrão Ultra.
- Aqui é a minha sala, o Centro Médico. Você chegou até a se machucar para salvar o pessoal do Esquadrão Ultra e por isso queria te dar um presente. Do que você mais gosta neste mundo?
- Da Terra!

- Da Terra?!
- Isso mesmo. Eu não lutei só pelo Esquadrão Ultra, mas por este lindo planeta Terra.

- Você pensa grande, hein? Tudo bem. Então eu te dou de todo o coração este lindo planeta azul, a Terra.
- Obrigado. Em toda a vastidão do espaço não há planeta mais bonito do que este. Por isso vou proteger a Terra com minha própria vida. Pois existem muitos alienígenas diabólicos que querem tomá-la com os meios mais covardes.

Esta cena consta no roteiro original do primeiro capítulo e não foi filmada na versão final. Em troca foi mostrada uma longa cena da nave dos Alien Cool destruindo a cidade.

- Então era assim que eu devia ter feito! Muito bom, Ultra Seven!
- Mas não era bem essa a minha intenção. Só queria proteger a Terra.
- Ih, Mefilas. Relaxa. A gente tá junto nessa agora.

- A partir de agora, trabalharei no Esquadrão Ultra como Dan Moroboshi. Mas devo guardar segredo sobre minha verdadeira identidade, pois esta é a lei de M78. Mesmo sendo um alienígena, descobri novas alegrias ao trabalhar pela Terra. Consegui novos amigos como Kiriyama, Furuhashi, Amagi, Soga e Anne. Não importa que obstáculos apareçam, juro proteger este belo planeta até o fim.

Esta seria a última cena do primeiro capítulo, com Dan ao entardecer diante do Monte Fuji, mas também acabou não sendo filmada. Nela é mencionada a lei de M78, que voltaria a aparecer em Ultraman Ace, na qual os Ultras devem partir da Terra se tiverem sua verdadeira identidade descoberta.

Mesmo em sua forma humana, Dan tem superpoderes, como o de ver através de objetos. Mas no episódio 2, ele não conseguiu usar esse poder em um enorme bloco feito de Chilsonite 808.

Curiosidade: esse nome remete ao planeta Chilsonia, das Cigarras Humanas de Ultra Q e é o material que compõe o corpo do robô-monstro Garamon. Só que na época não havia a ideia de se fazer um universo coeso entre as séries Ultra e essa foi só uma brincadeira da equipe.

No episódio 2, dirigido por Samaji Nonagase, os olhos de Dan emitiam uma luz que os cobria totalmente quando ele usava esse poder. Mas Eiji Tsuburaya e seu filho, o diretor Hajime acharam isso muito assustador e optaram por colocar estrelinhas em forma de cruz nos olhos. O efeito de estrelinhas é usado no primeiro episódio pois os capítulos não foram filmados necessariamente na mesma ordem em que foram exibidos. O episódio 1 foi o quinto a ser feito.

Curiosidade: o nome do Alien Waiell, que aparece nesse episódio, vem das letras "Y" e "R" da romanização da palavra 葉緑素 (yoryokuso, "clorofila" em japonês). Juntando-se as duas e seguindo-se a leitura em inglês ("uai" e "aar"), se teria o nome do alienígena, que em japonês se pronunciaria "Uaiaaru". O alienígena era um ser vegetal e daí veio a ideia de se usar a clorofila.


O primeiro episódio a ser filmado foi o 3, O Mistério na lagoa, em que Dan tem o Ultra Olho roubado pelas Alien Pitt e tem de enfrentar o monstro Eleking.



Mesmo sem poder se transformar, Dan pode contar com os Monstros Cápsula, que lutam em seu lugar quando é preciso.




Na verdade deveria ser Miclas, mas na etapa de planejamento dos Monstros Cápsula foi considerado usar monstros de Ultraman, como Red King e Gomora para ajudar o Ultra Seven. Esse conceito foi seminal e mais tarde surgiram muitas outras obras nesse sentido.

Curiosidade: o nome das Alien Pitt viria de "Cupid", pois elas se transformariam em moças bonitas como cupidos.


A famosa cena com Metron, sentados diante de uma mesinha. Dan não usava uniforme nessa hora, então improvisei.


- O universo pode ser grande, mas não há mais lugar para você fugir, Alien Quraso. Está tendo o que mereceu. Tanto no Espaço quanto na Terra, a Justiça é uma só.
Houve episódios em que Dan só se transformou em um instante e nem lutou como Ultra Seven, como no 7, em que ele fez isso apenas para escapar da unidade Beta do Gavião Ultra 1, que estava prestes a cair, junto com o Alien Quraso prisioneiro nº 303 a bordo.

Curiosidade: o nome do Alien Quraso se lê "Kyurasso" e vem da pronúncia japonesa de "Dracula", que seria "Dorakyura". Porque o prisioneiro 303 seria um assassino em série, sedento de sangue, embora bebesse gasolina.


Outra ocasião em que o Ultra Seven só aparece por um instante foi no episódio 37, em que Dan tem o Ultra Olho roubado pela Alien Magellan Maya. Ela teria feito isso para que o Ultra Seven não pudesse deter um míssil interplanetário de Magellan que iria destruir a Terra.


- A vida deste planeta terminará à meia-noite.
- Você também vai morrer?
- Meu povo virá me buscar.


- Não. Eles não virão. Você foi descartada desde o começo.
Dan entrega a Maya uma fita com uma mensagem capturada pelo Esquadrão Ultra que diz "O míssil já foi disparado. Não há tempo de ir buscá-la".
- Vamos viver neste planeta. Junto com seus habitantes.
Moritsugu fez um bom trabalho de cena nessa hora, demonstrando compaixão e tristeza só com o olhar. O ator conta que esse foi o ponto em que ele sempre pôs mais força ao interpretar o personagem.


Ao ver que foi traída, Maya, em silêncio, devolve o Ultra Olho a Dan, que se transforma e voa.


Ao ficar sozinha, Maya aperta os botões "J" e "7" em uma jukebox, que libera uma fumaça que a desintegra.
Curiosidade: a jukebox não tinha a letra "I" no teclado, sendo que do "H" já se pulava para o "J". Uma teoria seria de que "I" se leria "ai" em japonês, que significaria "amor" (愛). Isso daria a entender que no planeta Magellan não há amor.


- Por que você não quis viver neste planeta... Eu também não sou um alienígena?
Dan retorna apenas para encontrar o pingente de Maya caído no chão. Ele sente uma grande tristeza. Uma tristeza que não pode ser compartilhada com ninguém...

Neste episódio Ultra Seven aparece apenas para voar e desviar a rota do míssil. Não há uma cena de luta e Maya permanece na forma humana o tempo todo. É dito que isso foi porque a verba era escassa  demais para se fazer uma fantasia nova e foi pedido que não aparecesse nenhum monstro ou alienígena. Se isso for verdade, o roteirista Shinichi Ichikawa mostrou (novamente) que era um gênio ao criar uma história sólida, com um tom melancólico. Vi quando era menor e esse episódio mexeu bastante comigo.


No episódio 42, um menino alerta Dan que se os humanos continuarem a explorar o mar, os Nonmalt irão contra-atacar. Dan acha estranho, pois "Nonmalt" era como o povo de M78 chamava os terráqueos.


O menino, Shinichi, afirma que os Nonmalt eram os antigos habitantes da Terra, mas que foram expulsos pelos humanos e forçados a se refugiar no fundo do mar. Nisso, Dan passa por um grande dilema moral por não saber qual é a verdade.


- Shinichi! Eu devo lutar!
Mesmo com dúvidas, Dan usa o Ultra Olho para se transformar e favorecer os humanos. Este episódio foi bastante controverso e é motivo de discussão até hoje.

Curiosidade: Hideo Ishiguro, que foi Gai Kurenai/Ultraman Orb sugeriu fazer uma história com os Nonmalt em Orb. O diretor Kiyotaka Taguchi respondeu que não seria possível por ser um assunto muito delicado.


O roteiro deste episódio foi feito pelo grande Tetsuo Kinjô e por muito tempo se pensava que o tema era a ocupação de Okinawa. Mas o roteirista Shozo Uehara revelou em uma entrevista que Kinjô não era tão engajado e que teria voltado para Okinawa apenas como dívida de gratidão para com sua mãe. O diretor Kazuho Mitsuta conta que "Nonmalt" viria de "Non-Mars", uma palavra que Kinjô teria lido em um romance de ficção científica e que designava a Terra, por "não ser o planeta Marte". Também significaria que os Nonmalt eram pacíficos, como se fosse uma rejeição ao deus romano da guerra, Marte. 


- Esta é uma maratona sem fim, que corremos enquanto sangramos...
Dan vê várias vezes a feiura da humanidade, como no episódio 26. Sua frase é uma boa definição da corrida armamentista. Algo atual, mesmo depois de tanto tempo... (fonte da imagem)


No episódio 11, Dan é atingido pela Câmera Vital dos Alien Wild e tem sua vida sugada para dentro de um filme, deixando para trás seu corpo morto.


O oficial Amagi (interpretado por Bin Furuya, que vestia a roupa do Ultraman) tem a ideia de colocar o corpo também dentro do filme...



... e combinar os dois lá dentro. Ele tem sucesso e Dan volta a viver.


Dan reaparece diante de seus companheiros montado em um cavalo.


- Aqui é Dan! Graças a você, pude sobreviver! Oficial Amagi! Eu lhe devo a minha vida!
Dan agradece a Amagi através do Video Ceiver. Uma situação bastante simbólica, pois de certa forma o Ultraman salvou o Ultra Seven. Mas não termina aqui.


No episódio 48, Dan se sente estranho. Está sempre cansado, seu rendimento cai e nem consegue derrubar uma nave inimiga.


Seu superior de M78 vem a Dan e diz que isso é devido aos danos acumulados das sucessivas lutas para defender a Terra dos invasores do espaço e o alerta que se ele se transformar novamente, pode morrer. Dan deve retornar ao seu mundo, mas não pode, pois está prestes a começar a Maior Invasão da História.


Devido a um descuido de Dan, que estava encarregado da sala do radar, os Alien Ghose passam pelas defesas da TDF e capturam Amagi.


Ao ver seus amigos em apuros, Dan pega o Ultra Olho.


- Pare! Você não deve se transformar!
O Chefe de Ultra Seven surge mais uma vez para alertar Dan.


Frustrado, ele joga o Ultra Olho no chão.




Mesmo assim, Dan se transforma mais uma vez para enfrentar Pandon, o monstro dos Alien Ghose.


A luta é difícil, pois os danos acumulados e o cansaço minam sua performance. Ainda assim Ultra Seven consegue vencer, mas ele chega a um ponto crítico e é hospitalizado. E ainda por cima é acusado de incompetência.



Dan foge do hospital, temendo que examinem seu corpo e descubram sua verdadeira identidade. Mas ao ver que Amagi foi capturado e usado como porta-voz dos Alien Ghose, decide ir salvá-lo.


Nisso, ele é encontrado por Anne e resolve revelar a verdade.
- Anne. Eu... não sou humano. Eu sou da Nebulosa M78... Eu sou o Ultra Seven.


- Você deve ter ficado surpresa.
- Não. Está tudo bem. Não me importa se você é humano ou alienígena. Isso não muda o fato de você ser o Dan. Mesmo sendo o Ultra Seven.


- Como eu disse, tenho de voltar a M78. Quando a estrela d'Alva brilhar no céu no oeste, uma luz voará em direção ao espaço. Esse serei eu. Adeus, Anne!


- Espere, Dan! Não vá!
- Eu tenho que salvar o Amagi!
E Dan parte para resgatar aquele que um dia salvou sua vida.


A luta termina e Dan volta para M78.
- Será que o Dan vai morrer no caminho? Se for isso, nós os terráqueos matamos o Dan! Ele, que lutou pela humanidade até o fim, mesmo todo machucado! Aquele cara legal!
- O Dan não vai morrer coisa nenhuma! Ele tá vivo! E tá olhando a gente lá do espaço! Ele vai voltar, sim!
Furuhashi estava certo. Dan voltaria à Terra várias vezes. Para defender o planeta que ele aprendeu a amar, mais até que seus próprios habitantes.


E a lenda de Dan Moroboshi continua até hoje, com o legado passado para seu filho, o Ultraman Zero.
Reito Igaguri? Não. Não conheço.😏
OK. É que aqui na Casa, Rintaro Okabe e o Ultraman Zero se fundiram de forma não é mais possível separar. Não sei como vou fazer agora.


Ultra Seven! Herói Eterno!


Com seu correlativo extradimensional. A cabeça do 7.2 não é removível e por isso não dá para colocar a do Dan nela. Mesmo porque a proporção ficaria bem estranha.


Em compensação o Dan até consegue segurar a Spacium Sword. Moritsugu mais tarde trabalhou em vários seriados de samurai como vilão.


E esta foi a apresentação da versão S.H. Figuarts de Dan Moroboshi, feita pela Bandai (embora tenha se tornado mais um aglomerado de informações aleatórias sobre Ultra Seven). Estou impressionado com esta figura. Sempre via os modelos de Real Action Heroes, mas via o preço e caía de costas. Mas agora tenho uma figura de meu grande Herói em um tamanho e um preço razoáveis. A colorização digital é prodigiosa, representando com perfeição o ator e agora entendo como devem se sentir os colecionadores que conseguem figuras de Guerra nas Estrelas ou da Marvel, que empregam essa técnica. É certo que não há variações de expressões, mas creio que isso é tudo o que pode ser feito com a tecnologia atual. E não é só o rosto que é bem feito, como também a modelagem do uniforme, igualzinho ao original. É o uniforme que eu sonhava vestir quando era garoto e ficava olhando tanto na televisão quanto em livros até abrir um buraco. Todos os detalhes estão lá, por mais minúsculos que sejam. E com um sistema de articulações competente, dando margem a várias possibilidades. Os acessórios são poucos e faltam coisas como o estojo para guardar os Monstros Cápsula. Mas ainda assim estou satisfeito e agora realizo meu sonho de ter uma figura totalmente articulada do Dan Moroboshi. Obrigatório para os fãs. E torço para que saia de outros Heróis como Hayata, Go, Daigo, Gai e especialmente da Anne Yuri.

Se mesmo assim precisa saber mais sobre o Ultra Seven, deixo nas mãos de quem realmente conhece:

Ultra Seven - 50 anos! - por Alexandre Nagado, no Blog Sushi POP.

6 comentários:

  1. Fala, Usys!

    Que figura incrível e que texto maravilhoso! Você fez minha mente viajar no tempo. Ultra Seven tinha histórias sensacionais mesmo. Seven eu passei a valorizar ainda mais depois de adulto, pois tinha uma abordagem de roteiros espetacular. Conheci pessoas que gostavam apenas de Ultra Seven quando o assunto era seriado japonês. Fãs de Star Trek, por exemplo, eu já vi vários com enorme respeito pelo Ultra Seven.

    Acho fascinante que façam bonecos também dos atores. Uma vez li uma entrevista de um ator reclamando que no Japão não é como nos EUA, onde os atores têm direito de imagem. No Japão, um ator pode ser seu rosto reproduzido milhões de vezes em novos produtos que eles não ganham por isso. Bom, espero que isso tenha mudado um pouco. No caso dessa figura, seria mais do que justo que Koji Moritsugu tivesse uma porcentagem sobre as vendas, mas acho que não acontece isso.

    Ah, e obrigado pela referência. Valeu mesmo!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nagado!

      Essa é uma daquelas apresentações em que gastei parte da alma, tentando conciliar os horários nessas duas semanas. Então é altamente recompensador ler isso. E estou preparando mais uma coisinha com essa figura...

      Gostaria de saber como funciona isso no Japão. O Koji Moritsugu bem que merecia ter participação nos lucros com essa figura. E queria uma da Anne Yuri seguindo esse esquema, de ter uma parcela das vendas. Mas sabendo que tem colecionador que faz mau uso, deve ser difícil ela aprovar.

      Ah, eu não menti quando disse que se tivesse que recomendar uma só matéria sobre Ultra Seven seria a sua. E continuo recomendando, quantas vezes for necessário! Material disperso qualquer um consegue, mas organizado mesmo só essa.

      Excluir
  2. Lembrei de comentar mais coisas.

    A tal regra de M-78 sobre o sigilo de identidades foi quebrado em Ultraman Mebius, não é? Não lembro se a lei era mencionada.

    E sobre o uniforme, o do Esquadrão Ultra era realmente elegante. Gosto da simplicidade do uniforme do MAT, mas esse do Esquadrão realmente tem presença. E é unissex, pois a Anne ficava maravilhosa com o traje. Depois, o único que eu achei realmente bacana e elegante foi o da GUTS, em Tiga.

    Falou! Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Mebius nem foi mencionada mesmo. Embora ele tivesse ido embora no último capítulo, mesmo sem ter um motivo especial. Ele poderia ter ficado na Terra sem problemas, já que não estava mortalmente ferido ou qualquer coisa. Talvez houvesse a suspeita do Imperizer ser coisa do Alien Emperor e tiveram que deixar alguém por aqui, postergando a partida do Mebius.

      Um uniforme que eu gosto é o da Xio, no quesito funcionalidade. Especialmente a com equipamento completo, com a armadura, o que é mais plausível, já que eles vão enfrentar monstros de mais de 40 metros de altura. A combinação de cores também é boa, de azul escuro com vermelho.

      Excluir
  3. Show de review!

    Esse não podia faltar na sua coleção! Fico feliz de ver que a figura agradou bastante, ainda mais por ela ter um significado muito grande.

    Bem bacanas as histórias dos bastidores, a brincadeira do bar gay pelo visto foi ótima para quebrar o gelo e deixar a galera do elenco mais entrosada.

    Wow! O rosto ficou melhor que nas fotos de divulgação! Que show! Acho que a melhor coisa que pode acontecer ao receber uma figura é ver que ela é ainda melhor que o esperado. E essa do visor baixar me pegou de surpresa, não me lembro de mostrarem essa função. Dá pra ver que é uma figura fantástica, com todos os detalhes necessários, muito bom mesmo!
    Pena que tem essa marca de dedo no visor, e dá pra ver ela claramente. Será que não sai dando uma esfregadinha de leve? Brabo é alcançar a peça, mas talvez com um cotonete úmido seja possível alcançar e tirar a marca.

    As fotos estão ótimas e bem representativas. Combinadas com os textos é uma verdadeira aula de Ultra Seven!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ronin!

      Essa foi uma coisa totalmente inesperada! Já tinha ficado contente com o Ultra Seven e agora tem o Dan Moroboshi! Me senti mais do que realizado. Pena que veio com esse problema. O visor até é removível e vou ver o que posso fazer.

      Felizmente eu tinha bastante material sobre o seriado comigo, inclusive alguns roteiros. Com isso deu para montar as fotos, embora eu não me lembrasse como algumas cenas eram exatamente. Usei muito as fotos dos livros para isso.

      Koji Moritsugu é muito engraçado! Não é nada exagerado, mas ele faz umas expressões cômicas ótimas em Uchimura Seven. E até tem uns movimentos em que se tem que prestar atenção. Mas muito do negócio entre os atores de Ultra Seven foi graças ao Shoji Nakamura, que sabia liderar. Isso e o fato de todos serem gente boa, dispostos a colaborar.

      Excluir

Peço que os comentários sejam apenas sobre assuntos abordados na matéria. Agradeço desde já.

Dicas de lojas e onde comprar nos links: https://usys222.blogspot.com/p/sobre.html